Corinthians

Corinthians atinge recorde negativo de derrotas em casa no Brasileirão desde a construção da Arena

Corinthians perdeu pela terceira vez no Brasileirão em casa em 2021. Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians.

Conhecido pela força em casa desde a construção da Neo Química Arena, em 2014, o Corinthians vem perdendo esse fator diferencial ao longo dos últimos anos. A cada temporada, o Timão acumula mais derrotas em seus domínios, e 2021 marca um novo recorde negativo para o clube.

Na atual edição do Campeonato Brasileiro, o Corinthians já perdeu três partidas em casa: para o Red Bull Bragantino, para o Atlético-GO e, na noite deste sábado, para o Atlético-MG. Foram necessárias apenas 12 rodadas e seis jogos na Arena para atingir essa marca, o tempo mais rápido desde 2014.

No ano passado, o Alvinegro só chegou à terceira derrota em seus domínios na 21ª rodada, depois de disputar dez jogos em Itaquera. Nos anos anteriores, as estatísticas eram ainda melhores. O Corinthians perdeu apenas dois jogos na Neo Química Arena em cada edição do Brasileiro entre 2016 e 2019.

Os anos de 2014 e 2015 foram ainda melhores. O Time do Parque São Jorge foi batido em casa só uma vez em cada uma dessas edições do Campeonato Brasileiro.

Fator casa tem sido cada vez menor para o Corinthians nos últimos anos. Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Na entrevista coletiva após a partida diante do Atlético, o treinador Sylvinho revelou o incômodo sentido pela falta do fator casa.

— Incomoda, é nossa casa. Estamos passando todos por um momento difícil. Pandemia, estádios vazios. Sentimos mais. Isso está nítido. Trabalhamos para reconduzir isso e trazer a força do nosso estádio, do nosso torcedor, que não pode comparecer. Temos de buscar formas e mais pontos em casa. […] Temos de performar melhor — disse o técnico.

Um dos motivos apontados por Sylvinho para essa queda no desempenho em casa é a ausência de público nos estádios por conta da pandemia da Covid-19. Os anos com piores números foram justamente nos quais o Corinthians não teve a Fiel Torcida presente para apoiar os jogadores.

Um dos recursos utilizados para amenizar a falta do público nesse período foi a reprodução de cânticos conhecidos pelos torcedores em caixas de som na Arena. Um detalhe que chamou a atenção na derrota para o Galo foi que essas músicas não tocaram ao longo da partida.

Na próxima partida do Brasileirão, o Corinthians atua fora de casa, contra o Cuiabá, mas volta a jogar na Neo Química Arena na rodada seguinte, quando recebe o Flamengo no domingo (1º de agosto), às 16h.

+ Primeiro jogo oficial da Neo Química Arena completa sete anos; Relembre momentos marcantes do estádio

Confira quantas rodadas o Corinthians levou para perder três vezes em casa em cada Brasileirão desde a inauguração da Neo Química Arena, em 2014:

2021 – 12 rodadas (6 jogos em casa);

2020 21 rodadas (10 jogos em casa);

2019 – Apenas duas derrotas em casa. A primeira na rodada 27 (depois de 14 jogos em casa) e a segunda na 38 (após 19 jogos em casa);

2018 – Apenas duas derrotas em casa. A primeira na rodada 19 (depois de 10 jogos em casa) e a segunda na 28 (após 15 jogos em casa);

2017 – Apenas duas derrotas em casa. A primeira na rodada 21 (depois de 11 jogos em casa) e a segunda na 22 (após 12 jogos em casa);

2016 – Apenas duas derrotas em casa. A primeira na rodada 26 (depois de 13 jogos em casa) e a segunda na 27 (após 14 jogos em casa);

2015 – Apenas uma derrota em casa, na rodada quatro (depois de dois jogos em casa);

2014 – Apenas uma derrota em casa, na rodada cinco (depois de dois jogos em casa). 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo