Corinthians

Corinthians termina primeiro turno como uma das equipes que mais chuta a gol no Brasileirão

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Com o fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Corinthians se encontra em situação complicada. O Timão vira a página para a segunda metade da competição neste sábado (31), contra o Internacional, atual líder. Mesmo que o sistema ofensivo tenha sido criticado pela torcida pela ineficiência, o alvinegro é um dos líderes em finalizações no nacional.

Ao longo das 18 primeiras rodadas, três treinadores passaram pelo Corinthians. Tiago Nunes comandou os oito primeiros jogos, depois Dyego Coelho assumiu interinamente nas sete partidas seguintes. As três últimas no Brasileirão, além da estreia na Copa do Brasil, ficaram na conta de Vagner Mancini. Essa troca recorrente afeta o padrão de jogo – ou a busca dele – da equipe e, consequentemente, a boa performance.

Números bons?

Entretanto, mesmo com as mudanças no comando, o Corinthians se manteve bem em um aspecto: chutes a gol. Por mais que o total de chutes não seja tão significativo, os acertos são destaque. Segundo dados do InStat, o Corinthians tem 12 finalizações por partida – menos do que, por exemplo, Grêmio, Red Bull Bragantino, Atlético-GO e Ceará. Por outro lado, é o terceiro time do Brasileirão com mais finalizações certas.

De acordo com a plataforma de dados, são 5.1 chutes ao gol por jogo, o que resulta em aproveitamento de 42.5% nas finalizações. O Grêmio, exemplo citado acima, tem 13 chutes por partida e taxa de acerto de 35.8%; o Bragantino, que chuta ainda mais (14), tem aproveitamento menor (30%).

Por outro lado, os números absolutos ainda são ruins. Nas últimas cinco partidas, o Corinthians fez cinco gols em 26 chances criadas. A conversão nesses últimos jogos é de 19.2%. Os adversários do Timão têm se saído melhor: nove gols em 22 chances – aproveitamento de 40.9%.

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo