Cruzeiro

Em parceira com UFMG, Cruzeiro retoma projeto de atletismo

Cruzeiro Foto: Cruzeiro/Divulgação
Foto: Cruzeiro/Divulgação

O Cruzeiro informou, nesta terça-feira (5), que, em parceria com o Instituto Palestra Itália (IPITA) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do Centro de Treinamento Esportivo da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, retomará o projeto de atletismo do clube. Com a “inovadora e histórica parceria”, conforme a assessoria da Raposa, será feita a formação esportiva, educacional, social e cultural de atletas olímpicos e paralímpicos na modalidade. 

                 

Ainda, conforme o clube, todo o processo de formação e desenvolvimento terá o IPITA como gestor e acontecerá na estrutura do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, localizado na região da Pampulha, proporcionando aos atletas treinamentos e oportunidades de participações em competições oficiais. O projeto irá atender adolescentes e jovens entre 14 a 20 anos, de Belo Horizonte e região metropolitana. 

Veja também: Luxemburgo nega contratação de novo diretor de futebol e traça plano para 2022: ‘Se não subir, temos que fazer um projeto de Cruzeiro primeira divisão’

O presidente celeste, Sergio Santos Rodrigues, comemorou a retomada do atletismo pelo Cruzeiro e destacou a parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais. 

– A retomada do Atletismo no Cruzeiro sempre foi uma das nossas prioridades, pois sempre foi uma modalidade tradicional na história do Clube. As conversas se iniciaram ano passado, mas, devido à pandemia, só agora conseguimos colocar tudo no papel. Fazer este novo projeto em parceria com a UFMG, uma das maiores entidades de ensino da América do Sul, focado na transformação social de jovens talentos, nos orgulha e nos deixa muito felizes. Instituições grandiosas como o Cruzeiro e a UFMG têm um papel muito relevante na transformação social e podem colaborar bastante com a comunidade como um todo. 

Sérgio Fonseca, diretor do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, também celebrou a parceria e destacou a importância do trabalho em conjunto das instituições em prol da transformação social. 

– Após vários meses de negociações, o CTE/UFMG, Instituto Palestra Itália e o Cruzeiro Esporte Clube, celebram um Termo de Cooperação com o objetivo de desenvolver o atletismo de Minas Gerais. Três grandes organizações mineiras trabalharão, nos próximos anos, para permitir que jovens talentos cresçam pessoal e profissionalmente. O CTE, órgão da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, reconhece nessa cooperação um agente transformador da realidade do atletismo em Minas Gerais e a oportunidade para que jovens de condições socioeconômicas desfavoráveis encontrem um suporte técnico, moral, psicológico e social para o desenvolvimento de suas potencialidades. Aproveitamos este momento para agradecer ao Instituto Palestra Itália e ao Cruzeiro Esporte Clube por terem nos procurado para o desenvolvimento dessa parceria. 

Leia também: Com atual presidente, Cruzeiro terá quinto diretor de futebol em pouco mais de um ano

Enquanto isso, o presidente do Instituto Palestra Itália, Lidson Potsch Magalhães, também enfatizou a importância da iniciativa.  

– Para nós é um orgulho imenso concretizar esta parceria com uma instituição tão importante como a UFMG, referência em todo o mundo, que vai possibilitar o retorno do atletismo ao Cruzeiro e ao mesmo tempo fazer um trabalho focado na transformação social de jovens talentos. O esporte muda vidas e ajuda a transformar crianças e jovens em cidadãos conscientes. Este é um dos grandes projetos do Instituto Palestra Itália, e vamos trabalhar arduamente e muito motivados, pois sei que importantes frutos surgirão desta parceria. 

Já Deis Chaves, CEO do Instituto Palestra Itália, ressaltou a importância de o país unir forças para a projeção dos mais diversos segmentos, com o projeto em questão seguindo tal linha. 

– Estamos trabalhando neste projeto há mais de um ano. Formalizar esta parceria é motivo de muita felicidade. Unir grandes organizações e pessoas a favor do esporte, cultura, educação e social do nosso país será sempre o melhor caminho, e por meio desta parceria teremos a oportunidade de mostrar a importância desta união pelo bem comum. Poder retornar com o Atletismo do Cruzeiro, trazendo uma nova proposta, com foco na inovação, a projeção do esporte olímpico e paralímpico, a transformação social e a diversidade, além de impactar positivamente a vida das pessoas, é algo sensacional e motivo de orgulho para todos nós. O Cruzeiro é reconhecido como um dos maiores clubes do futebol brasileiro e internacional, além de ser referência também em outros esportes, como vôlei e atletismo. O Atletismo do Clube, representado pela corrida de rua, foi classificado, durante décadas, como referência no cenário esportivo brasileiro. 

Segundo a assessoria do Cruzeiro, mais informações sobre o projeto de atletismo serão divulgadas em breve. 

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo