Cruzeiro

Cruzeiro é eliminado no Campeonato Mineiro, mas trabalho de Enderson Moreira se destaca

Mesmo com a vitória, o Cruzeiro não se classificou para as fases finais do Campeonato Mineiro. Régis foi o destaque da partida Foto:Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O Cruzeiro venceu a Caldense por 1×0 nesta quarta-feira (29), em jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Mineiro. Apesar do triunfo, a equipe celeste acabou eliminada das fases finais do estadual e disputará a Taça Inconfidência, torneio este, feito para uma disputa entre os times que terminaram entre a quinta e oitava colocação do mineiro, com semi e finais em jogo único.

Apesar da eliminação, a vitória celeste mostrou pontos positivos, que devem ser exaltados pelo torcedor. O Cruzeiro mostrou, no início do jogo, o objetivo principal de Enderson Moreira como comandante do elenco: pressão sob o adversário. Mesmo com a Caldense tendo uma equipe sólida e bem montada, e com o gramado pesado atrapalhando, foi o time da capital quem comandou as ações iniciais.

A formação tática usada na vitória por 3×0 contra a URT, no último domingo, foi mantida. Um esquema com dois volantes que marcam e ajudam na saída de bola, outros com dois pontas abertos, um atacante de referência e um meia central, atuando como “cérebro do time”, organizando as jogadas e chegando a frente para finalizar. Porém, diferente do jogo anterior, as peças não foram as mesmas, o plantel estava mais “recheado” com as voltas de Jadsom e Maurício, fora por suspensão, e Marcelo Moreno com problema gastrointestinal.

O Cruzeiro usou e abusou das subidas dos laterais Patrick Brey e Cáceres. Os dois apareciam como elementos surpresa, abrindo o leque de opções para a construção de jogadas. E foi assim que o único gol da partida saiu. Em jogada de Cáceres na direita, o paraguaio cruzou para área, a defesa não cortou e Régis finalizou de fora para abrir o marcador.

Com o tempo passando, o desgaste foi se mostrando evidente. O gramado pesado e desnivelado exigia um jogo menos técnico e de passes para a criação de jogadas, e mais físico com lançamentos e finalizações em longa distância. A Raposa até que tentou, mas não conseguiu ampliar o placar e terminou a partida com gosto amargo: vitória fora de casa, mas desclassificação por saldo de gols.

O goleiro e ídolo do clube, Fábio, destacou a entrega da equipe e comentou a importância da partida e do desempenho para o futuro da equipe nos campeonatos.

—A equipe lutou, pressionou, jogou bem e graças a Deus a gente saiu com a vitória. A gente tem que pegar isso como lição para o nosso foco que o acesso.

Destaque no meio campo

O meio campista Régis, autor do único gol da partida contra a Caldense, tem sido peça importante para o esquema de Enderson Moreira. Atuando como um legítimo camisa 10, Régis tem sido o principal jogador celeste nesta retomada após as paralisações do futebol.

Régis foi anunciado em 17 de abril nas mídias sociais do Cruzeiro. Emprestado pelo Bahia, o jogador ajuda na construção das jogadas com passes precisos, infiltrações na defesa adversária e finalizações com perigo, o meio campo tem correspondido as expectativas da torcida desde a sua contratação.

Próximos confrontos

Agora, o Cruzeiro tem uma nova competição para disputar. A Taça Inconfidência terá início com as semifinais já definidas. Cruzeiro x Patrocinense e Uberlândia x Boa Esporte se enfrentam no próximo sábado (02), em jogo único. A final será realizada três dias depois.

O Campeonato Brasileiro da Série B começa no próximo dia 8 e a Raposa encara o Botafogo-SP. Já a Copa do Brasil ainda não tem data definida para retornar.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo