Futebol Internacional

Da desconfiança ao título incontestável: a temporada campeã do Real Madrid

(Foto: Divulgação/Real Madrid CF)

É CAMPEÃO! O Real Madrid Club de Fútbol é o grande vencedor do Campeonato Espanhol de 2019/20. O título veio após a vitória contra o Villarreal pelo placar de 2 a 1 nesta quinta-feira (16) no Alfredo Di Stéfano. Benzema marcou os dois gols do 34º título espanhol da história do Real Madrid.

CONTRATAÇÕES BADALADAS E DESCONFIANÇA

Na segunda temporada sem Cristiano Ronaldo, um dos maiores nomes da história do clube e do futebol mundial, o Real Madrid conheceu um mundo onde, aparentemente, não era mais tão favorito como antes. Na temporada anterior, a primeira sem Cristiano, os Merengues faturaram apenas um título, o Mundial de Clubes da FIFA. No Campeonato Espanhol, terminou em terceiro lugar, sendo eliminado na Liga dos Campeões nas oitavas de final pela sensação do torneio da época, o Ajax, sendo goleado dentro do Santiago Bernabéu.

As contratações do Real foram caras. Somente no início da atual temporada, o clube gastou cerca de 300 milhões de euros em novos jogadores. Entre eles, a estrela do Chelsea, Eden Hazard. O belga chegou como uma espécie de “substituto” para a posição de Cristiano Ronaldo. As outras contratações mantiveram um padrão parecido: jovens com grande potencial. Rodrygo, ex-Santos, Reinier, ex-Flamengo, além de Éder Militão, Ferland Mendy e Jovic.

A pré-temporada Madrilenha não foi das melhores. Teve, inclusive, uma derrota terrível para o rival Atlético de Madrid, por 7×3, em jogo disputado nos Estados Unidos.

A TRAJETÓRIA

O início do Campeonato Espanhol foi marcado por regularidade. A equipe de Zinedine Zidane vinha fazendo bons jogos no início da temporada. Apesar de empates considerados ruins, a equipe merengue se manteve invicta até 9ª rodada, quando foi derrotada pelo Mallorca, fora de casa.

O Real Madrid reagiu com goleada na rodada seguinte; 5 a 0 sobre o Leganés. Nas rodadas seguintes, uma sequência de quatro vitórias consecutivas, que fora interrompida por três empates seguidos. Dentro do Campeonato, o time comandado por Zidane via o rival Barcelona se manter na liderança da competição por várias rodadas.

Um detalhe fundamental na conquista do título foi o confronto direto contra os Culés. O Real Madrid não perdeu para o Barcelona na La Liga, empatando em 0 a 0 no primeiro turno fora de casa e vencendo por 2 a 0 como mandante, no returno do Campeonato.

PARALISAÇÃO DA PANDEMIA E AUSÊNCIA DO BERNABÉU

O mês de março foi marcado pelo surto do novo coronavírus pela Europa. Países como Itália, Espanha e Reino Unido foram fortemente afetados, com um alto número de infecções e mortes. A pandemia na Europa forçou os governos a adotarem o fechamento total temporariamente, para evitar o alastramento da nova doença.

Com isso, o futebol ficou paralisado entre março e junho, e a volta do esporte mais popular do mundo veio sem a presença de público nos estádios, por questões de segurança sanitária.

A paralisação, no entanto, fez com que as obras da casa merengue, o Santiago Bernábeu, acelerassem. A ideia do clube é de que a reforma do estádio seja concluída até a temporada 2022/23. Até lá, o Real Madrid seguirá jogando no Alfredo Di Stéfano, casa da equipe B dos blancos.

VOLTA TRIUNFAL E TÍTULO

O futebol voltou na Espanha em 11 de junho e o Real Madrid venceu todos os 10 jogos desde o retorno e se sagrou campeão ao ganhar do Villareal por 2 a 1. A equipe de Zidane marcou 19 vezes desde a volta do campeonato e sofreu apenas quatro gols, sacramentando também o excelente desempenho defensivo dos merengues na temporada.

BENZEMA DECISIVO

Sem dúvidas, o grande nome do Real Madrid na temporada 2019/20 foi Karim Benzema. Um dos maiores artilheiros da história do clube, o francês já tem seu nome cravado em Madri. Porém, na conquista do título da atual temporada, o camisa 9 merengue foi mais do que um mero centroavante. Ajudou na construção, recomposição, além de passes decisivos e gols importantes para sua equipe.

Outros destaques da equipe madrilenha são do setor defensivo. Mais uma vez, Sergio Ramos fez uma grande temporada na defesa do Real. Ídolo incontestável, o zagueiro mostrou o porquê de ainda ser um dos melhores do mundo na posição. Além disso, mostrou frieza e categoria nas cobranças de pênalti. Menções honrosas também para o excelente campeonato do goleiro belga Courtois, do zagueiro Varane e do volante brasileiro Casemiro, que é um dos pilares de equilíbrio do time.

MAIS UM PRA CONTA!

A conquista do Espanhol em 2019/20 foi o 34º título nacional do Real Madrid. Os merengues abriram uma vantagem em relação ao rival Barcelona, que possui 8 títulos do certame. O troféu para o Real se mostra importante, tendo em vista a ausência de hegemonia do clube na Espanha na última década, tendo conquistado a La Liga apenas duas vezes entre 2010 e 2019, sendo campeão em 2011/12 e em 2016/17. Mesmo com o domínio catalão no torneio nacional nos anos 2010, os merengues seguem sendo os maiores campeões espanhóis.

1 Comment

1 Comments

  1. Pingback: Time sólido, Benzema em alta e efeito Zidane: as armas do Real Madrid para conseguir a virada

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo