Futebol americano

Crescimento de produção de Rob Gronkowski é bom sinal para os Buccanners

Photo By Kyle Zedaker/Tampa Bay Buccaneers

Ao sair do New England Patriots, Tom Brady assumiu novo desafio na carreira, ser o quarterback de um time promissor em Tampa Bay. O jogador de 43 anos, após 20 anos deles defendendo as cores dos Patriots, parece estar cada dia mais à vontade defendendo os Buccaneers. Fator fundamental para isso, é a volta da química com o tight end Rob Gronkowski, parceria que deu tão certo em New England.

Na partida desse domingo (25) contra o Las Vegas Raiders, Gronk terminou o jogo com cinco recepções para 62 jardas e um touchdown. Com esse TD, Brady e Gronk agora têm 92 touchdowns combinados entre um quarterback e um recebedor, empatados em segundo lugar na história da NFL com Steve Young e Jerry Rice, atrás apenas de Peyton Manning e Marvin Harrison, com 114.

SUCESSO EM NEW ENGLAND

Photo By Justin Edmonds/Getty Images

Rob Gronkowski, tight end, foi draftado pelos Patriots em 2010. Vindo da Universidade do Arizona, o jogador foi a escolha 42, na segunda rodada do recrutamento.

No ano de calouro, Gronk já teve impacto. Em 16 jogos na temporada regular e uma partida nos playoffs, terminou 2011 com 46 recepções e 10 touchdowns. Mas Gronk atingiu seus melhores números no campeonato seguinte.

Em 2011/2012, o jogador acumulou 90 recepções para 1327 jardas e 18 touchdowns ao longo dos 16 jogos do New England Patriots na temporada regular. Nos playoffs, o New England teve uma sofrida derrota no Super Bowl contra os Giants de Eli Manning, após o time dos patriotas terem feito campanha perfeita até ali.

No mais, na passagem pelos Patriots, Gronkowski seguiu com ótimos números, mas quando saudável. Inúmeras lesões atrapalharam a carreira do jogador, nas costas, joelhos, antebraço e, num acumulado, chegou a perder 29 jogos dos Patriots nas nove temporadas em que ficou no time.

Ao todo, a dupla Brady-Gronkowski conquistou três Super Bowls, contra Seattle Seahawks, Atlanta Falcons e Los Angeles Rams, sendo consolidada como uma das duplas mais letais da história da liga.

O RETORNO

Photo By Douglas P. DeFelice/Getty Images

Em 2020, quando chegou à equipe do Tampa Bay Buccaneers, Brady se deparou com uma situação que ficou muito tempo sem ver durante a trajetória recente pelos Patriots, um corpo de recebedores talentoso. Brady conta com os wide receivers Mike Evans, Chris Godwin e Scott Miller e com o tight end O.J. Howard. Mas ainda faltava uma peça. Após a contratação do quarterback, Gronkowski deixou a aposentadoria e foi negociado com os Bucs, via New England Patriots.

A expectativa era de impacto imediato, porém, com a pandemia, os times da liga não conseguiram jogar os tradicionais quatro jogos de pré-temporada, afetando diretamente a química e o encaixe de vários jogadores na liga nos novos times, incluindo Rob Gronkowski. No primeiro jogo com o novo uniforme, contra o New Orleans Saints, Gronk foi acionado três vezes para duas recepções e apenas 11 jardas. Já na semana seguinte, contra o Carolina Panthers, Brady acionou Gronkowski apenas uma vez, sendo que nesse passe a bola não chegou nas mãos do camisa 87. Cinco semanas depois, a narrativa já é diferente. Contra os Packers na semana passada, Gronk teve oito alvos e cinco recepções e marcou o primeiro touchdown com a camisa dos Buccaneers.

E no jogo contra o Las Vegas Raiders, Gronk foi alvo em oito oportunidades, cinco recepções contabilizando 62 jardas e outro touchdown para os Bucs.

FUTURO EMPOLGA

A melhora é animadora para o torcedor dos Buccaneers, principalmente pelo fato de que em Tampa, Brady tem recebedores competentes para acompanhar Gronkowski, como Chris Godwin, Scott Miller, Mike Evans e ainda na espera por Antonio Brown, que sem problemas extra campo, também é uma ótima arma para o ataque aéreo dos Bucs. Isso tudo pode ser impulsionado caso o jogo terrestre com Ronald Jones II e Leonard Fournette encaixe durante as partidas. Isso possibilitaria que o técnico Bruce Arians e Tom Brady a chamarem mais jogadas de play action, que foram tão utilizadas durante os tempos de Patriots por Brady e Bill Belichick.

Em suma, com os Buccaneers liderando a NFC South e mostrando competitividade nos dois lados do campo, misturando a agressividade da defesa e o dinamismo do ataque e dando sinais de evolução a cada semana, o futuro pode ser promissor para a equipe do Tampa Bay Buccaneers.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo