América-MG

Pela semifinal do Estadual, Cruzeiro e América-MG duelam no Mineirão

Cruzeiro e América se enfrentando ainda na primeira fase do Campeonato Mineiro // Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Por: Pedro Henrique Leite e Lucas Barbosa

Este final de semana deu início a primeira rodada de duelos da fase final do Campeonato Mineiro. Cruzeiro e América-MG darão, no domingo (2), às 16 horas, o primeiro passo para saber quem ficará vivo na disputa pelo título da competição. A partida será válida pela semifinal do Estadual e disputada no Mineirão.

Pelo fato de ter terminado a etapa de pontos corridos em uma colocação superior à Raposa, o Coelho leva vantagem no confronto. Devido o regulamento, o América conta com dois empates para avançar à final. Caso o placar agregado termine empatado, os alviverdes também se classificarão. Com isso, a equipe celeste precisa de pelo menos uma vitória se quiser enfrentar Atlético ou Tombense na próxima fase.

Mandante, o Cruzeiro chega ao duelo com uma disputa no ataque. Rafael Sóbis, titular da posição, retorna após cumprir suspensão. No entanto, William Pottker marcou dois gols diante da Patrocinense e colocou uma pulga atrás da orelha de Felipe Conceição quanto ao comando de ataque. O América-MG, por sua vez, não tem novos desfalques, mas o lateral-esquerdo João Paulo ainda é dúvida. Com problemas físicos, o camisa 6 não atuou na última partida e pode ser baixa novamente. Se não jogar, o recém-contratado Marlon deve ser o substituto.

Veja também: Equilíbrio marca semifinais de Mineiro entre Cruzeiro e América-MG, no século XXI

RETROSPECTO GERAL

Historicamente, os azuis levam uma considerável vantagem sobre o time alviverde. Ao todo, as equipes se encontraram em 361 jogos, com 149 vitórias do Cruzeiro, 103 triunfos do América e 109 empates. Nos gols, a vantagem também é celeste, com 638 gols feitos pela Raposa e 526 pelo Coelho.

Em semifinais pelo estadual nos últimos dez anos, o equilíbrio impera. Nas edições de 2012 e 2016, o América-MG superou o Cruzeiro e passou de fase. Em 2017 e 2019, o time celeste deu o troco, eliminou o alviverde e foi para a final.

O América levou a melhor no último duelo com o Cruzeiro, pelo Campeonato Mineiro // Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
O América levou a melhor no último duelo com o Cruzeiro, pelo Campeonato Mineiro // Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Para saber tudo sobre Cruzeiro e América, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Click to comment

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

To Top