Cruzeiro

No Dia da Consciência Negra, Cruzeiro revive campanha #RisqueORacismo

Cruzeiro Risque o Racismo Foto: Cruzeiro/Divulgação
Foto: Cruzeiro/Divulgação

Neste sábado (20), comemora-se o Dia da Consciência Negra, a fim de lembrar a resistência do povo negro para avançar na luta por uma sociedade livre de opressão. Em homenagem a data, o Cruzeiro se manifestou nas redes sociais.

                 

Na postagem, o clube reviveu, mais uma vez, a campanha #RisqueORacismo, criada em 2020 como forma de conscientização da data. A hashtag tem o intuito de alertar as pessoas para termos racistas usados no vocabulário brasileiro.

Veja também: Cruzeiro termina campanha como visitante com menos de 50% de aproveitamento

Assim, a campanha busca promover uma conscientização também do racismo velado. Confira à postagem feita pelo clube, que também relembrou nomes de atletas negros que defenderam a Raposa e marcaram a história celeste ou que ainda vestem a camisa estrelada:

Recentemente, a mesma campanha voltou a cena também nos campos, quando a Raposa estampou em sua camisa a #RisqueORacismo durante todo o primeiro tempo da partida diante do Sampaio Corrêa. Na ocasião, os patrocinadores também “abriram mão” de estamparem a camisa para dar maior visibilidade a causa.

A ação também fazia parte da campanha do clube em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Confira fotos:

Fotos: Cruzeiro/Divulgação

Nos últimos dias, o time celeste também se manifestou sobre a causa em outras oportunidades, sempre convidando o torcedor a riscar o racismo, pois, segundo a Raposa, “discutir o problema do racismo é para ontem”. Veja outras publicações feitas pelo clube:

Em 2020, o Cruzeiro estampou palavras racistas na parte de trás da camisa, todas elas riscadas, fazendo alusão a campanha #RisqueoRacismo. Veja fotos:

Fotos: Cruzeiro/Divulgação

NA JUSTIÇA…

Paralelo a essa ação, o Cruzeiro está sendo julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após um torcedor do clube proferir xingamentos racistas contra um jogador do Remo, em partida válida pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, em outubro. Na ocasião, a equipe mineira perdeu por 3 a 1.

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo