Coritiba

Coritiba e a supremacia nos clássicos; veja os números do Athletiba pelo estadual

Athletiba
Foto/Coritiba

O Athletiba, válido pela 7ª rodada do Campeonato Paranaense, é na quinta-feira (06), na Arena da Baixada. O Coritiba chega ao jogo após perder de 2×3 para o FC Cascavel, quarto no campeonato, na segunda-feira e, se vencer, ficará com 16 pontos e se tornará líder da competição. O último derby no paranaense acabou da pior maneira para a torcida coxa-branca: derrota no jogo de ida (0x1) e, também, no da volta (1×2) na final do estadual do ano passado. Diante desse cenário, veja alguns dados históricos do clássico no estadual.

Número de jogos e resultados

Desde 8 de junho de 1924 (data do primeiro jogo entre as equipes), o duelo acumula 268 jogos no total, 106 vitórias do Coritiba contra 82 vitórias do Athletico Paranaense e ainda 80 empates. Quanto à quantidade de finais que foram decididas pelos dois: foram 19 no total (10 vitórias do Furacão e 9 vitórias do Coxa). (Fonte: Grupo Helênicos Coritiba)

Saldo de gols, média e maior goleada

Foram marcados 736 gols na história do encontro. No saldo de gols, vantagem novamente para o Coritiba: 60 (398 contra 338). Na média de gols, o verdão também leva vantagem: 1,65 contra 1,34 do time rival. A maior goleada do Athletiba no campeonato paranaense foi um 6 a 0 aplicado pela equipe do Coxa em 14 de novembro de 1959.  (Fonte: Grupo Helênicos Coritiba)

Maiores públicos

– O terceiro maior público presente no Athletiba foi no primeiro de três jogos da final do Campeonato Paranaense de 1978. 46.217 pessoas viram da arquibancada o empate sem gols;

– Ainda nas fases iniciais do campeonato de 1990, foi registrado o segundo maior público no duelo. 52.028 pessoas presenciaram o 3 a 0 aplicado pela equipe alviverde;

– O terceiro jogo daquela mesma final de 1978 teve o maior público presente dentre todos os athletibas na competição, 55.164. Curiosamente, os três jogos da grande decisão terminaram em 0 a 0. (Fonte: GE)

Para ficar ligado em tudo sobre o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo