Cruzeiro

Cruzeiro: O que esperar do técnico Enderson Moreira?

Técnico Endeson Moreira
Esporte News Mundo

Após demitir o Adilson Batista (15 de março) o Cruzeiro anunciou o Enderson Moreira (18 de março) como treinador. O time estrelado será a décima primeira equipe que Enderson irá comandar na carreira. Ele terá o compromisso de ajudar o time celeste a conseguir o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, e para tentar entender como será o trabalho do Enderson, analisamos algumas passagens dele por três equipes, em duas delas, ele usava com frequência seus laterais para chegar ao gol adversário. 

O estilo tático preferido do treinador é o famoso 4-2-3-1. No Goiás, equipe que ele ajudou a conquistar o título da Série B de 2012, usava essa formação. Era comum, no decorrer da partida, variar para o 3-4-1-2. O meio-campo esmeraldino não tinha muita habilidade com jogadas pelos flancos do campo, a solução era partir com os laterais para o ataque, funcionando como pontas. O lateral esquerdo Egídio, hoje no Fluminense, obteve grande destaque no time goiano com suas assistências em 2012. Ele chamou atenção do time estrelado e no ano seguinte virou jogador do Cruzeiro.  Enderson permaneceu no Goiás de setembro de 2011 até dezembro de 2013.

Em 2017 veio a conquista de mais um Campeonato Brasileiro da segunda divisão, dessa vez com o América-MG. O Coelho tinha bons laterais, mas nenhum deles com características ofensivas como o Egídio e Vítor do Goiás. Com laterais mais contidos, o América se destacou pela defesa, levou apenas 25 gols durante o campeonato. Quando perdia a bola se fechava. Era um ataque coletivo, sem muitos destaques individuais. Renan Oliveira, era quem armava as jogadas do Alviverde. Em junho de 2018, Enderson Moreira pediu demissão do clube mineiro para comandar o Bahia.

Em em abril do ano passado, Enderson foi para o Ceará, pegou o time já em andamento, e após ficar oito jogos sem vencer, foi demitido em outubro. Ele repetiu a escalação que gosta de trabalhar. Assim como no time esmeraldino, os laterais eram peças chaves para o Vozão de Enderson Moreira. Bruno pacheco atuava como um ponta, indo até o ataque. Já Samuel Xavier carregava a bola pelo meio distribuindo no ataque. Em sua primeira passagem ao Vozão, disputou 22 partidas, venceu 6, empatou 5 e foi derrotado 11 vezes, teve um aproveitamento de 34,8%. No início deste ano Enderson voltou ao Ceará quatro meses após a sua demissão. Permaneceu no cargo pouco mais de um mês, quando pediu a rescisão do seu contrato para assinar com o Cruzeiro.

Possível escalação no Cruzeiro

Com base nas características de Enderson, não seria surpresa ver o cruzeiro escalado assim em campo.

Na lateral-direita, Jean Raphael poderia ser o escolhido do técnico, já que além de jogar como volante ele também atua pela lateral direita. O técnico chegou a dizer que pretendia contar com os jogadores Edilson e Robinho no decorrer da temporada, mas por questões financeiras o clube rompeu o contrato dos dois atletas. Atualmente o comandante celeste tem um  plantel com 33 profissionais a sua disposição.

Essa não será a primeira vez que Enderson irá trabalhar no Cruzeiro, em 2007 ele passou pela categoria de base. Para ele retornar ao CEC é mudar de patamar:  “Satisfação enorme de voltar ao clube que me deu a oportunidade de mudar de patamar. Estou voltando para um lugar em que tenho muito carinho e respeito. Sei que é um momento complicado para o Clube, mas acredito que eu posso contribuir para que a equipe possa dar uma resposta positiva dentro de campo. Nosso objetivo é ter um time bem organizado e que sabe o que quer”, declarou ao site do Cruzeiro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo