Cruzeiro

Cruzeiro é excluído do Profut; decisão não cabe recurso

Cruzeiro teve a exclusão do Profut confirmada em votação da Apfut Foto: Igor Sales/Cruzeiro

Em votação realizada, nesta quinta-feira (8), no plenário da Autoridade Pública de Governança do Futebol (Apfut), órgão que fiscaliza o cumprimento das regras estabelecidas pelo Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro  (Profut), a decisão de excluir o Cruzeiro do programa de refinanciamento de dívidas fiscais do governo federal foi tomada. 

                 

Por 6 votos a 4, a Raposa foi excluída definitivamente da entidade, por deixar de pagar impostos correntes e parcelas de refinanciamento. O ocorrido afetará de forma direta as finanças do clube mineiro. Isso porque, dívidas que poderiam ser pagas a longo prazo serão cobradas pelo governo em um período curto de tempo. Além disso, essa situação expõe o time celeste a possíveis bloqueios e penhoras de bens. 

Essa decisão, em plenário, é a última instância no que tange a Apfut. Por isso, segundo estabelecido nas regras do Profut, não há mais recursos possíveis para o Cruzeiro. 

Em nota oficial, o clube se pronunciou sobre a exclusão. Confira a nota na íntegra: 

Confirmamos que a APFUT decidiu por placar apertado (6×4), em assembleia no dia de hoje, manter a decisão que remete à Secretaria da Fazenda a comunicação que o Cruzeiro se mantém excluído do PROFUT, por não cumprir os requisitos e metas estipulados. O Cruzeiro, inclusive, confirma que nunca cumpriu os requisitos, de 2015 a 2019, período analisado no julgamento.  

Ainda sobre a decisão, mesmo que fosse positiva, não mudaria em nada a situação jurídica ou implicaria na volta do Clube ao PROFUT, já que nos encontramos excluídos por decisão da Receita Federal, o que é objeto de ação judicial. Essa decisão versa sobre os anos de 2015 a 2019.  

Mesmo lamentando a decisão, porque acreditava que a nova realidade pudesse permitir uma segunda chance e entendendo que a mesma não versa sobre a atual gestão, o Clube continuará trabalhando firme para a reinclusão no PROFUT e também permanecerá em negociações com a Fazenda Nacional para a resolução das suas dívidas. 

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo