Cruzeiro

Cruzeiro x América: relembre a histórica final do Mineiro de 1992

Cruzeiro x América: relembre a histórica final do Mineiro de 1992
Foto: Cruzeiro/Divulgação

Cruzeiro e América se enfrentam no próximo domingo (21), naquele que é um dos mais tradicionais clássicos do futebol brasileiro. Com 364 partidas disputadas entre as equipes, sendo 151 vitórias celestes, 110 empates e 103 vitórias americanas, o derby “Coelho versus Raposa” guarda partidas memoráveis, participação de incontáveis craques e golaços antológicos que jamais serão esquecidos pelos torcedores.

                 

Pensando em toda a história que envolve o clássico Cruzeiro x América, a redação do Esporte News Mundo decidiu relembrar um confronto memorável entre as equipes. E a escolha, para o lado celeste, foi a final do Campeonato Mineiro de 1992, quando com dois shows da “dupla gaúcha”, Renato e Roberto, a Raposa bateu o Coelho em duas partidas e se sagrou campeã estadual para um grande público, recorde na história do confronto.

Promessa e show de Renato Gaúcho

Em 1992, o polêmico atacante Renato Gaúcho, hoje treinador do Grêmio, desfilou bom futebol durante sua curta com a camisa do Cruzeiro, marcando 18 gols em 18 partidas. E um dos confrontos que marcaram essa passagem foi a final do estadual daquele ano, disputada em duas partidas, contra o América-MG, no Mineirão.

Sempre provocador, Renato prometeu nada menos que três gols na decisão do Campeonato Mineiro. E como promessa é dívida, o folclórico atacante não decepcionou e guardou um hat-trick, provocando os americanos com um sinal de silêncio em sua comemoração.

A partida começou com Renato Gaúcho fazendo a diferença e abrindo o placar logo aos 9 minutos do primeiro tempo. Apesar do bom início, o América empatou com Flávio, aos 27 da primeira etapa. No segundo tempo, Renato apareceria mais uma vez para, aos 21 minutos, por o Cruzeiro novamente em vantagem. Mas, no finzinho do jogo, aos 47, Luiz Cláudio empatou, 2 a 2. Quando tudo parecia perdido, eis que ele aparece novamente. Renato Gaúcho, aos 50 da segunda etapa, domina lançamento de Boiadeiro e toca de levinho para balançar as redes e fazer “explodir” o Mineirão.

Ao fim da partida Renato ainda provocou, dizendo que cumpriu a promessa de “calar a boca deles”, e ainda fez coro para o retorno americano para o segundo jogo da final. No vídeo abaixo podemos assistir reportagem da época sobre a decisão entre Cruzeiro x América.

O jogo da taça

Com vantagem após a emocionante vitória no jogo de ida, o Cruzeiro retornou para a volta com tranquilidade e venceu mais uma vez, de novo com atuação de gala de Renato Gaúcho, mas dessa vez dividindo o protagonismo com Roberto Gaúcho. A partida, além do título, ficou marcada pelo recorde de público histórico do clássico Cruzeiro x América, com 62.589 torcedores pagantes.

Logo aos sete minutos do primeiro tempo, Renato fez seu quarto gol no conjunto das finais após receber lindo cruzamento de Betinho e cabecear no canto do goleiro Milagres. Mesmo tentando bastante, o América não conseguiu marcar contra o Cruzeiro e foi o time celeste que, no segundo tempo, anotou mais um. Após tabela entre Boiadeiro e Betinho, Renato Gaúcho é lançado e já domina tirando do arqueiro americano. Mas apesar do domínio, é Roberto Gaúcho que bate, livre, para o gol aberto, 2 a 0.

Com o conjunto de vitórias, o Cruzeiro se sagrou campeão mineiro num confronto marcado pela estrela de Renato Gaúcho, o oportunismo de Roberto Gaúcho e a criatividade da dupla Betinho e Boiadeiro. O maior público da história de Cruzeiro x América viu, em 1992, uma conquista inquestionável do clube estrelado.

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo