Eurocopa

Croácia e República Tcheca empatam e adiam definição do Grupo D na Eurocopa

Luka/Stanzl PIXSELL via Imago Images

Croácia e República Tcheca empataram nesta sexta-feira (18) por 1 a 1 em jogo disputado pelo Grupo D da Euro 2020 no Hampton Park, em Glasgow. Com o empate, os tchecos chegaram a quatro pontos em dois jogos, enquanto o time croata somou seu primeiro ponto após uma derrota e um empate, em seu pior início da história em Eurocopas.

Controlando boa parte das ações na primeira etapa, os tchecos abriram o placar na cobrança de pênalti do atacante Schick na reta final, fazendo com que o jogador assumisse a liderança na artilharia da competição com três gols.

Logo no início do segundo tempo, a Croácia buscou o empate em astuta jogada de Kramaric com a conclusão de Perisic. o restante do tempo, os croatas foram mais intensos na segunda etapa e estiveram mais próximos da vitória do que os tchecos,

Na rodada final do Grupo D, a Croácia enfrentará a Escócia, enquanto a República Tcheca terá pela frente a Inglaterra. Os jogos serão realizados na próxima terça-feira (22) a partir das 16h, pelo horário de Brasília.

1º TEMPO

A equipe que começou com mais atitude no jogo foi a República Tcheca sendo mais incisiva na marcação adversária e mais efetiva na construção de boas jogadas, enquanto a Croácia tocava muitos passes e marcava em bloco intermediário. Na jogada construída, os tchecos quase abriram o placar aos dois minutos no chute perigoso de Coufal fora da área, desviando na zaga adversária e saindo para escanteio, logo aos dois minutos de jogo.

A primeira chance dos croatas foi construída com base em falha na saída adversária. Perisic fez o cruzamento para Rebic e por muito pouco o atacante não conseguiu alcançar. Depois deste lance, a República Tcheca voltou a pressionar e colocar mais velocidade. No duelo de estilos, os tchecos seguiram melhores com as transições e chegaram novamente aos 17 minutos no passe rasteiro de Coufal com superioridade numérica dentro da área achando Schick, mas não conseguiu finalizar bem.

Porém, a República Tcheca voltou a ter susto três minutos depois no recuo de Boril. O goleiro Vaclik tentou chegar chutando, mas acertou Rebic e a bola quase entrou. Mas a Croácia teve sua primeira chance em jogada trabalhada aos 22′ com Perisic batendo de primeira na pequena área e parando em Vaclick.

Depois de sofrer pressão inicial, os croatas seguraram mais os ataques adversários ao fechar bem as pontas, deixando os cruzamentos para a grande área como único recurso para os tchecos.

No lance de maior impacto do primeiro tempo, Patrick Shick foi atingido no rosto por Lovren em disputa dentro da área e ficou sangrando na região do nariz. O árbitro foi chamado pelo VAR e marcou pênalti aos 34 minutos.

Depois de ter sofrido o primeiro gol, a Croácia quase empatou logo em seguida na bola enfiada para Rebic, que invadiu a grande área e quase dividiu com o goleiro, mas acabou desperdiçando ao chutar para fora. Na última chance do primeiro tempo, Kramaric passou por Soucek e chutou firme, no canto, parando em boa defesa de Vaclik.

2º TEMPO

Para o retorno do segundo tempo, o técnico Dalic aplicou mudanças importantes com as entradas de Ivanusec e Petkovic nos lugares de Brekalo e Rebic. Desta forma, a intensidade foi muito maior nos primeiros minutos e a Croácia rapidamente empatou.

Na jogada individual após rápida cobrança de falta, Kramaric acionou Perisic, que avançou pela esquerda na velocidade e foi trazendo até a entrada da área para limpar Coufal e acertar um firme chute no ângulo superior esquerdo, logo no primeiro minuto do segundo tempo.

A República Tcheca tentou responder com Jankto, que ajeitou de calcanhar para Soucek receber em condições de bater cruzado e quase acertar o gol, mas os croatas foram os responsáveis pelas principais jogadas.

Com cada vez mais espaço para construir e ameaçar, Vlasic teve uma grande oportunidade no cruzamento de Gvardiol para a grande área, que parou na cabeça de Perisic buscando Vlasic. O meia ajeitou e bateu firme, mas isolou.

Na última jogada da partida, Petkovic quase marcou ao receber em condições dentro da área e girar bem, mas a bola desviou na defesa tcheca e saiu, confirmando o pior início em Euros da Croácia.

Com gol de Forsberg, Suécia vence Eslováquia e assume liderança do Grupo E

FICHA TÉCNICA UEFA Euro 2020 – 2ª Rodada da Fase de Grupos: Grupo D
Croácia 1-1 República Tcheca

Data: 18/06/2021, 13:00
Estádio: Hampden Park
Árbitro: Carlos Del Cerro Grande (Espanha)

Gols: 1T 36′ Shick (República Tcheca); 2T 1′ Perisic (Croácia)

Substituições – Croácia: Ivanusec (Brekalo); Petkovic (Rebic); Vlasic (Kramaric); Brozovic (Kovacic)

Substituições – Rep.Tcheca: Hlozek (Masopust); Král (Holes); Sevcík (Jankto); Krmencík (Schick); Barák (Darida)

Croácia (4-2-3-1): Livakovic; Vrsalijko, Lovren, Voda, Gvardiol; Modric, Kovacic; Perisic, Kramaric, Brekalo; Rebic. Técnico: Zlakto Dalic

República Tcheca (4-2-3-1): Vaclik; Coufal, Celustka, Kalas, Bonil; Holes, Soucek; Masopust, Darida, Jankto; Schick. Técnico: Jaroslav Silhavy

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo