Cruzeiro

Após garantia na Série B, Cruzeiro começa planejamento para próxima temporada

Após garantia na Série B, Cruzeiro começa planejamento para próxima temporada
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O Cruzeiro venceu o Operário-PR na noite dessa quarta-feira (20), por 2 a 1, na Arena Independência, e está garantido na Série B do Campeonato Brasileiro de 2021. Com isso, o clube celeste começa, de vez, o planejamento para a próxima temporada, montando um planejamento para conseguir o acesso à Série A.

                 

Muitos jogadores devem sair para a próxima temporada, já que muitos deles não tiveram bom rendimento com a camisa celeste. O Cruzeiro conta com um elenco de 32 jogadores, desses, Dedé, Léo, Henrique, Marco Antônio e Zé Eduardo tiveram muito pouco protagonismo na Série B 2020/21 e são atletas que tem possibilidade de saída.

Dois jogadores já têm suas saídas eminentes, o primeiro é de Manoel. O zagueiro se tornou protagonista do Cruzeiro na Série B, com a braçadeira de capitão, comandando a zaga, e marcando gols (segundo maior artilheiro do time com cinco gols). Valorizado no mercado, o o atleta tem contrato até o meio de 2021, tem um salário alto e não deve permanecer no clube celeste.

Outro jogador que não deve ficar no Cruzeiro é Filipe Machado, que tem contrato de empréstimo com o clube até o final da Série B. O Grêmio, detentor de seus direitos econômicos, recebeu propostas pelo jogador que interessaram o time gaúcho. O volante se tornou titular na Raposa e peça importante para o meio de campo celeste. Machado tem 29 jogos pela equipe estrelada, sendo 19 como titular, marcou dois gols e deu cinco assistências.

Além desses, o técnico Felipão pode ser outro a deixar o Cruzeiro. Após o descumprimento de promessas por parte do clube, não honrando com os salários e impedido de registrar jogadores, o treinador se desgastou no comando da equipe celeste. Na entrevista coletiva após o jogo contra o Operário, Scolari chegou a comentar sobre sua permanência no cargo.

— O que eu vou conversar com a direção é uma coisa interna. Já chega de tanta fofoca, de tanta frescura, de tantas pessoas colocarem em Twitter e em situações de redes sociais, bobagens. Chega. Eu acho um absurdo o que estão fazendo com o Cruzeiro. Então, eu tenho que me posicionar como técnico, junto com o Mazzuco, com o Deivid, com o Sérgio, com as pessoas, colocar algumas opiniões, que depois disso, rumos serão traçados por A ou por B. Então, vamos fazer isso internamente com os cuidados de não magoar ninguém, não fazer com que ninguém permaneça ou saia do Cruzeiro em uma situação chateada ou ruim e isso vai ser uma coisa nossa, interna. Mas já tenho lá tudo mapeado, toda uma situação para o Cruzeiro e o Cruzeiro também já tem mapeado tudo que pode fazer ou não —, disse. 

Montagem do time para 2021

Para 2021, o Cruzeiro já sinaliza algumas mudanças no tipo de planejamento que será feito, já que o primeiro (2020) não deu certo. Em janeiro deste ano, foi contratado André Mazzuco para diretor de futebol com o objeitvo de montar um elenco mais barato e de maior qualidade.

O presidente Sérgio Santos Rodrigues havia falado que cerca de cinco reforços devem chegar ao Cruzeiro neste ano, mas, em entrevista ao SporTV, ele também alertou que o time terá de ser mais barato devido à queda de receita que o clube teve durante a pandemia.

– Não importa o que você ganha, importa o que você gasta. Então, tem que gastar de acordo com o que ganho. Se ganhar cinco, tenho que gastar até cinco. Se ganhar 10, tenho que gastar 10. Enquanto nosso faturamento estiver baixo, nós temos que cortar custos para equalizar esse faturamento. A gente vai adequar e cortar o que precisa agora, mas para o Cruzeiro voltar trilhar o caminho de faturar muito e gastar mais do que pode agora – comentou.

1 Comment

1 Comment

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo