Automobilismo

Corrida maluca! 5 fatos marcantes do último GP de F1 no Bahrein

GP de F1 no Bahrein
Divulgação / Twitter F1

A Fórmula 1 abre seu calendário de provas em 2021 neste final de semana. A julgar pelo último GP de F1 no Bahrein, no anel externo do circuito de Sakhir, não faltará emoção para o início do Mundial. Naquela oportunidade, mesmo com o título definido, a corrida foi uma das mais emblemáticas da temporada.

                 

O Esporte News Mundo relembra cinco fatos importantes daquela prova. Confira:

1) Sérgio Pérez vence e garante vaga em 2021

O improvável aconteceu. O mexicano Sérgio Pérez não tinha seu futuro garantido na categoria e corria pela sobrevivência na F1 quando, quando, logo na primeira volta, um toque em Charles Leclerc deixou sua Racing Point na última colocação. Ao contrário do monegasco, Pérez conseguiu voltar, mas não tinha esperanças de um bom resultado.

O mexicano escalou o grid e na volta 55 já estava em 7º. Então, a Williams de Latifi parou, causando uma corrida aos boxes. Ao ultrapassar Ocon, Pérez estava em terceiro, só atrás das Mercedes de Russell e Bottas.

E então, o milagre: a Mercedes se atrapalhou em uma troca de pneus e deixou o caminho livre para “Checo” vencer sua primeira corrida na carreira. O desempenho chamou atenção da Red Bull, que o contratou para substituir Alex Albon em 2021.

2) Pietro Fittipaldi substitui Grosjean

Um carro sai da pista, bate e explode. O fogo assusta a todos. Depois de minutos de agonia, a notícia: em uma das cenas mais impressionantes da história da F1, Romain Grosjean escapa da morte.

É este o cenário que traz Pietro Fittipaldi para pilotar a Haas em Sakhir. O primeiro brasileiro pós-Felipe Massa na F1 fez o simples e, mesmo sem muito tempo para se adaptar, concluiu a prova sem erros, mas atrás de Jack Aitken, que estreava pela Williams. O desempenho rendeu elogios de chefe Gunther Steiner e o brasileiro segue como piloto reserva da equipe.

3) Russell impressiona na Mercedes

A notícia de que Lewis Hamilton contraiu coronavírus deu a George Russell a oportunidade da vida: o jovem inglês deixou a lanterna com a Williams e assumiu o volante do carro mais rápido do grid. E não decepcionou: logo na largada, ultrapassou Valtteri Bottas e seguia tranquilamente para uma histórica primeira vitória… até que tudo deu errado.

Aitken bateu, causou um Safety Car e as duas Mercedes foram para um pit stop. A equipe se atrapalhou durante a troca de pneus, misturando os compostos dos dois pilotos. Como isso é proibido pelo regulamento, os carros foram obrigados a uma parada extra para consertar o erro.

Russell ainda conseguiu ultrapassar Bottas pela segunda vez e também teve tempo de tomar as posições de Stroll e Ocon, mas foi chamado aos boxes novamente, por causa de um furo no pneu. Terminou a prova em 9º.

Toda a decepção de George Russell após a corrida que poderia lhe dar sua primeira vitória (Reprodução / Twitter)

4) Verstappen e Leclerc batem e abandonam cedo

Sem Hamilton, o GP de Sakhir era ideal para Max Verstappen dar trabalho para as Mercedes, e mais importante ainda, para Charles Leclerc brilhar, largando em quarto após um ano muito complicado com a Ferrari. No entanto, tudo acabou logo na primeira volta.

O monegasco dividiu curva e tocou em Sérgio Pérez, da Racing Point, abandonando a prova. Pior para o holandês, que não tocou em ninguém, mas foi obrigado a desviar da confusão e acabou na barreira de pneus. Um fim de prova melancólico para os dois pilotos.

5) Pódio inédito

O segundo GP de F1 no Bahrein em 2020 se transformou em uma corrida maluca, deixando de fora os favoritos de sempre e permitindo que os coadjuvantes da temporada brilhassem. Pérez, Ocon e Stroll formaram um pódio inédito na F1, com Carlos Sainz pressionando até a última curva. Um final de corrida de tirar o fôlego.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo