Z - Futebol Agência ENM

Cristiano Ronaldo pode ser punido pela FIFA após protestar contra a arbitragem, diz jornal

FOTO: DIVULGAÇÃO / SELEÇÃO PORTUGUESA

No último sábado (27), a seleção portuguesa ficou no empate em 2 a 2 diante da Sérvia, em jogo válido pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022. Apesar do placar movimentado, o lance que ficou marcado envolveu Cristiano Ronaldo e aconteceu já ao final da partida. O craque português recebeu um passe pela direita e finalizou, mas o zagueiro Mitrovic tirou de carrinho. Apesar disso, nas imagens da televisão foi possível ver que a bola ultrapassou toda a linha. Mesmo assim, o gol não foi validado pela arbitragem holandesa e impediu uma vitória de Portugal, gerando protestos de CR7.

                 

Ao perceber que o árbitro Danny Makkelie e o assistente Mario Diks não validariam o gol, o jogador atirou longe sua braçadeira de capitão e fez gestos discordando da interpretação dos árbitros. Além disso, após a partida, Cristiano Ronaldo fez uma postagem em uma rede social dizendo que toda a nação portuguesa saiu prejudicada. Agora, de acordo com o jornal italiano “Corriere Dello Sport”, o português pode ser punido pela FIFA se seus atos forem considerados ofensivos ou violentos.

A publicação informou nesta segunda-feira (29), que Cristiano Ronaldo pode ser enquadrado no Artigo 11 do Código Disciplinar da FIFA. O texto diz: “Conduta ofensiva ou violação dos princípios do fair play”, além de completar “Associações e clubes, bem como seus jogadores, dirigentes ou qualquer outro membro ou pessoa que desempenhe uma função em seu nome, devem cumprir as Leis do Jogo, os Estatutos da FIFA e os regulamentos, diretrizes, diretrizes, circulares e as decisões da FIFA; da mesma forma, eles devem cumprir os princípios de jogo limpo, lealdade e integridade”.

O caso de Cristiano Ronaldo ainda será apreciado pela FIFA para o entendimento se há a necessidade de aplicar uma punição. Se a entidade entender que o jogador se enquadra nos termos do Artigo 11, o português poderá pegar um gancho de, no mínimo, uma partida. A possível conduta antidesportiva do atleta será analisada pelo tribunal para definir o tempo máximo de suspensão em caso de punição.

Fernando Santos, técnico da seleção portuguesa, garantiu, em entrevista coletiva, que conversou com o árbitro holandês após a partida e ouviu um pedido de desculpas. Com o empate, Portugal chegou a quatro pontos e se manteve na segunda colocação do Grupo A das Eliminatórias, apesar de ter a mesma pontuação da Sérvia, que está na liderança. A próxima partida será nesta terça-feira (30), fora de casa, diante da seleção de Luxemburgo, às 15h45 (de Brasília).

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo