Campeonato Mineiro

Cruzeiro x América: relembre dez golaços dos rivais no clássico mineiro

Cruzeiro x América: relembre dez golaços dos rivais no clássico
Fotos: Vinnicius Silva/Cruzeiro e Mourão Panda/América

POR LUCAS BARBOSA E MAIC COSTA

Além da rivalidade local ou competitiva, os clássicos do futebol são constantemente associados a grandes embates, disputa de títulos, jogadores e históricos e, é claro, golaços. Marcar gols num derby, por si só, já eternizam nomes na memória e imaginário do torcedor, mas quando estes são pinturas, o sabor é ainda mais especial. E como no próximo domingo, Cruzeiro e América se enfrentam pela quinta rodada do Campeonato Mineiro, a redação do Esporte News Mundo decidiu separar dez golaços, cinco da Raposa e cinco do Coelho, que entraram pra sempre na história do confronto.

Bailarino

Apesar das imagens ruins, não é preciso uma alta resolução para saber o que Joãozinho era capaz de fazer com a bola nos pés. O “Bailarino” marcou nada menos que três vezes na goleada por 5 a 0 sobre o América, sendo todos eles belos gols. Mas o quinto da partida, de cobertura após belo lançamento, deu números finais ao confronto com requintes de crueldade. Mariano e Mauro completaram o placar.

Lei do ex

Revelado e ídolo pelo Cruzeiro, o craque Palhinha (o primeiro) fez valer a lei do ex no ano de 1985. Na ocasião, já com seus 35 anos e em fim de carreira, acertou um belo chute de fora da área durante um clássico entre Coelho e Raposa e marcou um golaço.

Gol(eada)

Em 2002, na disputa da Copa Sul-Minas, houve uma das maiores goleadas da história do clássico Cruzeiro x América. Na ocasião, o time celeste aplicou um sonoro 7 a 0, com direito a alguns golaços. Apesar das duas pinturas anotadas por Ricardinho e a bela finalização de Edílson no sexto tento estrelado, o primeiro gol da partida, anotado por Fábio Júnior, foi o escolhido da vez. A linda jogada, que se iniciou com um lindo chapéu de Vander e terminou com um belo domínio e uma finalização no ângulo, do ex-atacante, foi com certeza um dos mais belos gols anotados no derby.

Gol de título

Em 2000, América-MG e Cruzeiro decidiram a final da Copa Sul-Minas, com o Coelho levando a taça, após uma vitória por 2 a 1. O último e derradeiro tento americano, já no final da partida, foi marcado por Álvaro, após bela arrancada em contra-ataque. Ele ainda teve a categoria de dar um corte seco em Ricardinho e bater no canto do zagueiro André.

Talento

Se o assunto é golaço, com certeza Alex não faltaria na lista. O lendário camisa 10 do Cruzeiro anotou um pintura durante a semifinal do Campeonato Mineiro de 2004. O “Talento Azul” abriu o placar após um lindo corta-luz de Jussiê que o deixou de frente para o gol. O canhoto dominou e chutou forte, no ângulo. A partida terminou em 4 a 1 para a Raposa, com dois de Alex e dois de Jussiê. Rodrigo descontou para o Coelho.

Zagueiro também pode

No ano de 2007, os rivais se enfrentaram pelo Campeonato Mineiro daquele ano, com a Raposa levando a melhor por 2 a 1. Contudo, o América-MG ainda marcou um bonito gol, através do zagueiro Fabrício, que arriscou de fora da área e encobriu o goleiro Fábio.

De looooonge

Em 2010, o atacante Wellington Paulista marcou um gol improvável, de muito longe. Na partida, que terminou em 3 a 2 para o time celeste, o camisa 9 viu o goleiro Gléguer adiantado e, da intermediária, mandou um foguete que foi morrer dentro do gol do América. Kieza e Fabinho fizeram os outros gols do Cruzeiro, enquanto Leandro Ferreira e Fábio Júnior descontaram para o Coelho.

Pombo sem asa

Após bom desempenho no Mineiro de 2016, Bryan deixou o América-MG e acertou com o Cruzeiro. Contudo, antes disso ele ainda teve tempo de acertar uma pancada de fora da área e ferir, na altura, seu futuro time. Um golaço do lateral na partida que terminou em 1 a 1.

De Puskás

Com diversas pinturas com a camisa do Cruzeiro, inclusive outras contra o América, o meia uruguaio Giorgian de Arrascaeta se eternizou com um gol antológico durante o Campeonato Mineiro de 2018. O camisa 10 emendou cruzamento de Edilson com um voleio perfeito, que entrou no ângulo do goleiro João Ricardo. A pintura rodou o mundo e rendeu ao jogador uma indicação ao prêmio Puskás de gol mais bonito da temporada em todo o mundo, deixando-o entre os 10 finalistas.

Joga a luva, goleirão

Em 2018, Christian aproveitou deslize do zagueiro Dedé, roubou uma bola na intermediária, avançou e enfiou o pé, sem chances para Fábio. Mais um golaço do América-MG sobre o Cruzeiro, naquela partida que terminou em 3 a 1 para a Raposa, que marcou com Arrascaeta, Robinho e Daniel.

Para saber tudo sobre América e Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo