Futebol Internacional

Cristiano Ronaldo bate recorde histórico e comanda vitória de Portugal sobre a Irlanda

Foto: Carlos Vidigal Jr. via Imago Images

Em jogo válido pela 4ª rodada das Eliminatórias da Europa, Portugal e Irlanda se enfrentaram nesta quarta-feira (01), no Estádio do Algarve. Invicto na competição, a seleção portuguesa recebeu pela primeira vez o seu torcedor e pouco mais de 8 mil expectadores estiveram presentes na partida. O jogo também girava em torno da expectativa de Cristiano Ronaldo bater o recorde histórico de gols por seleções, superando o iraniano Ali Daei. Apesar de ter perdido um pênalti durante o primeiro tempo, Ronaldo conseguiu deixar sua marca duas vezes na segunda etapa e garantiu a vitória por 2 a 1 sobre a Irlanda, que havia marcado com Egan.

Atuando em casa, a seleção portuguesa foi para cima do adversário desde os primeiro minutos, enquanto os irlandeses buscavam encontrar algum espaço para ameaçar Portugal. Aos nove minutos, o goleiro Bazunu deu um passe curto para Hendrick, mas Bruno Fernandes chegou antes e caiu na área. Após revisão de aproximadamente quatro minutos, o árbitro marcou pênalti para a seleção portuguesa.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Buscando o recorde histórico de maior artilheiro de seleções de todos os tempos, Cristiano Ronaldo bateu forte no carto direito, mas o goleiro Bazunu defendeu. Apesar da grande chance perdida, os portugueses seguiram em busca do primeiro gol da partida e aos 27, após cruzamento de João Cancelo, Diogo Jota apareceu livre e cabeceou na trave.

Os portugueses ameaçaram novamente aos 34, quando a bola foi lançada para a área, a zaga não conseguiu cortar e Bruno Fernandes finalizou pra fora. No final da primeira etapa a Irlanda cresceu no jogo e teve grande chance aos 43, quando Conolly foi lançado, ficou cara a cara com Rui Patrício, mas finalizou para defesa do goleiro português, que mandou para escanteio.

Na cobrança pelo setor esquerdo, McGrath colocou no primeiro poste, Egan desviou de cabeça e tirou as chances de defesa do goleiro português: Irlanda 1 a 0. Ainda no primeiro tempo Diogo Jota teve a chance do empate, quando finalizou sob pressão dos marcadores, mas o goleiro Bazunu deixou a bola passar entre as suas pernas e segurou pouco antes de passar a linha.

Portugal pressiona e Cristiano Ronaldo garante a vitória

Na volta para a segunda etapa, o técnico Fernando Santos resolveu mexer na equipe: o atacante André Silva substituiu Rafa Silva. Com dificuldades para furar o bloqueio defensivo da Irlanda, a seleção portuguesa chegou com perigo apenas aos nove minutos, quando Bruno Fernandes viu o espaço aberto para o chute e mandou de fora da área, mas a bola saiu perto da trave direita do goleiro Bazunu.

A Irlanda respondeu aos 13, quando Idah foi lançado pela ponta e cruzou buscando Conolly na área, o atacante finalizou pressionado por Palhinha e mandou pra fora. Na sequência ficou pedindo pênalti, mas a arbitragem mandou seguir. O técnico Fernando Santos resolveu então mexer mais duas vezes na equipe: Nuno Mendes e João Mário substituíram Raphael Guerreiro e Bruno Fernandes, respectivamente.

Aos 25, após jogada pela direita, a bola sobrou com Bernardo Silva, que bateu cruzado na direção do gol, mas a bola pegou em Idah e foi pra fora. Pelo lado da Irlanda, McClean entrou no lugar de Conolly, enquanto Portugal mandou a campo João Moutinho, que substituiu Palhinha. Pouco depois, Bernardo Silva teve outra chance pela direita, cortou o zagueiro e finalizou de perna esquerda por cima do gol.

Aos 37, Cristiano Ronaldo desceu em velocidade pelo meio e arriscou de perna esquerda de fora da área, mas mandou por cima do gol. O técnico Fernando Santos ainda buscou outra opção ofensiva mandando a campo Gonçalo Guedes, que substituiu João Cancelo. Aos 42, João Mário recebeu na entrada da área, limpou a marcação e chutou, mas a bola bateu no zagueiro e não entrou. No lance, a arbitragem viu falta na entra da área, Cristiano Ronaldo bateu e Bazunu salvou novamente.

A pressão portuguesa seguiu até que aos 43, Gonçalo Guedes fez boa jogada pela direita e cruzou na medida para Cristiano Ronaldo, que cabeceou no cantinho do goleiro, sem chances para defesa e igualou o placar: 1 a 1. Com o gol, CR7 chegou a 110 com a camisa da seleção portuguesa, um a mais do que Ali Daei, que fez 109 pelo Irã.

Quando tudo parecia encaminhado para o empate, João Mário desceu pela direita, fez boa jogada e cruzou na medida para Cristiano Ronaldo que, novamente de cabeça, mandou no canto para garantir a virada e ampliar seu recorde de gols com a seleção portuguesa: 2 a 1 e placar final.

Com o resultado, Portugal manteve a sua invencibilidade nas Eliminatórias e chegou a 10 pontos na competição. A seleção portuguesa não tem compromisso válido pela 5ª rodada das Eliminatórias e agora volta a campo no próximo dia 07 de setembro, quando visita o Azerbaijão, às 13hs (de Brasília), pela 6ª rodada das Eliminatórias. Já a Irlanda, atuando em casa, recebe também a seleção do Azerbaijão no próximo dia 04 de setembro, às 13hs (de Brasília), pela 5ª rodada do torneio.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo