Cruzeiro

Cruzeiro anuncia Ney Franco como o novo técnico do elenco profissional; confira o retrospecto do treinador

Ney Franco foi anunciado, nesta quarta-feira (9), como o novo técnico do Cruzeiro. Ao lado do recém-contratado, está o presidente do clube, Sérgio Santos Rodrigues Foto: Cruzeiro/Divulgação

O Cruzeiro anunciou, nesta quarta-feira (9), Ney Franco como o novo comandante do elenco profissional da Raposa. O treinador chegou em Belo Horizonte nesta manhã e já assinou contrato com o clube até o fim de 2021.

                 

De acordo com o site oficial do time estrelado, a decisão da diretoria celeste foi tomada com base nos título conquistados pelo técnico e, também, nas campanhas feitas ao longo de sua carreira.

O último trabalho feito pelo treinador foi à frente da Chapecoense, em 2019. Porém, Ney Franco acumula, também, passagens por grandes clubes brasileiros, como Flamengo, Botafogo, Athletico-PR, São Paulo, Coritiba, Vitória, Sport e Goiás.

Em Minas Gerais, além do próprio Cruzeiro, o novo técnico celeste treinou o Ipatinga, onde conquistou o Campeonato Mineiro de 2005.

Ney Franco já treinou, ainda, a Seleção Brasileira Sub-20, na qual foi campeão, em 2011, da Copa do Mundo Fifa e do Sul-Americano.

O técnico mineiro conquistou também uma Copa do Brasil, pelo Flamengo, em 2006; um Campeonato Carioca, também pelo Flamengo, em 2007; duas Taças Guanabara, uma pelo Flamengo, em 2007, e uma pelo Botafogo, em 2009; um Campeonato Brasileiro Série B e um Campeonato Paranaense, pelo Coritiba, em 2010; e uma Copa Sul-Americana, pelo São Paulo, em 2012.

VELHO CONHECIDO

Ney Franco pode até ser novidade para o atual elenco celeste, mas é um velho conhecido do torcedor e do clube. Em 2000, o técnico assumiu o comando das categorias de base celeste e chegou até a comandar a equipe principal em algumas oportunidades.

Ao todo, foram três chances à frente do time profissional da Raposa em campo. A primeira delas foi em 2002, no período que compreendeu a saída do então técnico estrelado Marco Aurélio e a chegada de Vanderlei Luxemburgo.

Posteriormente, em julho de 2004, Ney Franco assumiu o posto de técnico após a saída de Emerson Leão. Dois jogos depois, Marco Aurélio chegou ao clube e se colocou como treinador do Cruzeiro.

Ainda em 2004, mais precisamente no fim do ano, Ney Franco comandou interinamente aquele elenco, por cinco jogos, até a chegada de Levir Culpi no início do ano seguinte.

O técnico chegou a assumir o time mineiro, também, em maio de 2004, antes de Emerson Leão chegar à Toca da Raposa. Naquela ocasião, o Cruzeiro não entrou em campo sob o comando de Ney Franco.

Em suas passagens pelo time profissional do Cruzeiro, o atual técnico soma oito jogos. Destes, a Raposa perdeu quatro, empatou dois e venceu outros dois. No quesito “balançar as redes”, foram 11 gols feitos com Ney Franco à frente do time e 13 sofridos.

NO COMANDO

Segundo informações divulgadas pela assessoria do Cruzeiro, o técnico e a nova comissão celeste, formada pelos auxiliares Rodney Borges e Moacir Pereira, e o preparador físico Alexandre Lopes, serão apresentados oficialmente ao elenco na tarde desta quarta-feira e já comandarão o treino em preparação para o confronto contra o Vitória, a ser disputado no Mineirão, nesta sexta-feira (11). A partida marcará a estreia de Ney Franco pelo Cruzeiro.

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo