São Paulo

Copinha terá VAR a partir da fase semifinal

Arte / FPF

A Copa São Paulo de Futebol Junior, popular Copinha, terá auxílio da tecnologia para a fase decisiva da competição. A partir da próxima fase do torneio, os jogos contarão com o uso do VAR para auxiliar a arbitragem.

Com isso, as semifinais, que acontecem na sexta-feira, 21, sábado, 22 e a final, que será realizada na terça-feira, dia 25, terão o árbitro assistente de vídeo.

O VAR da Copinha seguirá o mesmo procedimento que já é utilizado no Paulistão, com uma equipe remota a partir de uma sala especial, localizada na sede da FPF. Esse formato facilita o uso da ferramenta, pois diminui o trabalho de montagem dos equipamentos em cada estádio e também diminui a demanda de estrutura do local do evento em relação às necessidades para a instalação dos equipamentos.

Para saber tudo sobre o Copa São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

O primeiro jogo da Copinha com VAR será entre Santos e América-MG, na sexta-feira, dia 22. A equipe santista derrotou o Mirassol nas penalidades, após um emocionante jogo, que terminou empatado em 2 a 2. Já o América-MG conseguiu a vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo e garantiu a sua passagem para o confronto. No sábado acontecerá a segunda semifinal, entre o vencedor de Palmeiras e Oeste, que acontece nesta quarta-feira, 19, às 19h e São Paulo e Cruzeiro, que será realizado um pouco mais tarde, às 21h30.

O VAR tem a intenção de reduzir os erros de arbitragem, como marcações de penalidades, expulsões diretas, aplicação de cartão para o jogador incorreto, além de revisar todos os lances de gol, nesse caso, auxiliando também na marcação de impedimentos e faltas. A tecnologia está presente em todos os jogos Campeonato Paulista desde o ano passado e também fez parte dos jogos decisivos da Série A2 da competição e do Paulistão feminino, além do VAR Light, utilizado na fase final da Copa Paulista.

A Copa São Paulo é o maior torneio de categorias de base do país e em 2022 reúne atletas nascidos até 2001, em caráter excepcional, pois devido à pandemia de Covid-19, o torneio não foi realizado em 2021.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo