Atlético-MG

Cuca fez apenas um trabalho consistente desde que deixou o Atlético-MG, em 2013

Foto: Bruno Cantini / Atlético

O técnico Cuca está próximo de ser anunciado pelo Atlético-MG como comandante para a temporada 2021. O treinador estava no Santos, o qual deixou alegando problemas pessoais, e vem para o Galo substituir o argentino Jorge Sampaoli, que deixou o Atlético para treinar o Olympique de Marselha, da França. O treinador chega com desaprovação de boa parte da torcida por conta de ser um condenado por estupro quando ainda era jogador, em 1987, mas também por não ter apenas um bom trabalho desde que deixou o alvinegro, em 2013.

Cuca deixou o Atlético de forma conturbada, ao avisar os jogadores e dirigentes antes da semifinal do Mundial de Clubes que sairia após o torneio, o que pra muitos, incluindo para o então presidente Alexandre Kalil, foi um fator importante para o Galo sair derrota ainda nas semifinais. O treinador deixou o Galo para treinar o Shandong Luneng, da China. No país asiático, venceu a Copa da China em 2014 e a Supercopa 2015, mas foi bastante irregular ao longo dos dois em que esteve por lá, não conquistando o que era mais desejado, que era a Superliga Chinesa.

Na volta ao Brasil, seu último trabalho de grande eficiência, quando levou o Palmeiras ao título Brasileiro em 2016, realizando 53jogos, vencendo 30, 11 empates e 12 derrotas. Deixou o clube no fim daquele ano, alegando problemas pessoais, mas retornou meses depois, em maio de 2017, sem conseguir o mesmo sucesso, deixando novamente o Verdão já em outubro, com apenas 16 vitórias em 34 jogos.

Seguiu em São Paulo na temporada 2018, mas no litoral, no comando do Santos, onde teve apenas 10 vitórias em 26 jogos, sendo obrigado a deixar o futebol no fim daquele ano por problemas cardíacos. Mas já em abril de 2019, assumiu o São Paulo, onde teve o pior desempenho desses últimos anos, com apenas nove vitórias em 26 jogos, sendo demitido em setembro daquele ano.

O último trabalho foi novamente no Santos, onde retornou em outubro de 2020, pouco depois da volta do futebol após a pausa que a pandemia causou. Recebeu um time vice-campeão brasileiro, que só não venceu pois o Flamengo estava em um ano mágico. Consegui chegar à final da Copa Libertadores, na qual foi derrotado para o rival Palmeiras. No Brasileirão, terminou apenas em 8°, quase fora da Libertadores. Foi uma trajetória com números parecidos, sendo 46 jogos, 18 vitórias, 15 empates e 13 derrotas. Cuca é hoje, o pior treinador (em números) dos que fizeram ao menos 50 jogos na história do Santos:

Torcedor do Santos registrou os dados que indicaram Cuca como o pior treinador, em números, da história do clube

Cuca inclusive fez um trabalho bastante abaixo do que Sampaoli em 2019. É verdade que o brasileiro teve um time diferente em relação ao argentino. Mas Cuca perdeu, em qualidade, apenas com Sanchez (lesionado) e Jorge (terminou o empréstimo), fora isso, teve uma equipe tão competente quanto, ou até mais, já que Marinho e Soteldo estavam muito mais inspirados em seu mandato.

By: SofaScoreBR

*Os dados da matérias foram coletados no site OGol

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo