Corinthians

Há 68 anos, Corinthians vencia São Paulo e conquistava o Torneio das Missões no Pacaembu

Corinthians conquistava Torneio das Missões em 1953
Foto: Time do Corinthians no ano de 1953 (Reprodução / Site oficial / arquivo histórico Corinthians)

Uma taça desconhecida por grande parte da Fiel Torcida era conquistada pelo Corinthians há exatos 68 anos, após derrotar o São Paulo, por 3 a 2, no estádio Pacaembu. O Torneio das Missões, ou Taça Tibiriçá, foi uma competição triangular realizada em 1953 com o objetivo de auxiliar os flagelados da seca do nordeste brasileiro.

Estava na disputa o Trio de Ferro, formado por Corinthians, Palmeiras e São Paulo. O torneio era de pontos corridos em turno único, ou seja, o time que mais somasse pontos em duas partidas levaria o caneco. E o time do Parque São Jorge levou a melhor ao derrotar os palmeirenses e são-paulinos, respectivamente.

Mas antes de falar da partida decisiva, é preciso entender melhor como foi montada a tabela. O jogo inicial do torneio foi o Derby, em que o alvinegro saiu com o resultado positivo, 1 a 0, no dia 08 de março. Quem marcou o único gol do embate foi Mário, considerado um dos maiores dribladores da história corintiana.

A segunda partida do torneio foi justamente o Majestoso, que decidiu o título para o Timão, no dia 12 de março. O alvinegro precisava da vitória para sacramentar a conquista, tendo em vista que a última jornada seria o Choque-Rei. Ou seja, o Corinthians não dependeria das próprias forças se empatasse ou perdesse para o São Paulo.

Na época, o time de Itaquera era comandado por José Castelli, o Rato, que tinha se tornado ídolo do clube como jogador entre os anos 20 e 30. Para enfrentar o Tricolor na partida decisiva, o técnico colocou em campo Cabeção, Sula, Homero, Goiano, Olavo, Julião, Luzinho (o pequeno polegar), Carbone, Mário e Nardo.

A estratégia deu certo e, em pouco tempo, o Corinthians resolveu a partida. Nilo, do São Paulo, fez contra o próprio patrimônio aos 8 minutos do primeiro tempo. Ainda na primeira etapa, Nardo marcou o segundo para o alvinegro. E Carbone, aos 2 minutos da etapa complementar, praticamente fechou o marcador.

O Tricolor ainda esboçou uma reação com gols de Turcão, de pênalti, e Gomes. Mas de nada adiantou. O time do Morumbi ainda cumpriu tabela na última partida contra o Palmeiras.

Ficha Técnica de Corinthians x São Paulo

Data: 12/03/1953
Torneio: Taça Tibiriça / Torneio das Missões
Local: Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) – São Paulo, SP
Gols: Nulo (contra), Nardo e Carbone para o Corinthians; Turcão e Gomes para o São Paulo

Corinthians: Cabeção; Sula, Homero, Olavo, Goiano e Julião; Carbone, Luizinho, Souzinha e Mário; Nardo. Téc: Rato

São Paulo: Poty; De Sordi, Turcão, Pé-de-Valsa, Ferreira, Nilo, Maurinho, Lanzoninho (Pirani), Gino, Ranulfo e Teixeirinha. Téc: Vicente Feola

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo