Corinthians

Corinthians publica cartilha de conduta com proibições e obrigações aos torcedores na Neo Química Arena

Corinthians divulgou cartilha aos torcedores que vão à Arena. Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians.

O Corinthians publicou no começo da tarde deste sábado (11), poucas horas antes do jogo contra o Juventude pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, uma cartilha de conduta para torcedores na Neo Química Arena.

O início da publicação destaca que o Corinthians tem responsabilidade pelos torcedores que vão ao estádio, com base em textos do Estatuto do Torcedor e dos regulamentos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Fifa.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

O clube também relembrou que também pode sofrer punições, tanto financeiras, como no regulamento dos campeonatos, como mando de campo e interdições, em caso de condutas impróprias dos torcedores.

Na cartilha, o Corinthians ainda listou uma série de comportamentos que considera inadequados e proibiu a prática das seguintes condutas dentro da Arena:

— Portar objetos, bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência;

— Portar ou ostentar cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais com mensagens ofensivas, inclusive de caráter racista ou xenófobo;

— Entoar cânticos discriminatórios, racistas, xenófobos ou homofóbicos;

— Arremessar objetos, substâncias ou líquidos, de qualquer natureza, no interior do recinto esportivo;

— Portar ou utilizar fogos de artifício, sinalizadores, bastões de fumaça ou quaisquer outros engenhos pirotécnicos ou produtores de efeitos análogos;

— Incitar, mesmo que não pratique, atos de violência no estádio, qualquer que seja a sua natureza;

— Invadir, mesmo que não incite a invasão por outras pessoas, a área restrita aos competidores. Tal conduta poderá acarretar prejuízos ao clube e ao torcedor infrator, uma vez que é crime sujeito à punição com reclusão de 1 (um) ano a 2 (dois) anos e multa;

— Subir em estruturas e instalações não planejadas para uso geral, notadamente fachadas, cercas, muros, alambrados, barreiras, postes de luz, plataformas de câmera, árvores, mastros de qualquer tipo ou telhados.

— Não cumprir os protocolos de higiene e saúde conforme determinação das autoridades competentes;

— Não respeitar os espaços reservados para pessoas idosas ou com necessidades especiais.

+ Organizadas publicam texto exigindo saída de diretores, e pedem treino aberto

+ Corinthians divulga preços e inicia venda de ingressos para partida contra Goiás

O Corinthians também ressalta na cartilha que “a prática de qualquer conduta proibitiva e ato ofensivo resultará na impossibilidade de acesso do torcedor, ou de seu afastamento imediato do recinto”. Confira a publicação completa aqui.

Recentemente, o Alvinegro vem tomando medidas contra torcedores que descumprem as normas dentro da Arena. No fim de maio, o clube anunciou que um homem foi suspenso do programa Fiel Torcedor e banido de entrar na Arena por ter acendido um sinalizador na arquibancada do estádio durante a partida contra o São Paulo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo