Campeonato Brasileiro

Corinthians complica Grêmio, mas “vingança” não vem

Renato Augusto comemora golaço do Corinthians, em Itaquera.

Corinthians e grêmio ficam no empate que complica o time gaúcho e coloca a equipe paulista na fase de grupos da Libertadores 2022.

TV Corinthians

O jogo deste domingo (5) entre Corinthians e Grêmio, válido pela 37ª rodada do campeonato brasileiro, causou ansiedade e frio na barriga durante toda a semana nos torcedores das equipes. O motivo: o Grêmio corre o risco de ser rebaixado no campeonato brasileiro de 2021.

Enquanto a torcida Alvinegra só pensava em vingar 2007, ano que o clube foi rebaixado na última rodada do brasileiro na partida contra o Tricolor Gaúcho, para equipe gaúcha só a vitória interessava para bater os 42 pontos e ainda poder sonhar com a permanência.

Com isso, durante toda a semana que antecedeu a partida, circulou nas redes sociais provocações que os torcedores do Corinthians pretendiam levar para o jogo. Entre elas: caixões, flores, letras B, bexigas, camisas, etc. Algumas entraram, mas muitas foram barradas pela Polícia Militar (PM).

Antes da bola rolar, por volta das 5h da manhã, torcedores do Corinthians foram até a frente do hotel onde a equipe do Grêmio estava fazendo sua concentração e fizeram um foguetório. Além disso, coroas de flores foram deixadas com um caixão que tinha o brasão e as cores do clube gaúcho.

O jogo do Corinthians

Assim, foi se criando um clima de decisão para a partida desta tarde de domingo (5), na Neo Química Arena e confirmado assim que a bola rolou. A partida foi amarrada, truncada, com cara de decisão e prevaleceu, ao menos no primeiro tempo, quem conseguiu fazer valer o jogo coletivo: o Grêmio.

Aos 39 minutos da primeira etapa, em jogada feita pelo lado direito da defesa do Corinthians, Ferreirinha passou com certa facilidade pela marcação de Du Quieroz, que jogou improvisado na lateral direita, e cruzou para Diego Souza, o centroavante teve liberdade para dominar dentro da área e dar um leve toque na saída de Cássio para abrir o marcador.

Como resultado, o clima ficou tenso, dava para ver no rosto da torcida que estava presente no estádio, muitos torcedores já não cantavam mais e a equipe do Corinthians pouco fazia para inflamá-los. Portanto, a equipe foi para o intervalo em desvantagem.

Na volta para etapa complementar, às duas equipes retornaram com os mesmos jogadores que iniciaram a partida. A equipe paulista até que tentava furar o bloqueio tricolor, mas sempre esbarrava na defesa gaúcha, sendo assim, o jeito foi apostar na individualidade de jogadores como Willian e Renato Augusto.

Foi em uma dessas que Willian conseguiu fazer uma bela jogada pelo lado direito do ataque do Corinthians e chutar com a perna esquerda de fora da área, mas o goleiro Gabriel Grando fez uma boa defesa e colocou a bola para escanteio. Renato Augusto também tentou de fora da área, porém, a bola foi por cima.

Dessa mesma forma, aos 41 minutos, após troca de passe do Corinthians, Willian quebrou a marcação e tocou para Renato Augusto que limpou o marcador e de fora da área colocou uma bola indefensável no ângulo para empatar a partida e levar quase 44 mil torcedores a loucura em Itaquera.

Após o gol, torcedores do lado sul do estádio acenderam sinalizadores e soltaram foguetes com a partida ainda em andamento. Com a torcida inflamada, ainda pôde se ouvir um canto que ecoava em toda arena e que fazia o estádio tremer: “Arêrê, o Grêmio vai jogar a série B”.

Muito torcedores deixaram o estádio afirmando: “2007 está pago”, mas frustrados pelas chances desperdiçadas por Gabriel Perreira e Róger Guedes depois do empate.

Por fim, a partida terminou empatada e não decretou o rebaixamento dos tricolores, eles ainda esperam resultados das partidas que acontecem nesta segunda-feira (6). Os gremistas torcem por vitórias de São Paulo e Fortaleza. Caso não aconteça, o Grêmio estará matematicamente rebaixado para série B de 2022.

O domingo (5), não terminou com a vitória do Corinthians e, com isso, o rebaixamento do Grêmio, mas o torcedor corinthiano tem muito o que comemorar, pois, a equipe está classificada para fase de grupos da libertadores de 2022 e chega na última rodada disputando o 4º lugar da competição, o qual já ocupa.

Para encerrar a temporada, a equipe do Corinthians enfrenta o Juventude, em Caxias do Sul, na quinta-feira (8), no estádio Alfredo Jaconi. A equipe não contará contara com Róger Guedes que tomou o terceiro amarelo, mas conta com a volta de Gabriel e Fagner, ambos cumpriam suspensão automática.

Na hora do hino nacional e o respeito a um minuto de silêncio às vítimas de Covid-19, muitos torcedores relembraram os 10 anos da morte de Sócrates e, em homenagem, cerraram os pulsos para cima, assim como ele fazia. Confira:

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo