Atlético-MG

Emoção por falecido filho, milagre de São Victor, treta com Klopp e mais: as curiosidades do novo treinador do Atlético-MG

Foto: Divulgação / Monterrey

O Atlético-MG anunciou a contratação do técnico argentino Antonio “Turco” Mohamed. O treinador, que também é ex-jogador, é um dos maiores ídolos do Huracán-ARG, fez sucesso no México e é um exímio colecionador de histórias no futebol, das engraçadas, passando pelas polêmicas até as emocionantes. Saiba mais sobre as curiosidades do novo comandante atleticano.

                 

+ Novo reforço do Atlético, Godín treinou no CT do clube em 2019 e se impressionou

PROMESSA AO FILHO FALECIDO
Em 2006, já aposentado e com a vida de treinador no início, Mohamed foi até a Alemanha com o filho Farid, de nove ano, para assistir a Copa do Mundo daquele ano. Após ver a eliminação da Argentina para os donos da casa, Mohamed estava no caminho para o aeroporto quando um carro em alta velocidade atingiu o carro em que ele estava com o filho. Farid não resistiu ao acidente e acabou falecendo.

Abalado, o “Turco” havia feito duas promessas ao filho, a de seguir no futebol, que cumpriu e cumpre até hoje, e a de vencer o maior título nacional com o time do coração de Farid, o Monterrey. Em 2017, treinou o Monterrey pela primeira vez e venceu a o Apertura da Copa MX, mas ainda não era o título prometido ao filho. Saiu em 2018, mas voltou em 2019, para tentar cumprir a promessa novamente. E conseguiu.

No dia 29 de dezembro, após vencer o jogo da ida da final do Campeonato Mexicano, contra o América, por 2 a 1 e perder a volta pelo mesmo placar, venceu a competição nos pênaltis e finalmente cumpriu a promessa que fez ao filho. Mohamed não se segurou e caiu em lágrimas logo após o título ser confirmado. Ao longo do torneio, carregava com ele um terço, para ter o filho por perto.

Confira toda a história com mais detalhes

MILAGRE DE SÃO VICTOR
Em um dos grandes capítulos da história do Atlético-MG, Mohamed esteve presente. Em 2013, quando o Atlético encarou o Tijuana-MEX nas quartas de finais da Libertadores, o “Turco” era o treinador da equipe mexicana. Sendo assim, viu de pertinho a história defesa de São Victor, que marcou a conquista da primeira Libertadores do Galo, conquistada naquele ano.

Agora gerente de futebol do Atlético-MG, Victor é constantemente homenageado pela histórica defesa contra o time de Mohamed – Foto: Pedro Souza / Atlético

AMOR AO HURACÁN E POLÊMICAS
Antonio Mohamed é um torcedor fanático pelo Huracán, da Argentina, isso ele nunca escondeu de ninguém. Atuou e comandou o time do coração. Atacante, foi dele, inclusive, o gol que recolocou o Huracán na primeira divisão argentina, em 1990. Como treinador, comandou a equipe de graça em 2005, tendo mais três passagens pelo Globo (apelido do Huracán), sendo uma delas em 2007, recolocando a equipe na primeira divisão novamente.

Mohamed também já treinou e atuou por rivais do Huracán, como Boca Juniors e Independiente. Como jogador, jogou no Boca e teve sua passagem encerrada justamente em um jogo contra o Globo, quando foi acusado de não marcar um gol de propósito após receber uma bola na área.

“Quem vai me falar de lealdade ao Huracán, se jamais teve a bola quicando na sua frente em plena Bombonera e a tocou para trás?” – Antonio Mohamed quando chegou para treinar o Huracán

Como treinador, comandava o Independiente na temporada 2010/2011. A polêmica se dá quando ele escalou uma equipe completamente para encarar o Huracán, que lutava contra o rebaixamento e venceu. No entanto, no returno, a equipe de Mohamed goleou o Globo e o treinador viu, pouco tempo depois, seu time do coração ser rebaixado novamente.

BRIGA COM KLOPP
Mohamed disputou o mundial de clubes de 2019 com o Monterrey, que era o campeão da Concacaf. Na semifinal, no duelo contra o poderoso Liverpool, o qual o “Turco” não venceu barato a derrota e foi sofrer o revés apenas no último lance, ele entrou em forte discussão o técnico dos ingleses, Jurgen Klopp. Os treinador se xingaram na beira do campo e provocavam um chamando o outro para uma briga, mas foram acalmados pelo quarto árbitro.

OUTRAS CURIOSIDADES DE ANTONIO “TURCO” MOHAMED

  • Foi campeão da Copa América de 1991 como jogador da Argentina
  • Foi campeão da Copa Sul-Americana 2010 vencendo o Goiás e comandando o Independiente
  • É argentino, naturalizado mexicano, com descendência sírio-libanesa e tem um apelido de Turco
  • Foi eleito o melhor treinador do México em 2015 e em 2016
  • No Celta de Vigo, treinou Junior Alonso, que recém-deixou o Atlético para jogar no futebol russo
  • Conhecido por ser bem enérgico, parecido com o ex-Atlético Sampaoli

O “Turco” chega para comandar o Atlético-MG após Cuca ter pedido para deixar o clube. O Galo é o atual campeão Brasileiro e da Copa do Brasil e Mohamed tem a difícil missão de manter o alto nível da equipe.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo