Dado Cavalcanti pede calma para mudar: ‘Não podemos nos desesperar’

Foto: Felipe Oliveira/ECB

Na estreia de Dado Cavalcanti pelo elenco profissional do Bahia, a equipe perdeu por 2 a 1 em casa para o Internacional. Foi a sexta derrota consecutiva na Série A do Brasileiro. O Bahia chegou a 48 gols sofridos em 27 jogos, Dado foi perguntado sobre mudanças no sistema defensivo que vem sofrendo tantos gols, mas o técnico pediu paciência.

                 

– Para o jogo de hoje, eu estava bem limitado em relação a escolhas. A equipe inteira, não foi só atrás, para a equipe inteira. Então teremos um intervalo de dias importante para os próximos dois jogos. Acho isso importante para fazer ajustes, correções, testar, quem sabe, formações diferentes. Mas não podemos também nos desesperar e sair trocando todas as peças possíveis, porque não necessariamente a troca de peças vai trazer o efeito esperado. Mas eu vou sempre julgar, avaliar bem cada momento específico, cada jogo, cada resposta. E buscar as soluções para que a nossa equipe tenha um sistema defensivo mais consistente como um todo – explicou Dado.

Dado avaliou os pontos positivos e negativos da equipe tricolor no confronto e destacou o ‘deslize’ que provocou no segundo gol da equipe gaúcha, marcado por Thiago Galhardo.

– Nós vamos tentar buscar os ajustes necessários. Eu tenho falado que o sistema defensivo é um todo, não dá para culpar um ou outro atleta. A equipe como um todo… Quando perde, perde todo mundo. Quando toma um gol, toma todo mundo. Hoje, exclusivamente, lamentei um pouco o início nosso do segundo tempo, que nós voltamos um pouco sonolentos demais e sofremos uma pressão desnecessária de um adversário que estávamos jogando de igual para igual. Neste deslize, acabou acontecendo o segundo gol muito rápido. Isso prejudicou demais o andamento de todo o jogo. Mas vamos buscar as explicações e, mais importante, buscar as soluções para os problemas – afirmou

O novo técnico aprovou a atuação do meio-campo baiano. Apesar de menos proteção defensiva, a equipe criou mais chances com o avanço do volante Gregore.

– Tivemos uma boa participação do meio. O meio trouxe, para mim, uma resposta boa, que eu entendo que fez com que a nossa equipe crescesse. Talvez não tenhamos tanta proteção defensiva, mas apenas ficamos vulneráveis quando saímos demais para o ataque e deixamos muito espaço para os nossos adversários nos contra-ataques. O Douglas fez uma grande partida hoje, teve uma participação efetiva, principalmente, nos contra-ataques que nós cedemos ao nosso adversário. O que fizemos de apresentação hoje não foi o suficiente para conseguirmos o resultado esperado, mas foi um primeiro passo em cima de uma modificação de desenho, de postura, para que a gente consiga, na sequência, buscar o resultado o quanto antes. Porque acaba incomodando sempre, os triunfos não vêm, o sistema defensivo… E acaba se repetindo a cada insucesso. Então primeiro temos que voltar a vencer para termos um pouco mais de confiança, para voltar para o campeonato, porque nós estamos hoje em stand-by, digamos assim – afirmou.

Dado ainda elogiou a atuação de “Índio” Ramírez. O colombiano de 23 anos foi o autor do gol tricolor na partida, além de participar bem ofensivamente no jogo.

– O Ramírez contribui muito ofensivamente, é um cara extremamente lúcido, está bem confiante. Acaba sendo o cara da última bola, como também é o cara que oferece aos nossos companheiros uma condição de gol. Hoje ele teve mais uma boa participação tanto no primeiro tempo quanto no segundo. Acabou cansando, sentindo desgaste, cãibras. Aumentando também a rotatividade na nossa equipe. Ele vai ganhar um pouquinho mais de condicionamento de jogo, vai começar a suportar mais com alta intensidade os 90 minutos. E, quem sabe, pode contribuir um pouco mais.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo