Cruzeiro

Na era de pontos corridos, Cruzeiro é o primeiro time grande a não subir no ano seguinte ao descenso

Foto: Igor Sales/Cruzeiro

O Cruzeiro perdeu, por 1 a 0, para o Juventude, nesse sábado (16), em jogo válido pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e acabou com todas as suas chances de acesso à elite nacional. Assim, o time mineiro se tornou, na era de pontos corridos, o primeiro grande do futebol brasileiro a não voltar à Série A no ano seguinte a queda.

                 

Isso porque o formato em que os quatro primeiros colocados da segunda divisão sobem passou a ser disputado em 2006. Desde então, todos os times grandes que caíram para a Série B retornaram à elite no ano seguinte.

O primeiro deles foi o Atlético-MG, que subiu ainda no primeiro ano dos pontos corridos. Depois, em 2008, o Corinthians teve passagem curta pela pela Série B, conquistando o acesso e, inclusive, vencendo o campeonato. No ano seguinte, em 2009, foi a vez do Vasco conquistar o acesso e o título.

Em 2013, a Série B também recebeu a “visita” de um grande clube brasileiro: o Palmeiras. O time paulista voltou à elite também conquistando a taça. No ano de 2014, o Vasco voltou à elite novamente, dessa vez sem o título. Um ano depois foi a vez do Botafogo disputar a segunda divisão e voltar à Série A sendo campeão.

Em 2016, mais uma vez o Vasco arrancou o acesso. E, então, em 2017, o último grande conseguiu o acesso no ano seguinte à queda: o Internacional.

Atualmente em 14° lugar, com 44 pontos, o Cruzeiro vai, agora, em busca de eliminar todas as chances de queda à Série C, garantindo a sua permanência na segunda divisão do Campeonato Brasileiro para a temporada de 2021, ano do centenário do clube.

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo