Cruzeiro

Situações opostas! Com ataque em falta, Cruzeiro tem melhor defesa do Campeonato Mineiro

Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Na temporada 2021, o Cruzeiro balançou as redes apenas seis vezes em oito jogos, sendo cinco delas no Campeonato Mineiro. Uma das piores campanhas ofensivas do clube desde a sua fundação, em 1921. Porém, apesar do ataque estar em falta, a defesa da Raposa é uma das melhores do Campeonato Mineiro. Uma situação de opostos dentro de campo que tem evitado um momento ainda mais catastrófico para os cruzeirenses. 

Se, por um lado, o Cruzeiro é o terceiro pior ataque do Estadual ao lado de Patrocinense e URT com cinco gols marcados – os cruzeirenses só perdem para Coimbra (dois gols feitos) e Boa Esporte (três tentos marcados) –, o time celeste tem a melhor defesa da competição, com apenas três gols sofridos. Uma média de apenas 0,42 gols por partida. Diante de URT, Athletic, Tombense e Boa Esporte, Fábio, goleiro celeste, não precisou buscar a bola no fundo das redes. 

O goleiro e ídolo do Cruzeiro, inclusive, evitou mais um número para estatística ao defender o pênalti cobrado por Paulinho Dias, do Tombense. Na ocasião, Fábio evitou a derrota celeste, garantindo o empate em 0 a 0 com o time de Tombos, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. Esse foi o 32º pênalti defendido pelo goleiro na carreira dele pelo Cruzeiro. 

Quanto ao ataque do Cruzeiro, uma curiosidade é que dos seis gols marcados, três deles foram oriundos de bola parada, uma “arma” do clube desde a “Era Felipão”, na Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado. 

Uma defesa sólida e um ataque em falta. Para Felipe Conceição, todos os resultados alcançados pelo clube até então é resultado de uma transição de objetivos em campo. Antes uma equipe de futebol reativo, agora o elenco se adapta a filosofia ofensiva do técnico, e as dificuldades são normais, segundo explica o comandante estrelado. 

— O Cruzeiro há alguns anos vem jogando um futebol mais reativo do que um futebol protagonista, não que seja melhor ou pior, mas dentro da tradição do clube e do tamanho do Cruzeiro, por meio do presidente, a minha contratação busca o retorno desse futebol tão tradicional. Um futebol ofensivo, que dê alegria ao torcedor e que, principalmente, conquiste no fim do ano o objetivo principal dele, que é o acesso à Série e levar de volta o Cruzeiro de onde ele não deveria nem ter saído —, avaliou Felipe Conceição à Rádio Super 91.7 FM. 

O Cruzeiro, de Felipe Conceição, volta a campo nesta quarta-feira (7), às 17h30, no Arena Independência, diante do Coimbra, pela oitava rodada do Campeonato Mineiro. A premissa, então, é manter a boa defesa e ir em busca da ofensividade para melhorar os números do ataque celeste. Atualmente, o Cruzeiro é o quarto colocado no Estadual com 11 pontos. 

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo