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A Copa do Brasil é a competição nacional mais rentável e democrática do futebol brasileiro. Com mais de 92 equipes, o torneio pode render mais de R$100 milhões ao campeão, entretanto não apenas o campeão que se privilegia de seu impacto financeiro.
A atual edição trouxe uma mudança no regulamento para as fases iniciais do torneio favorecendo os clubes de divisões inferiores. Nas primeiras fases, os clubes mais bem colocados no ranking da CBF jogam como visitantes e até ano passado tinham a vantagem do empate para se classificar. Agora, caso ocorra o empate, o confronto será decidido nos pênaltis.
Os valores de premiação são divididos por fases para os clubes participantes da competição. Na terceira fase, que começa nesta semana, o atual campeão, os clubes mais bem colocados da última edição do Campeonato Brasileiro, o campeão da Série B e os campeões da Copa Verde e do Nordeste se juntam aos 20 classificados da segunda fase, totalizando 32 equipes na disputa pela classificação. O valor recebido pelos clubes, nesta etapa, chega a R$ 2.315.250.
Para quem avançar na competição, os valores aumentam. Nas oitavas de final, o prêmio é de R$ 3.638.250, nas quartas são pagos R$ 4.740.750 e para os que chegarem à semifinal R$ 9.922.500. Na grande decisão, o vice-campeão leva R$ 33.075.000 e o grande campeão recebe R$ 77.175.000.
+ Premiação da Copa do Brasil 2025: veja os valores de cada fase
Para Claudio Fiorito, CEO da P&P Sport Management Brasil, que gerencia a carreira de mais de 115 atletas no país, com as novas contratações do futebol brasileiro, a Copa do Brasil se tornou ainda mais valorizada.
“O futebol nacional tem se profissionalizado muito nos últimos anos, o que reflete diretamente no mercado de transferências. Os valores aumentaram e atletas badalados encontraram condições semelhantes à Europa e outros mercados para atuarem em terras brasileiras, não apenas do ponto de vista financeiro, mas também pela competitividade das nossas ligas. Com isso, torneios como a Copa do Brasil estão ganhando um destaque ainda maior, principalmente por proporcionarem grandes duelos”, destaca.
Estreante da atual edição, o Maracanã é um exemplo de equipe que tem colhido frutos da participação na competição. O clube cearense arrecadou uma bolada milionária de premiação e garantiu R$4,125 milhões com a classificação à terceira fase. Valor que representa quase 18x sua folha salarial, cerca de R$230 mil.
“A competição representa uma oportunidade única para diversos clubes ao redor do país. Para esses times, o torneio não é apenas uma chance de brilhar no campo, mas uma vitrine de marketing estratégica. A visibilidade nacional gerada pela competição abre portas para parcerias comerciais, aumento na venda de produtos oficiais e até uma valorização da marca, impactando diretamente na captação de patrocinadores. Além disso, o bom desempenho pode ser um trampolim para outras ações fora de campo, como a atração de novos sócios-torcedores e o fortalecimento da relação com a comunidade local, gerando um ciclo de crescimento sustentável para essas equipes”, detalha Renê Salviano, especialista em marketing esportivo e CEO da Agência Heatmap.
O Concórdia, equipe de Santa Catarina, também se privilegia das premiações do torneio. Atualmente, o clube disputa a Série D do Campeonato Brasileiro e arrematou R$1,83 milhões com a classificação à segunda fase da Copa do Brasil, que serão utilizados para melhorar as condições da categoria de base.
“A Copa do Brasil é uma das principais competições do país quando falamos em alcance e visibilidade para as marcas. A competição, além de atrair patrocinadores interessados no mercado nacional, permite que os clubes de menor expressão invistam em ações de marketing pontuais e, consequentemente, reestruturem suas finanças com a premiação recebida. Nesse cenário, é fundamental que esses clubes desenvolvam estratégias de fidelização, buscando potencializar as entregas para gerar valor e, assim, transformar vínculos inicialmente pontuais em parcerias de longo prazo”, afirma Thales Mafia, Gerente de Marketing da Multimarcas Consórcios, atual patrocinadora de clubes como o Atlético-MG.
+ Confira os confrontos da terceira fase da Copa do Brasil
A classificação para as fases mais agudas da Copa do Brasil também gera oportunidades comerciais às equipes com baixo orçamento. A partir da terceira fase, todos os jogos são transmitidos ao vivo por Grupo Globo e Prime Vídeo. Bruno Brum, CMO da End o End, agência que conecta o torcedor à sua paixão e é um hub de soluções e engajamento para o mercado esportivo, destaca a visibilidade aos times que avançam na competição.
“O torneio abre um leque de possibilidades enorme para a realização de ativações comerciais e outros projetos que visam estreitar o relacionamento dos torcedores com o clube. Com a hegemonia brasileira na América do Sul, é um torneio que conta com um apelo cada vez maior entre as equipes, o que valoriza o produto e aumenta a exposição das marcas envolvidas, algo imprescindível para todos os times, inclusive os de menor expressão”, aponta.
A disputa já teve campeões na segunda divisão em três ocasiões. Em 1991, o Criciúma derrotou o Grêmio na grande final, em 2004, o Santo André venceu o Flamengo dentro do Maracanã e se sagrou campeão, e em 2005, o Paulista de Jundiaí conquistou a competição sobre o Fluminense. Entretanto, os títulos não tinham o impacto financeiro e a competição não tinha o mesmo prestígio dos dias atuais.
“A Copa do Brasil é o torneio mais importante para os clubes da Série D e até para alguns da Série C, porque é a única chance de terem uma competição que não é deficitária. Se enfrentam clubes de menor expressão, tem chances maiores de se classificar e de receber as cotas de cada fase, e quando enfrentam os principais clubes do país, podem arrecadar uma bilheteria impossível nos campeonatos que geralmente disputam, ou até mesmo vender o mando dos jogos”, completa Renato Martínez, agente e sócio da Roc Nation Sports Brazil, empresa de esporte e entretenimento que gerencia a carreira de diversos atletas.
Os jogos de ida da terceira fase da Copa do Brasil acontecem nesta semana, entre 29 de abril a 1º de maio, já a volta ocorre entres os dias 20 e 22 de maio.
