Cruzeiro

Cruzeiro tem retrospecto favorável, mas Vasco leva a melhor no histórico no Maracanã

Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

Pelo segundo ano seguido, os gigantes e tradicionais Vasco e Cruzeiro se encontram na Série B. No próximo domingo, às 16h, as equipes se enfrentam pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. E o objetivo de ambos é claro: o retorno à elite do futebol nacional. Mas, para se aproximar do líder, o Cruz-Maltino precisará vencer a Raposa, que está há 10 rodadas invicto na Série B, com nove vitórias, um empate e apenas uma derrota. Já pelo lado celeste, o time mineiro enfrentará o Gigante da Colina em pleno Maracanã lotado, já que 65 mil ingressos foram comercializados.

O retrospecto é favorável ao clube celeste: 37 vitórias, 33 empate e 31 derrotas, com 151 gols marcados e 129 sofridos. O primeiro encontro dos clubes, no Maracanã, foi há 55 anos, em 22 de março de 1967, pela Taça de Prata ou Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Robertão) – nomenclaturas antigas do Brasileirão dos anos de 1967 a 1970. O jogo terminou em igualdade no placar: 1×1.

+ Vasco avalia nomes de treinadores; André Jardine é o mais cotado para o cargo

Dos 101 jogos entre Cruzeiro e Vasco, 62 foram pelo Campeonato Brasileiro, oito na Copa do Brasil, seis na Copa Libertadores, duas na seletiva da Copa Libertadores, dois na Série B e 22 em amistosos. Sexto maior artilheiro da história celeste, com 163 gols, Marcelo Ramos foi quem mais balançou a rede vascaína, em cinco oportunidades. Porém, o maior artilheiro do confronto é o ex-jogador do Vasco Romário, com 7 gols.

+ Cruzeiro ganha mais de mil novos sócios em menos de 24h e se aproxima de 60 mil associados

A única final entre os dois clubes terminou com vitória do Gigante da Colina: 2 a 1, no estádio Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro de 1974. Partida polêmica e, até hoje, a torcida celeste lamenta o erro do árbitro Armando Marques, que anulou um gol legítimo de Zé Carlos no fim do segundo tempo. O Cruzeiro precisava de um empate para ser campeão. Esse jogo marcou também o maior público do confronto. Na ocasião, 112.933 pessoas acompanharam a vitória do Vasco.

Pela Série B, os clubes se enfrentaram em duas ocasiões, ano passado. O Cruzeiro derrotou o Vasco por 2 a 1, em 24 de julho, pela sexta rodada. Já no segundo turno, sem chance de acesso para ambos, o jogo ficou empatado por 1 a 1, no dia 19 de setembro.

Apesar do grande número de confrontos na história, os jogos no Maracanã entre Vasco e Cruzeiro são raros. Apenas dez partidas entre as equipes foram disputadas no estádio. E, se a Raposa tem retrospecto favorável no geral, o Cruz-Maltino é quem leva a melhor nos números dentro do Maraca. São cinco vitórias do time carioca, contra uma dos mineiros e quatro empates.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube

A última partida entre as equipes no Maracanã aconteceu em um ano marcante para os dois clubes, mas por motivos diferentes: 2013. Na ocasião, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, a Raposa já tinha o título garantido e enfrentou um Cruz-Maltino desesperado na luta contra o rebaixamento. E os donos da casa levaram a melhor por 2 a 1, com gols de Edmilson e Thalles, enquanto Paulão descontou para o time celeste. O resultado, no entanto, não foi suficiente e, no fim da competição, o Gigante da Colina acabou rebaixado.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo