Conmebol Libertadores

Crias da Academia e Meninos da Vila são protagonistas na final da Libertadores

Veron e Lucas Braga, finalistas da Libertadores
Gabriel Veron e Lucas Braga, finalistas da Libertadores. Foto: Foto: Ivan Storti/Santos FC

Por Alan Ribeiro e Júlio Cavallaro

                 

Santos e Palmeiras se enfrentam no próximo sábado (30) às 17:00 (horário de Brasília) na grande final da Copa Conmebol Libertadores. O palco da decisão será o Maracanã, no Rio de Janeiro. Muito além de serem companheiros de estado, os times possuem um ponto chave em comum. Ambos apostaram suas fichas em talentos da base na temporada e estão colhendo os frutos. Sejam as Crias da Academia ou os Meninos da Vila, os jovens de Palmeiras e Santos estão em alta e nos dão a certeza de um show no sábado. Confira abaixo um pouco sobre cada jovem de destaque nos elencos do Verdão e do Peixe.

PALMEIRAS

Os jovens de destaque do Palestra na campanha da Libertadores são Danilo, Gabriel Menino, Gabriel Veron e Patrick de Paula. Wesley também fazia boa campanha, mas se lesionou no início da fase mata-mata e ficou de fora da nossa lista. Vale lembrar que o Palmeiras não tem a fama de ser um clube formador de atletas, mas sim um clube comprador. A mudança começou com Gabriel Jesus em 2015, revelação e melhor jogador do Brasileirão. De lá pra cá, o Palmeiras tem lançado bons jogadores.

Danilo

Último da lista a estrear no profissional, Danilo é um dos jogadores mais constantes do elenco palmeirense. Seja atuando como primeiro ou segundo volante, o camisa 28 esbanja qualidade tanto na marcação como nos passes.

Inteligente e com qualidade ímpar na saída de bola, Danilo muitas vezes é o responsável por conduzir a bola da defesa até o ataque do Palmeiras. Na Libertadores, o volante tem um gol e duas assistências.

Gabriel Menino 

Jogador mais versátil do elenco alviverde, quem assiste Gabriel Menino e não o conhece desconfia ao ver a idade do jogador. Com apenas 20 anos, o camisa 25 transborda maturidade. Titular incontestável no Palmeiras, Gabriel Menino já jogou na lateral direita, como primeiro e segundo volante, meia-armador e ponta.

Uma das maiores promessas do futebol brasileiro, Menino tem três gols e uma assistência na Libertadores. Curiosamente, todos os gols do meia foram marcados no torneio continental.

Gabriel Veron

O Raio, como é apelidado, foi o primeiro jogador dessa boa geração de jovens a estrear no elenco profissional do Palmeiras, ainda em 2019. Um dos jogadores mais rápidos e habilidosos do elenco, Veron pode atuar tanto na ponta esquerda como na ponta direita.

Eleito melhor jogador da Copa do Mundo Sub-17 de 2019, o Palmeiras tem em Gabriel Veron um potencial gigantesco. Para a decisão, o lugar de Veron entre os titulares não está confirmado devido a uma recente lesão sofrida pelo atleta. No entanto, é esperado que Veron atue durante a partida.

Patrick de Paula

Mais um estreante desta temporada, Patrick de Paula caiu nas graças da torcida durante o Campeonato Paulista, no qual converteu o pênalti que sagrou o Palmeiras campeão. Foi titular incontestável do time durante boa parte do ano, todavia, sofreu uma queda de rendimento e perdeu espaço.

Com Abel Ferreira, Patrick vem retomando seu espaço e pode aparecer até entre os titulares no sábado. Um meio campista completo, Patrick consegue atuar nas três posições do meio campo e já jogou até como segundo atacante. Na Libertadores, o camisa 5 participou de cinco partidas e tem um gol marcado. 

SANTOS

Assim como no rival Palmeiras, o Santos apostou na base nesta temporada e a marca do time da Vila Belmiro conhecido mundialmente em colocar garotos, deu mais uma vez resultado. Jovens como os goleiros João Paulo e John, o volante Sandry e os atacantes Lucas Braga e Kaio Jorge, foram fundamentais na campanha da equipe até a classificação para a final no Maracanã.

João Paulo

O arqueiro de 25 anos, está nas categorias de base desde 2013. Subiu aos profissionais em 2019, como terceira opção. Ganhou a vaga nos titulares, após o goleiro Vladmir se machucar. Depois de boas atuações do arqueiro pelo Campeonato Brasileiro, conquistou a confiança do técnico Cuca.

Na temporada realizou 28 partidas e sofreu 32 gols.  Mas, na Conmebol Libertadores, o Santos não perdeu quando o arqueiro atua pela equipe titular. Em 5 jogos, debaixo da meta santista pelo torneio internacional, o Peixe venceu 4 e empatou somente 1 jogo, sofreu 4 gols.

John

O goleiro de 24 anos, cria das categorias de base do Peixe, foi emprestado para a Portuguesa Santista na base e retornou ao Santos. Começou a integrar a equipe profissional em 2019 e neste ano era a terceira opção no elenco.

Devido João Paulo ter testado positivo ao COVID-19, teve a chance de começar o duelo contra o Internacional pelo nacional e agarrou de vez a titularidade. Na atual temporada, realizou 12 partidas e sofreu 15 gols. Na Conmebol Libertadores, teve a presença na meta santista, a partir das oitavas de final contra a LDU em Quito.

Conquistou a confiança da comissão técnica pela sua segurança e frieza nas principais decisões, nos duelos contra o time equatoriano e diante o Grêmio. Na Conmebol Libertadores com John na meta, o Santos fez 5 partidas com 2 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota, sofreu apenas 4 gols. Durante a preparação para a final, é o grande favorito para iniciar o duelo contra o Palmeiras.  

Sandry

O volante de 18 anos, é cria das categorias de base do Peixe e atua pelas Seleção Brasileira de base. Fez parte do plantel canarinho que conquistou o Mundial Sub-17 em 2019. Com a equipe proibida de contratar, e o elenco muito enxuto para opções. O técnico Cuca deu mais chances ao atleta. E o menino da vila aproveitou muito bem.

Possui forte marcação e boa saída de jogo. Fez o meio-campo ter uma melhor dinâmica na transição ao ataque. Além disso, com boas interceptações, facilitava a cobertura dos laterais. O exemplo foi na partida de volta diante o Grêmio, quando o futebolista fez uma bela exibição e conquistou de vez a confiança da comissão técnica.

Na Conmebol Libertadores realizou 6 partidas e marcou nenhum gol. Porém, segundo site o Infogol, tem uma média de 86% de passes certos. Tem grandes chances de começar como titular na final da Conmebol Libertadores contra o Palmeiras.

Lucas Braga

O veloz atacante de 24 anos, é um capítulo à parte na equipe do Santos. Torcedor de arquibancada. Nunca escondeu sua paixão pelo clube. Foi adquirido pela agremiação da Vila Belmiro em 2019, quando jogava pelo Luverdense do Mato Grosso. Mas, ficou na equipe sub-23, até ser emprestado para Cuiabá e Internacional de Limeira. Devido o clube praiano não ter opções em seu elenco, o jogador retornou ao plantel.

Com a lesão do meia uruguaio Carlos Sánchez, o futebolista começou a ganhar espaço e compor a equipe titular. Com características que ligou com a identidade e metodologia de Cuca, tem um papel importante nos lados de campo, junto com Marinho e Soteldo na armação de jogadas.

Durante a campanha, acabou fazendo gols importantes. Contra o Defensa y Justicia-ARG na primeira fase e Boca Juniors-ARG nas semifinais da Libertadores. Na competição, fez 8 partidas e marcou 2 gols. Segundo o site Infogol, o jogador tem duas assistências e 78 % de passes bem-sucedidos. Além disso, de 12 desarmes tentados, oito foram concluídos.

Kaio Jorge

O atacante de apenas 19 anos, é visto como uma grande promessa. Foi um dos destaques da conquista da Seleção Brasileira no Mundial sub-17 em 2019. Com visibilidade, subiu aos profissionais em 2020, no comando do português Jesualdo Ferreira. Em sua estreia na Libertadores, fez um gol importante contra o Defensa y Justícia na Argentina, que decretou a virada no começo do torneio. A partir deste jogo, ganhou mais espaço no time titular.

Com a chegada de Cuca, seu papel tático mudou. Ganhou mais espaço para se movimentar pelos lados e se posicionar melhor nas investidas ofensivas. Aprimorou melhor sua finalização perto da meta e com as ótimas fases de Soteldo e Marinho, seu desempenho aumentou. Sua grande exibição foi nos jogos de ida e volta contra o Grêmio nas quartas de finais, quando marcou três gols, totalizando os dois duelos.

Na Libertadores, atuou em 11 partidas e marcou 5 vezes. É o artilheiro do time na competição. Além disso, segundo o Infogol, dentro do torneio, finalizou 21 vezes, sendo 10 diretas à gol e de 178 passes feitos, acertou 150, com 84% de aproveitamento.

Para saber tudo sobre a Libertadores, Santos e Palmeiras, siga o Esporte News Mundo o Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo