Corinthians

Corinthians estreava em Libertadores há 44 anos com empate diante do Internacional

Oswaldo Brandão comandou o Corinthians na Libertadores de 1977
Foto: Carlos Namba / Site oficial Corinthians

O Corinthians pode não ser um dos maiores campeões da Copa Libertadores da América, mas certamente é um dos clubes com mais histórias para contar no torneio. E neste sábado (03) completa 44 anos da primeira participação do alvinegro na competição continental, considerada por muitos como a disputa mais importante da atualidade.

A estreia do Timão ocorreu no dia 03 de abril de 1977, no estádio do Morumbi, diante do Internacional, válido pela fase de grupos. O embate foi uma reedição da final do Campeonato Brasileiro de 1976, em que o colorado levou a melhor diante dos corintianos. Inclusive foi pelo bom desempenho no nacional que os dois times garantiram a vaga ao torneio continental. Além deles, o outro compatriota na competição foi o Cruzeiro, então atual campeão da Libertadores.

Diante de 94.239 torcedores, o Corinthians empatou na estreia do torneio. O time comandado por Oswaldo Brandão tinha grandes nomes, como Jairo, Zé Maria, Wladimir, Basílio, Palhinha, Vaguinho e Geraldão – esse mesmo elenco viria a quebrar o histórico jejum de 23 anos, que o Timão ficou sem conquistar o título do Campeonato Paulista, no mês de outubro de 1977.

Do outro lado estava um dos times mais fortes da história do Internacional: Manga, Vacaria, Caçapava, Falcão, Valdomiro e Dadá Maravilha eram alguns dos principais nomes do futebol brasileiro na época. Lembrando que o time gaúcho conquistou o Brasileirão de 76 de forma invicta, tendo 19 vitórias em 23 jogos. Os colorados eram comandados por Carlos Castilho, que substituiu Rubens Minelli, negociado com o São Paulo naquele ano.

E quem marcou o primeiro gol do alvinegro na competição foi Zé Maria, o melhor lateral-direito da história do clube. Ele inaugurou o marcador com 15 minutos de partida. No entanto, o Corinthians sofreu o empate aos 11 minutos da etapa complementar, com Vacaria.

Ficha técnica:

Competição: Copa Libertadores da América
Estádio: Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) – São Paulo, SP
Data: 03/04/1977
Horário: 16h00
Árbitro: Ramón Barreto
Público: 88.974 pagantes / 94.239 total
Renda: Cz$ 5.492.270,00 (Cruzados)
Gols: Zé Maria aos 15 minutos do 1º tempo; Vacaria aos 11 minutos do segundo tempo

Corinthians: Jairo; Zé Maria, Moisés, Zé Eduardo, Wladimir, Givanildo (Ruço), Basílio (Lance), Palhinha, Vaguinho, Geraldão e Edu. Téc: Oswaldo Brandão.

Internacional: Manga; Cláudio, Marião, Hermínio, Vacaría, Caçapava, Batista, Valdomiro, Falcão, Dadá Maravilha (Escurinho) e Pedrinho (Jair). Téc: Carlos Castilho.

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo