Ceará

Ceará jogará a Copa São Paulo pela 14ª vez; confira o retrospecto

tes de sua federação, disputará o certame pela 14ª vez e fará sua primeira partida nesta quarta-feira (05), diante do Bragantino/PA, às 13h15. Além dessas duas equipes, integram o grupo 18: Paulista/SP e São Bernardo/SP. A chave é sediada na cidade de Jundiaí.

Foto: Fernando Ferreira/Ceara SC

O torneio de base mais tradicional do país está de volta. Depois do cancelamento da edição 2021, em função da crise sanitária causada pela Covid-19, a Copa São Paulo de Futebol Júnior retorna e já teve início, no dia 2 de janeiro.

O Ceará é um dos três representantes de sua federação, disputará o certame pela 14ª vez e fará sua primeira partida nesta quarta-feira (5), diante do Bragantino, do Pará, às 13h15. Além dessas duas equipes, integram o grupo 18 o Paulista de Jundiaí e o São Bernardo. A chave é sediada na cidade de Jundiaí.

Mas qual é o histórico do alvinegro na competição? Confira um resumo das principais histórias e curiosidades da garotada do Vovô na competição.

Estreia em edição histórica

O Alvinegro de Porangabussu disputou a Copinha pela primeira vez em 1985. Edição essa que ficou marcada pela quarta participação de um time de fora do país, no torneio. Antes, Providência, do México, e Velez Sarsfield, da Argentina (2x), haviam disputado a competição. Contudo, desta vez, a equipe convidada tinha um peso de camisa diferenciado. Estamos falando do Bayern de Munique, da Alemanha. E os Baváros foram mal, caindo na fase de grupos.

O destino do Vovô foi o mesmo. Eliminado como lanterna de seu grupo, marcando apenas 1 ponto, sem marcar gols. Vale ressaltar que foi dessa chave que saiu o campeão daquela edição, o tradicional Juventus, de São Paulo.

Retorno depois de um longo hiato

Entre a primeira e a segunda participação foram 24 anos de diferença, onde o Vovô retornou apenas em 2009, quando o estado do Ceará passou a ter duas vagas à disposição. Desde então, o Alvinegro jogou todas as edições.

A segunda participação também não foi boa. O clube voltou a ser eliminado ainda na fase de grupos. Entre os times da chave, estava o então bicampeão do torneio, São Paulo. E no duelo com o Tricolor Paulista, derrota por 5 a 0. O ponto positivo nesse ano foi o primeiro gol marcado e a primeira vitória, feitos que foram alcançados na mesma partida. Na terceira rodada, a equipe cearense venceu o Juventus, do Acre, por 4 a 3.

Além da fase de grupos

Foi só em 2014 que o Vovô conseguiu avançar de fase. No grupo D, o Alvinegro terminou líder, com sete pontos, tendo vencido o Monte Azul, de São Paulo, e o Guaicurus, do Mato Grosso do Sul, e empatado com o Botafogo de Ribeirão Preto. Na fase seguinte, nos 16-avos-de-final, o Alvinegro caiu diante do Fluminense, sendo derrotado por 2 a 1.

Desta geração, destacam-se o lateral Marcos Ytalo, conhecido como Buiú, que está atualmente no elenco principal do Vovô, e o atacante Robinho, que pertenceu ao Alvinegro por quatro anos, entre 2014 e 2018, sendo emprestado para alguns clubes, além de passagens pela MLS. Em 2022, Robinho jogará a Série C, pelo Paysandu.

A melhor campanha

Desde 2014, ano que o clube avançou de fase pela primeira vez, o Vovô só ficou de fora do mata-mata em 2019. Em 2016, veio a melhor campanha. O Alvinegro passou em segundo, na chave que contava com Joinville, CSP-PB e Guaratinguetá. Na segunda fase, os cearenses superaram o Santos, nos pênaltis.

Na terceira fase, reencontro com o Joinville. Até então, a única derrota do Ceará naquela edição foi para o Coelho, por 1 a 0, na fase de grupos. Mas no mata-mata, veio a vingança. vitória alvinegra por 3 a 2. O Ceará só parou nas oitavas de finais, diante do Cruzeiro. Apesar do jogo duro, a Raposa saiu vencedora, por 2 a 1.

Se olharmos para o grupo de 2016, é fácil entender a campanha Alvinegra. Após o torneio, o então técnico do principal, Lisca, pediu que nove atletas subissem para o profissional. Entre os destaques, estavam: Buiú, o volante Raul, que subiu para o profissional em seguida, marcando até gol de título, no Cearense 2017. Depois de passar pelo Vasco, o volante atualmente veste a camisa do Red Bull Bragantino.

E por fim outro nome entre os destaques é o de Arthur Cabral, ídolo recente do clube. Na competição, o ”Rei Arthur” foi reserva e ficou de fora dessa lista de jogadores que foram promovidos. Mas ganhou oportunidade no time principal, no início de 2017. Hoje, atua no Basel, da Suíça, onde já foi convocado para a Seleção Brasileira.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo