Cruzeiro

Cruzeiro dá início a projeto de ‘moradia e autonomia’ com atletas do clube maiores de 18 anos

Denivys é um dos jovens jogadores do Cruzeiro que fazem parte do projeto "Moradia e Autonomia" Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O Cruzeiro anunciou, neste sábado (27), que o projeto “Moradia e Autonomia”, elaborado há cerca de dois meses, já está em prática pelo clube. A iniciativa faz parte do processo de formação integral de atletas, responsabilidade que a Raposa assumiu desde 2020, no qual o clube investe, apoia e incentiva a formação intelectual, social e humana de sua “joias”. 

                 

Agora, nesta nova etapa, o Cruzeiro incentiva que seus jogadores, desde que maiores de 18 anos, morem fora do centro de treinamentos. 

— O projeto Moradia e Autonomia começou a ser elaborado há dois meses. Ele surgiu da ideia de criar no atleta o desejo pela responsabilidade e pela formação da identidade. O jovem precisa aprender a se responsabilizar por pagar as suas contas, por saber os dias de vencimento e cuidar da limpeza da casa. Isso o torna ainda mais responsável dentro de campo —, explicou Heloísa Verçosa, assistente social das categorias de base do Cruzeiro. 

Segundo a assessoria do Cruzeiro, o atleta celeste que faz parte do projeto, além de ajuda financeira, tem apoio do serviço social e de psicologia do clube. 

— Esse projeto vem não só para trazer liberdade, mas responsabilidade. Tanto que o serviço social atua com o jovem nesse processo, aplicando testes de compatibilidade entre os atletas para ver com quem eles combinam mais. Nem sempre aquele que divide o quarto com você, é a pessoa que mais combina. Neste projeto trabalhamos com palestras mostrando para eles todas as armadilhas que essa suposta liberdade pode dar, como levar pessoas estranhas em casa ou a facilidade de comer mais bobagem. Damos a liberdade, mas mostrando que a vida do atleta é diferente. A psicologia e o serviço social fazem um trabalho bem amarrado para que eles não saiam de qualquer forma. 

De acordo com Heloísa Verçosa, o projeto é importante também para o desenvolvimento do jovem como atleta, principalmente no momento de transição para o futebol profissional. 

— Dentro de campo é necessário ter planejamento, autonomia e responsabilidade. O projeto foi feito exatamente para gerar nos atletas que já fizeram 18 anos esse tipo de ação e atitude. É algo de suma importância para a transição desse atleta ao departamento profissional. Ele chega com mais responsabilidade —, disse. 

O goleiro Denivys, que tem participado de treinos com o elenco principal, é um dos atletas do Cruzeiro que fazem parte do projeto.  

— Eu tenho que é que agradecer o tempo que morei na Toca, mas chega um momento precisamos amadurecer, e para crescer é preciso sair. É uma boa experiência para a vida, temos que ter mais autonomia e responsabilidade. Estamos na vida adulta e daqui para frente é pensar em criar uma família. Estou gostando muito, tenho que jogar lixo fora, fazer café da manhã e almoço, é uma nova vida —, comentou, mesmo sabendo que segue tendo toda as refeições do Centro de Formação Felício Brandi à sua disposição. 

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo