Corinthians

Corinthians se apoia em recordes recentes para melhorar nesta edição do Brasileirão

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Nesta quarta-feira (12), o Corinthians inicia sua trajetória no Campeonato Brasileiro. A primeira rodada, contra o Atlético Goianiense, será adiada devido à final estadual. A estreia do Timão, diante do Atlético Mineiro, será às 19h15, na Arena Independência.

Desde que o Brasileirão se tornou um campeonato de pontos corridos, o Corinthians tem se dado bem. É o maior campeão da modalidade, com quatro títulos (2005, 2011, 2015 e 2017). Entretanto, a última temporada não foi de tantas glórias como mostra a história.

O bom histórico

O Corinthians tem uma boa relação com o atual formato do Brasileirão. Na conquista do hexa, o alvinegro conquistou a melhor campanha da história do campeonato, com 81 pontos. Em 2015, a equipe comandada por Tite teve 24 vitórias, nove empates e cinco derrotas, marcou 71 gols e sofreu apenas 31. Esse aproveitamento só foi ultrapassado na última edição, pelo Flamengo.

O recorde do primeiro turno também é corintiano. Em 2017, ano do hepta, o Timão terminou a primeira parte do campeonato invicto, com 47 pontos em 19 rodadas, e 82% de aproveitamento. Foi nessa edição que Jô se sagrou como o único jogador do Corinthians a se tornar o artilheiro do Brasileirão, com 18 gols.

E a estrela de Jô não para por aí. Ele é o atleta mais jovem da história da competição a marcar um gol, com 16 anos, três meses e 29 dias, na primeira edição, em 2003. O Corinthians aposta suas fichas no seu atacante para o bom desempenho ofensivo, mas Cássio também é sinônimo de segurança. Próximo de se isolar como o 10º jogador que mais vestiu a camisa alvinegra, o goleiro é quem mais disputou partidas do Brasileirão pelo Corinthians no atual elenco, com 246 jogos.

Pontos a melhorar

O Timão terminou a última edição do nacional em oitavo lugar. Teve a quinta melhor defesa, com 34 gols sofridos, mas pecou no ataque. Entre os 13 primeiros colocados, o Corinthians só não marcou menos que São Paulo e Vasco (39), com 42 gols. Além disso, foi a segunda equipe que mais empatou (14), atrás somente do rebaixado Cruzeiro (15).

O principal jogador de criação do time foi Pedrinho. Segundo dados do SofaScore, era quem mais finalizava no time (1.8 chute por partida) e quem criou mais grandes chances, com nove ao longo do campeonato. O meia também dava, em média, dois passes decisivos por jogo e terminou o Brasileirão com quatro assistências.

Na defesa, foram altos e baixos. Fagner e Danilo Avelar, os laterais corintianos daquela edição, estavam entre os líderes de desperdícios. Fagner foi o oitavo com mais perdas de posse, com 17.4 por jogo, e Avelar o 12º, com 16.5. Por outro lado, Cássio esteve empatado em primeiro lugar como o goleiro que ficou mais jogos sem sofrer gols, com 15.

Treinador com bom desempenho

Desde que Tiago Nunes assumiu o Athlético-PR, o clube se tornou candidato assíduo ao G4. Da data de sua chegada até o fim da temporada de 2018, o treinador teve 70% de aproveitamento, além de conquistar o título da Sul-Americana. Em sua primeira temporada completa, atingiu o quinto lugar no Campeonato Brasileiro, um ponto atrás do Grêmio, o quarto colocado. O treinador também conseguiu uma campanha com o quinto melhor ataque (51 gols pró) e empatado como a segunda melhor defesa do nacional (32 gols contra).

Além do bom desempenho na liga, Tiago Nunes atingiu a glória máxima na Copa do Brasil. Seu Athlético venceu o campeão nacional e da Libertadores em 2019, o Flamengo, na decisão. No Corinthians, o Campeonato Paulista mostrou clara evolução do seu trabalho, principalmente após a parada devido à pandemia. Inclusive, desde a volta do futebol, o Timão segue invicto – e sem sofrer gols – em seis partidas.

O treinador alvinegro reconhece as limitações da equipe, mas também sinaliza que a sua contratação foi um pedido por mudança de cultura no clube. Mesmo com um elenco enxuto, pede paciência para que o trabalho dê certo.

Para saber tudo do Corinthians, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo