Automobilismo

Corrida sprint volta à F1 em Ímola; veja mudanças na sessão para 2022

A sessão da corrida sprint voltará à Fórmula 1 em 2022, porém esta temporada terá mudanças de pontuações e quais países a receberão.

Foto: Divulgação / Valtteri Bottas

A corrida Sprint foi uma das novidades da Fórmula 1 na agitada temporada de 2021. A categoria estreou uma nova sessão no fim de semana, com uma corrida classificatória, que além de definir o grid ainda dá pontos no campeonato. Agora, a sprint retorna em 2022 com atualizações e mudanças no calendário.

                 
(Divulgação / Valtteri Bottas)
Corrida sprint em Interlagos viu Hamilton sair de último lugar para quinto em 20 voltas (Divulgação / Valtteri Bottas)

Como funciona a corrida sprint da F1?

A corrida sprint é uma sessão no fim de semana semelhante à corrida comum, realizada no sábado, para definir o grid de domingo. Diferente da classificação comum, não é o melhor tempo que define a pole position, mas sim quem terminar primeiro.

O grid para a corrida sprint é definida na sexta-feira, com uma sessão de classificação comum. Nela sim vale o tempo mais rápido para largar na primeira posição no sábado.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Em 2021, a corrida sprint foi testada nos circuitos de Silverstone, no Reino Unido, Monza, na Itália, e Interlagos, no Brasil. Na última temporada, a pontuação era distribuída para os três primeiros colocados, com três pontos para o vencedor, dois pontos para o segundo e um ponto para o terceiro colocado.

Quais as mudanças da corrida classificatória pra 2022?

A Fórmula 1 anunciou no início do ano que as corridas sprint nesta temporada seriam diferentes. A organização ainda considerou um calendário com seis corridas classificatórias, mas foi vetado pelo possível desgaste físico e econômico de um ano com mais etapas.

Assim, a quantidade de corridas classificatórias continua a mesma, com três durante toda a temporada. No entanto, mudaram as pistas e a quantidade de pontos distribuídos durante essa sessão.

Diferente de 2021, as pistas que receberão a sprint em 2022 serão Ímola, na Emília-Romagna, Red Bull Ring, na Áustria, e novamente Interlagos, no Brasil. Já na pontuação, serão oito pontos para o líder, sete pontos para o segundo, e assim consecutivamente até o oitavo colocado. A nomenclatura também mudou: a pole position é de quem marcar o tempo mais rápido na sexta.

A mudança na pontuação coloca ainda mais peso nas corridas sprint do sábado, com a pontuação do vencedor da sessão sendo maior que a diferença entre o líder e o segundo colocado na corrida principal. Assim, a importância de ir bem, ou conter danos, no sábado é ainda maior.

Bottas venceu última sprint da F1 (Divulgação / Valtteri Bottas)
Bottas é o último vencedor de uma corrida sprint na Fórmula 1, em Interlagos (Divulgação / Valtteri Bottas)

Na temporada de 2021, Max Verstappen venceu as sessões sprint em Silverstone e em Monza (esta após uma punição para Valtteri Bottas), enquanto Bottas venceu em Interlagos. O fim de semana na Itália começa na sexta-feira, 22, com o treino livre às 08h30 e a classificação clássica a partir das 12h, horário de Brasília. A corrida sprint é no sábado, 23, com largada marcada para 11h30. A corrida principal é domingo, 24, às 10h.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo