Coritiba

Conselho Deliberativo rebate acusações da chapa Coritiba Ideal: ‘pode adiar as eleições por mais 90 dias’

Foto: Coritiba

Chapa Coritiba Ideal acusou Comissão Eleitoral de favorecer a atual presidência, e Conselho Deliberativo emite nota em resposta

O Coritiba vive um momento conturbado dentro e fora de campo: ocupa a 17ª posição no Brasileirão, e vive processo eleitoral para determinar quem ocupará o cargo da presidência no mandato 2021/2023. O problema é que as eleições já foram adiadas duas vezes, e as três chapas não chegaram a um consenso sobre a nova data de votação.

Na quinta-feira (10), a plataforma elejaonline.com, escolhida para a realização das eleições, afirmou não conseguir impedir que sócios falecidos recentemente tenham seus votos computados. Então, houve uma reunião extraordinária da Comissão Eleitoral do Conselho Deliberativo para determinar os procedimentos seguintes quanto à eleição. Na reunião, a comissão foi favorável ao adiamento. A chapa União Coxa sugeriu que o procedimento eleitoral fosse adiado para 16 de Janeiro, presencial. E caso Curitiba ainda esteja em bandeira laranja para risco de contaminação de Covid-19, o processo seria adiado para 30 de Janeiro.

A chapa Coritiba Responsável foi favorável à proposta, mas a chapa de Renato Follador posicionou-se contrária à medida. A chapa Coritiba Ideal votou pela manutenção das eleições na terça-feira (15), e diante da negativa do conselho, sugeriu um adendo à proposta da União Coxa: caso o sistema de bandeiras permita, as eleições devem acontecer presencialmente no dia 20 de Dezembro. Mas o impasse continua.

Polêmica

Em nota publicada na manhã de sexta-feira (11), o Movimento Coritiba Ideal esclareceu seu posicionamento e acusou a comissão eleitoral de tentar estender o mandato de Samir Namur. — A alternativa de mudança configura-se como subterfúgio para ampliar o mandato da gestão atual. — Confira a nota na íntegra:

Imagem
A chapa também se posicionou contrária à atual gestão. Foto: Coritiba Ideal

Diante da situação conturbada, a Comissão Eleitoral do Conselho Deliberativo emitiu uma nota durante a noite de sexta-feira (11). Na nota, a comissão explica que a proposta da chapa Coritiba Ideal de realizar as eleições em forma virtual na terça-feira é inviável. Isso se dá devido à necessidade do recadastramento de todos os sócios aptos a votar no período de quatro dias, e o site oficial do Coritiba não estaria preparado para tamanha demanda. Além disso, o conselho também respondeu às acusações.

— Quanto à alegação de subterfúgio para a ampliação do mandato da atual gestão, é absurdo.

—  Ao exigir eleições virtuais, que não constam da convocação de 11/09/2020, e inviabilizar o acordo conduzido pela comissão eleitoral, a chapa CORITIBA IDEAL acaba por indiretamente forçar a publicação de novo edital de convocação das eleições, o que pode adiar as eleições por mais 90 dias, e não os 30 ou 45 dias propostos.
Ou seja, na prática, quem está prorrogando o mandato da atual gestão é a chapa CORITIBA IDEAL, e não a comissão eleitoral. Por tudo isso, a comissão eleitoral discorda, com veemência, das infundadas alegações e insinuações constantes da nota “Valores!” publicada pela chapa CORITIBA IDEAL.
—  Confira a nota na íntegra aqui.

Nova reunião

Diante do clima instável na política do clube, o Conselho Deliberativo optou pela dissolução da comissão eleitoral. Além disso, foi convocada uma nova reunião extraordinária para segunda-feira (14). Ou seja, as eleições de terça-feira estão suspensas e o Coritiba segue sem data para a troca de gestão.

Para saber tudo do Coritiba, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo