Conmebol Libertadores

Há 18 anos, Corinthians goleava na Libertadores com show de Jorge Wagner, Liedson e Gil

Liedson dá show pelo Corinthians em 2003
Foto: Reprodução / Youtube

O Corinthians não irá disputar a Copa Libertadores da América nesta temporada, mas a Fiel Torcida pode se relembrar de bons momentos do clube no torneio continental. Um deles aconteceu há exatamente 18 anos, quando o time alvinegro, na época comandado por Geninho, goleou o The Strongest-BOL por 4 a 1, no estádio Paulo Machado de Carvalho, o tradicional Pacaembu.

Esse embate foi válido pelo Grupo 8 da primeira fase da competição, que ainda era composto por Cruz Azul-MEX e Fênix-URU. Na oportunidade, o time do Parque São Jorge contava com um time repleto de nomes conhecidos no futebol nacional e internacional, como Doni, Kléber, Vampeta e Fábio Luciano.

No entanto, os grandes destaques da partida foram os baianos Jorge Wagner e Liedson, que deram um espetáculo na capital paulista. Cada um marcou um gol e deu uma assistência para outros companheiros, no caso Rogério e Anderson. O atacante Gil também fez boa partida, dando assistência justamente para os dois nordestinos.

O Timão entrou naquela competição como um dos favoritos, após o vice-campeonato do Brasileirão um ano antes – na decisão contra o Santos que marcou as pedaladas de Robinho. O técnico Geninho havia chegado no clube no início daquele ano, após a saída de Carlos Alberto Parreira para a Seleção Brasileira.

Uma das curiosidades do time corintiano da época, sobretudo aquele que enfrentou os bolivianos, é que quase todos os jogadores representaram seleções nacionais. Doni, Rogério, Fábio Luciano, Anderson, Kleber, Vampeta, Gil, Renato Abreu e Fabrício vestiram a camisa da amarelinha em algum momento da carreira. Enquanto Liedson e Roger Guerreiro defenderam Portugal e Polônia, respectivamente, após naturalização.

Apenas Jorge Wagner, Fabinho e Leandro nunca representaram uma nação. Mesmo assim, todos eram considerados de bom nível no futebol nacional.

O Corinthians terminaria na primeira colocação do grupo, com cinco vitórias e apenas uma derrota. A trajetória do Timão na Libertadores 2003 chegou ao fim nas oitavas de final, após perder os dois jogos para o River Plate-ARG.

Ficha técnica de Corinthians x The Strongest

Data: 11/03/2003
Horário: 21h45
Competição: Copa Libertadores da América
Local: Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) – São Paulo, SP
Árbitro: Oscar Sequeira

Corinthians: Doni; Rogério, Fábio Luciano, Anderson e Kleber (Roger Guerreiro); Vampeta (Fabrício), Fabinho e Jorge Wagner; Gil, Leandro (Renato Abreu) e Liedson. Téc: Geninho

The Strongest: Soria; Gutierrez, Jiguchi (Sartoti), Caballo, Marthon, Castillo, Cristalbo, Arteaga, Coelho, Ladezma e Méndez. Téc: Luís Orozco

Click to comment

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

To Top