Corinthians

Corinthians tem longa invencibilidade em casa contra o Inter

Corinthians

O Corinthians tem mais uma marca para defender, depois de empatar sem gols diante do São Paulo e de manter o tabu de nunca ter perdido para o rival na Neo Química Arena. O adversário de sábado, Internacional, também jamais saiu vencedor em Itaquera no tempo normal.

Foram sete encontros no estádio, com quatro vitórias do Timão e três empates. Em 2017, ano em que o Inter jogou a Série B, os times se enfrentaram apenas pela Copa do Brasil. Após duas igualdades por 1 a 1, o Colorado venceu nos pênaltis e avançou às oitavas de final.

O domínio do Corinthians contra o Inter dentro de casa, porém, é ainda mais longo. A última derrota como mandante aconteceu no Brasileirão de 2009. O Timão perdeu por 1 a 0 para o Inter do técnico Tite. O gol foi marcado pelo ex-corintiano Nilmar.

O jejum do Inter contra o Corinthians fora de casa, portanto, dura 12 partidas e 12 anos. Além das sete partidas na Arena, o Timão acumulou quatro vitórias e um empate mandando no Pacaembu desde a última derrota.

Na última quinta-feira marcou os 12 anos do aniversário do título da Copa do Brasil de 2009, justamente contra o Internacional. Depois de vencer em casa por 2 a 0 no dia 17 de junho, o Corinthians enfrentou o Inter em 1º de julho no Beira-Rio e segurou um empate por 2 a 2.

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook.

Outro ponto que vale ressaltar será o encontro entre Corinthians e Diego Aguirre, pela primeira vez desde a recusa do técnico ao convite corintiano para que ele fosse o substituto de Vagner Mancini.

Há 40 dias, Aguirre divulgou nota em sua rede social agradecendo o interesse. Ele foi a segunda opção buscada, logo após o “não” de Renato Gaúcho. Um dia depois, o clube fechou com Sylvinho.

O Corinthians diz que Aguirre pedia um salário com cifras altíssimas. Pessoas próximas ao treinador afirmam, porém, que esse não foi o problema, mas sim o fato de que ele achava que, por não conhecer o elenco e a cultura do clube, seu trabalho demandaria tempo para dar certo.

O Timão precisava de alguém com uma possibilidade de resposta mais imediata. Sylvinho, além de tudo, era bem mais barato. Ex-jogador do Inter e com uma passagem pelo clube em 2015, Aguirre teve maior facilidade em aceitar a proposta colorada, por valor até mais barato do que o pedido ao Timão.

Se tivesse acertado com o Corinthians, Aguirre seria o primeiro técnico estrangeiro do Corinthians desde o argentino Daniel Passarella, que teve passagem frustrada pelo Timão em 2005.

Desde então, o clube raramente colocou gringos na pauta, já que dirigentes – principalmente Andrés Sanchez – eram contra a ideia. Em 2017, o presidente Roberto de Andrade sondou o colombiano Reinaldo Rueda, do Atlético Nacional, mas um problema de saúde impediu a negociação com ele.

Duílio Monteiro Alves não via problema em trabalhar com um técnico estrangeiro. Com casos recentes de sucesso no Flamengo (Jorge Jesus), Santos (Jorge Sampaoli) e Palmeiras (Abel Ferreira), o dirigente considerou a possibilidade. E a rodagem de Aguirre no futebol brasileiro era um facilitador.

Os números de Aguirre também jogavam a favor. No Brasil, seu aproveitamento de pontos sempre foi muito alto: 59,1% no Atlético-MG, 59,4% no Internacional e 55,8% no São Paulo. O trabalho no rival, aliás, foi um chamariz. Foram 43 jogos entre março e novembro de 2018.

Mais um fato chamava a atenção no trabalho do treinador: o bom trabalho com jovens. No Inter, em 2015, revelou os laterais Willian e Geferson, o volante Rodrigo Dourado, além dos atacantes Eduardo Sasha e Valdívia. No São Paulo, bancou os meio-campistas Luan e Liziero, além de ter promovido Igor Gomes, Helinho e Antony. Deu mais espaço também ao zagueiro Éder Militão.

Como chegam as equipes:

Corinthians

Na 10ª posição, com 10 pontos, o Timão precisa se recuperar no Brasileirão. A equipe paulista vem de empate com o São Paulo, com um 0 a 0 no Itaquerão. 

O técnico Sylvinho não poderá contar mais com o zagueiro Jemerson, que se despediu dos companheiros nesta última semana, após o seu vínculo com o clube acabar. No entanto, o treinador contará com o retorno do volante Araos, suspenso no clássico da oitava rodada.

Inter

Depois de estrear com vitória contra a Chapecoense, o técnico Diego Aguirre teve um empate contra o América-MG, fora de casa, e sofreu uma derrota, contra o Palmeiras, no Beira-Rio. O Colorado precisa da vitória para voltar à zona intermediária da tabela.

Para a partida contra o Corinthians, além dos jogadores que estão no departamento médico, Zé Gabriel, Moisés, Taison, Paolo Guerrero e Thiago Galhardo, o comandante colorado não poderá contar com Caio Vidal. O atacante recebeu o terceiro cartão amarelo na partida contra o Palmeiras e não enfrentará o Corinthians. O zagueiro Bruno Méndez, apresentado na última quinta, não poderá ficar à disposição do uruguaio por questões contratuais.

Veja o histórico em Itaquera:

  • Brasileirão 2014 – Corinthians 2×1 Internacional
  • Brasileirão 2015 – Corinthians 2×1 Internacional
  • Brasileirão 2016 – Corinthians 1×0 Internacional
  • Copa do Brasil 2017 – Corinthians 1×1 Internacional
  • Brasileirão 2018 – Corinthians 1×1 Internacional
  • Brasileirão 2019 – Corinthians 0x0 Internacional
  • Brasileirão 2020 – Corinthians 1×0 Internacional

Os outros cinco jogos do período invicto, no Pacaembu:

  • Brasileirão 2013 – Corinthians 0x0 Internacional
  • Brasileirão 2012 – Corinthians 1×0 Internacional
  • Brasileirão 2011 – Corinthians 1×0 Internacional
  • Brasileirão 2010 – Corinthians 2×0 Internacional
  • Copa do Brasil 2009 – Corinthians 2×0 Internacional
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo