Cruzeiro

Cruzeiro vence, mas apresenta fragilidades em campo e preocupa para sequência da temporada

O Cruzeiro encontrou dificuldades no jogo deste sábado para infiltrar na defesa do Pafrocinense Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Apesar do placar elástico e da vaga garantida na final do Troféu Inconfidência, o Cruzeiro encontrou algumas dificuldades em campo, principalmente no setor ofensivo. Isso porque o início intenso do time, fez com que o adversário se fechasse, deixando poucos espaços para a Raposa.

                 

E foi aí que o time celeste apresentou a sua primeira fragilidade no jogo e, talvez, para a sequência da temporada: dificuldade em furar o bloqueio do time de Patrocínio.

E justamente por isso, o primeiro tempo da Raposa foi apagado e sem muita efetividade. O Cruzeiro tentou, mas as infiltrações paravam na defesa do Patrocinense, que mantinha seus dez jogadores de linha na defensiva, um verdadeiro bloqueio.

EXCESSOS DE BOLAS ALÇADAS NA ÁREA

A opção foi mudar o estilo tático e, mesmo não jogando bem, a equipe celeste soube jogar e se adaptar ao que a partida pedia, e passou a usar dos lados do campo para atacar. A mudança fez efeito, já que na etapa complementar, a Raposa abriu e ampliou o placar, com três gols de cabeça.

Mas, mesmo com cabeceios certeiros em três oportunidades, o Cruzeiro apresentou outra deficiência: excesso de bolas alçadas na área. A partir do momento em que o time precisou usar as laterais do campo, inúmeras tentativas de ataque culminaram em cruzamentos altos na área adversária. Porém, o setor ofensivo não conseguiu aproveitar, seja por falta de preparo físico ou por pura característica dos jogadores em campo.

Talvez, neste sentido, Marcelo Moreno tenha feito falta em campo. Centroavante nato, o atleta é o típico jogador que espera a redonda na área e, além de “faro de jogo”, o porte físico do atleta o mantém sempre vivo nas jogadas. No entanto, também não se sabe, já que o “Flecheiro Azul” tem apresentando desconfortos musculares.

PREOCUPANTE?

Tendo em visto as duas fragilidades apresentadas neste 3 a 0 contra o Patrocinense, o técnico Enderson Moreira talvez tenha uma dor de cabeça futura. Isso porque o time tão logo irá estrear na Série B do Campeonato Brasileiro, e precisa fazer uma boa temporada para garantir o acesso à Série A.

Mas, não só por isso. Os times que normalmente disputam a Série B, são elencos acostumados a jogar fechado. Por isso, a dificuldade em infiltrar na defesa adversária tende a ser fator preocupante neste início de temporada.

Além disso, a busca pelo acesso a elite do futebol costuma colecionar boas disputas físicas. Dentro da área e no alto, isso pode dificultar ainda mais. Se essa foi a saída encontrada pelo Cruzeiro contra o Patrocinense, mesmo não aproveitando todas as oportunidades, na Série B, este pode vir a ser um problema para Enderson.

Mas, apesar de reconhecer que o time ainda não está pronto, o treinador celeste afirmou após o jogo deste sábado, a beira do campo, que o time está preparado para a sequência da temporada.

— A gente está preparado, falar que está pronto é ousadia para qualquer treinador falar. A gente está preparado e estamos nos esforçando o máximo. Mas, estamos preparados para estrear na Série B —, disse Enderson Moreira.

IMPROVISOS

Outro aspecto, que chamou a atenção no jogo deste sábado, foi a improvisação de jogadores em posições nas quais não atuam ou não desempenham funções de forma exemplar. Foi o caso do jovem de ouro da base Maurício. O atacante que vem sendo peça fundamental no elenco celeste jogou de ponta-esquerda, aberto e lançando bolas na área. Apesar do gol e da boa partida feita pelo jogador, Maurício não chegou nem perto de dar o seu melhor. Improvisado e fazendo um papel que não condiz muito com o estilo de jogo do atleta, Maurício talvez tenha tido seu estilo de jogo limitado.

Felipe Machado também não jogou em sua posição de origem e, talvez por isso, não tenha desempenhado sua função perfeitamente. O jogador, conhecido pelo bom chute, atuou de lateral-direito e só apareceu para o jogo quando começou a usar de suas características para fazer boas triangulações com Stênio.

Alerta ligado em mais um ponto. E, por isso, Enderson tende a enfrentar problemas, também, neste quesito, com atuações limitadas e influência em resultados. Neste contexto, parece que a hora de seguir com as negociações em andamento e procurar demais possíveis reforços, já pensando na sequência da temporada, chegou.

Para saber mais sobre Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Cruzeiro: 'Pressa', mau jogo de pontas e excesso de cruzamentos acendem alerta logo em estreia na Série B - Esporte News Mundo

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo