Corinthians

Corinthians tem a maior ‘folga’ da temporada antes da partida contra o Fortaleza

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Nesta quarta-feira (26), o Corinthians enfrenta o Fortaleza pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será na Arena Corinthians, ás 21h30 pelo horário de Brasília. Com um jogo a menos que os cearenses, ambas as equipes dividem os mesmos quatro pontos. Entretanto, o Timão pode ir da 14° colocação para o G6, dependendo dos demais resultados da rodada.

O torcedor alvinegro tem motivos para sorrir antes da partida. O elenco completo a disposição do treinador Tiago Nunes, além da vitória no último jogo. Na ocasião, em casa contra o Coritiba, o Corinthians atingiu sua melhor marca ofensiva no ano e venceu por 3 a 1. Mais do que isso, o novo reforço, Rómulo Otero, vindo do Atlético-MG, já pode ser relacionado para a partida.

Um merecido descanso

É a primeira vez no ano de 2020 em que o Corinthians tem sete dias de diferença entre duas partidas. Desde a volta do futebol depois da paralisação devido à pandemia, a equipe paulista atuou nove vezes em 28 dias (exatamente quatro semanas). Isso dá uma média de mais de dois jogos por semana e, aproximadamente, um jogo a cada três dias. Com as viagens pelo país que o Brasileirão exige, esse ritmo seria ainda mais desgastante.

Vale ressaltar, também, a pressão psicológica do momento pós-pandemia. Quando voltou a disputar o Campeonato Paulista, o Corinthians estava correndo risco de rebaixamento. Dessa forma, todas as partidas disputavam necessitavam, obrigatoriamente, de uma vitória. E foi assim até a decisão do título, em dois jogos (e dois empates) contra o Palmeiras.

Essa pausa de sete dias, que resultou em dois inteiros destinados ao descanso completo dos jogadores, chegou em boa hora. Após a vitória convincente diante do Coritiba e com uma semana cheia para pensar, Tiago Nunes pode fazer a equipe engrenar. O desempenho de Léo Natel, Gustavo Silva Lucas Piton e Araos também são boas “dores de cabeça” para o treinador para o restante dos jogos.

Aproveitamento pós-descanso

Ainda assim, não basta descansar por uma semana e chegar à partida 100% se o time não render. O aproveitamento do Corinthians na temporada em jogos com desse tempo de descanso é equilibrado. Se olhar o copo meio cheio, o torcedor pode até se animar. Em partidas que foram antecedidas por, no mínimo, cinco dias de “descanso”, os comandados de Tiago Nunes não comprometeram.

Se colocadas na conta a primeira partida da temporada, no Torneio da Flórida, e a reestreia no Paulistão depois da parada, o aproveitamento é bom. Dessa forma, o Corinthians jogou seis partidas com ao menos cinco dias de descanso anteriores: contra New York City, Botafogo-SP, Água Santa, Novorizontino, Ituano e Palmeiras. Venceu três (New York City, Botafogo e Palmeiras), empatou duas (Novorizontino e Ituano) e perdeu uma (Água Santa).

Essas performances resultam em um aproveitamento considerável – 61.1%. Dos 18 pontos em disputa, conseguiu 11. No Campeonato Brasileiro até então, o aproveitamento é de 44.4% (quatro pontos em nove disputados).

Preparação

Para melhorar esse número, Tiago Nunes tem toda a equipe a disposição. Mauro Boselli se recuperou de um afundamento na face, Mateus Vital, que não jogou a última partida, já se recuperou e Otero está apto a jogar. Por mais que sem um elenco recheado e extenso, o treinador pode avaliar suas opções, principalmente no meio, para adquirir diferentes tipos de resultados em campo.

E mesmo com todos os jogadores disponíveis, o Corinthians deve ir ao campo com o mesmo time titular que venceu o Coritiba na última rodada. Assim, a equipe que iniciará o jogo deve ser composta por: Cássio; Fagner, Gil, Danilo Avelar e Sidcley; Gabriel e Cantillo; Ramiro, Araos (Luan) e Léo Natel (Mateus Vital); Jô.

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo