Campeonato Carioca

COVID-19? Futebol e seus protocolos; Campeonato Carioca segue e grandes voltam a jogar fora da capital

Foto: Divulgação / FERJ

Por Heitor Olímpio e João Santoro

Na base do desespero de seguir com o Campeonato Carioca 2021, estádios, que não vinham fazendo parte normalmente dos jogos, foram colocados para suprir as necessidades das restrições impostas no município do Rio de Janeiro já a partir de sexta-feira (26).

+ Ferj decide levar o Campeonato Carioca para o interior do Estado do Rio; Confira a tabela e onde serão realizados

Essas restrições vão durar do dia 26 de março até 4 de abril, ou seja, três rodadas da competição. Com isso, Los Larios e Giulite Coutinho vão receber jogos. E os times grandes da competição, que costumam jogar apenas na capital, vão atuar em outras praças já mais conhecidas como em Volta Redonda ou Bacaxá.

Por exemplo, Bacaxá vai receber Fluminense, Flamengo e Botafogo nesse fim de semana (Flu e Volta Redonda se enfrentaram na sexta). Já o Vasco vai atuar em Los Larios, estádio que não teve nenhuma partida pela competição em 2021. Até o momento a FERJ só divulgou os jogos deste fim de semana e do meio de semana, ainda faltando uma rodada, dos dias 3 e 4 de abril.

POSICIONAMENTO DA FEDERAÇÂO

Segundo a própria Federação os estádios escolhidos atendem já que foram vistoriados e apresentam as devidas liberações. Já que para um estádio ter a sua liberação precisar ter quatro laudos que são exigidos: o de Engenharia, Corpo de Bombeiro, Vigilância Sanitária e o da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Curiosamente, já tivemos mandos invertidos dentro da competição e segundos critérios.

Todos os quatro grandes já jogaram em seus domínios com mando dos times chamados pequenos. Entretanto, a própria FERJ afirmou que isso fica a cargo do mandante. Ou seja, o próprio time escolheu alterar esse mando.

O Esporte News Mundo foi atrás de algumas respostas, entretanto, poucos falaram os reais motivos Já que na apuração a reportagem descobriu que ano passado o G4 do futebol do Rio ( Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo) para não jogarem fora dos seus domínios negociavam a compra dos mandos de campo quando iriam jogar contra os clubes ditos de menor poderio econômico. Na negociação envolvia pagamento pelo mando de campo, hospedagem da delegação do time mais percentual na venda de ingresso. Quando o ENM perguntou as cubes de menor poderio uma afirmação 100% não foi encontrada. Mas, outras fontes diretas, confirmaram alguns valores.

CONFIRA OS POSICIONAMENTOS

Boavista Sport Club que fica localizado na cidade de Saquarema, cujo o seus estádio Elcyr Resende, em Bacaxá será o recordista de jogos neste fim de semana já que receberá quatro jogos em seus domínios e se computarmos (três pelo Campeonato Carioca e um pela Copa do Brasil), A reportagem entrou em contato com o clube para saber sobre a qualidade do estádio para a realização das partidas e apurou que o mesmo está em perfeito estado e com sistema de iluminação adequado para a realização de jogos noturnos. Dos representantes ouvidos pelo ENM é o único que apresenta um sistema de iluminação que atende os parâmetros exigidos para partidas noturnas.

Nova Iguaçu Futebol Clube que fica localizado na cidade que herdou o nome, no estado do Rio de Janeiro, cujo o estádio Laranjão receberá dois jogos neste período (um pelo Campeonato Carioca e um pela Copa do Brasil). A reportagem apurou que o estádio está em perfeito estado para receber os jogos do estadual e da Copa do Brasil suas instalações são boas, entretanto, quando o ENM questionou as fontes ouvidas porque o estádio não foi utilizados contra os ‘ditos grandes do futebol do Rio’ como o do Boavista na partida realizada diante do Fluminense, pela quinta do Campeonato Carioca, nesta terça. A resposta foi que não mandavam os jogos no Laranjão por causa dos refletores.

América Football Club cujo seu estádio Giulite Coutinho fica localizado na cidade de Mesquita, no Rio de Janeiro receberá apenas um jogo do Campeonato Carioca entre Portuguesa e Macaé, no domingo, às 15h30, mesmo a equipe do América não disputando o torneio. A equipe inclusive se reapresentou nesta terça-feira para se preparar para disputar a série A2, já que no início deste ano na preliminar para o Carioca 2021 , o time não conseguiu se classificar.

Esporte Clube Tigres do Brasil, ou só Tigres, cujo o estádio fica localizado em Duque de Caxias, o estádio de estádio De Los Lários, em Xerém entrou no circuito mesmo o clube não estando disputando o Campeonato Carioca 2021 assim como o América. A equipe disputou no começo deste ano a Série B2, a terceira divisão do Carioca. A equipe foi derrotada pelo Pérolas Negras por 3 a 0, pela semifinal da Taça Waldir. Assim como o estádio do América só receberá um jogo e pelo Campeonato Estadual. O ENM tentou apurar o estado e qualidade do estádio para a realizar o jogo entre Vasco da Gama x Madureira, no sábado, às 15h30.

+ Em nota oficial, Fluminense afirma apoiar restrições de combate à Covid-19

+ Botafogo se manifesta a favor dos municípios do Rio e de Niterói

+ Vasco informa que irá acatar decreto da Prefeitura do Rio e aguarda FERJ por definição sobre o Carioca

SOBRE O TELEVISIONAMENTO

O ENM entrou em contato com a Record detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Carioca 2021 para saber se a emissora iria se manifestar oficialmente sobre as mudanças de estádios para próxima rodada do Estadual, mas a mesma informou que não vai responder e sobre se se vai transmitir os jogos nesses estádios até a publicação desta reportagem não quis responder.

TABELA DA SEXTA RODADA:

Fluminense 2 x 3 Volta Redonda (Elcyr Resende)
Vasco da Gama x Madureira (Los Lários)
Boavista x Flamengo (Elcyr Resende)
Nova Iguaçu x Botafogo (Elcyr Resende)
Portuguesa x Macaé (Giulite Coutinho)
Bangu x Resende (Laranjão)

TABELA SÉTIMA RODADA

Fluminense x Vasco da Gama (Cidadania)
Flamengo x Bangu (Cidadania)
Botafogo x Madureira (Giulite Coutinho)
Resende x Portuguesa (Trabalhador)
Macaé x Nova Iguaçu (Los Lários)
Volta Redonda x Boavista (Cidadania)

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo