Cruzeiro

Dalai Rocha, ex-presidente do Cruzeiro, escreve carta aberta a Sérgio Santos Rodrigues: ‘O barco continua à deriva’

Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

O ex-presidente do Cruzeiro, Dalai Rocha, que esteve à frente do clube como presidente interino entre 2019 e 2020, após a renúncia de Wagner Pires de Sá, escreveu uma carta aberta ao atual dirigente celeste, Sérgio Santos Rodrigues, que assumiu o comando administrativo da Raposa em 2020. Na carta, Dalai Rocha expressou sua opinião sobre a atual gestão. 

Ele se disse confiante e esperançoso no início do mandato de SSR, porém, declarou que um ano se passou e nada mudou, com o “barco” seguindo “à deriva”. A carta aberta do ex-presidente Dalai Rocha foi pulicada em sua coluna “Quintal do Dalai”, hospedada no Portal Uai. Na carta aberta, de forma cronológica, Dalai Rocha destacou sua esperança inicial e contou como as “fichas apostadas” no clube não tiveram resultado. 

Além disso, Dalai Rocha fez um pedido a Sérgio Santos Rodrigues: o de que ele não tentasse permanecer à frente do clube por mais tempo do que o indicado pelo Estatuto. Já que o mandato de SSR termina em 2023, o ex-presidente do Cruzeiro pediu que o então dirigente celeste permaneça apenas por este tempo, no máximo.  

Veja também: Cláusula impede Cruzeiro de utilizar Matheus Barbosa contra o Avaí; entenda

Ainda, Dalai pediu que o atual presidente assumisse os erros e apresentasse uma prestação de contas sobre os gastos recentes. Segundo o ex-presidente, com atitudes assim, milhões de corações celestes voltarão a bater com mais ímpeto pelo clube. Uma sequência de pedidos foi feita, inclusive, para que o clube fosse “limpo dos bandidos”. Confira a carta na íntegra: 

Desculpe-me, mas a calamitosa situação em que está o Cruzeiro exige franqueza:  

Em longa entrevista, quinta-feira, com a conhecida facilidade de se expressar, o senhor mais uma vez falou muito e não disse nada que a Nação Azul queria ouvir. De louvar-se, apenas o reconhecimento da crescente rejeição ao seu nome. Já é um progresso, ante a postura anterior de prepotência, autossuficiência e não precisar de nada, enquanto tudo piora. Quando de seu primeiro mandato eletivo, aplaudi a coragem de bater no peito e dizer aos jogadores: “Façam o seu trabalho dentro do campo. Aqui fora, cuido eu”. Passei a defender a tese de que todas as fichas de esperança deveriam ser jogadas na sua administração. Me inscrevi e incentivei que outros se inscrevessem no Sócio Diamante. Os interesses do Cruzeiro deveriam superar tudo, inclusive atos nebulosos no relacionamento com o Conselho Gestor, isto era e é pequeno ante a tarefa de soerguer este Gigante caído.  

Veio o seu segundo mandato eletivo e, infelizmente, nosso barco continua à deriva. Um ano e meio beirando a zona de rebaixamento da Série B. O senhor se limita a projetar, para a torcida agoniada, a presença de assessorias internacionais em sua administração. A imagem que me vem, sempre, nestas oportunidades, é a de um paciente ferido gravemente por uma espada no peito, sangrando, sendo assistido por um nutricionista que lhe prescreve cardápio com restrição para carboidratos. 

Nesta hora difícil do Cruzeiro, indo pessimamente pela segunda vez na Série B, o senhor batendo absurdos índices de rejeição, sabe o que é urgente?  

Vou dizer: 

PRIMEIRO:  Considerando-se que o senhor está em seu segundo mandato e que o Estatuto proíbe o terceiro, sucessivo, faça um comunicado informando que abandonará o casuísmo que tentou no malfadado projeto de reforma estatutária. Por ele, o senhor pretendia que o seu primeiro mandato, por ser tampão, não fosse considerado como impeditivo para a sua “reeleição” em 2023. Com este esclarecimento, tenho certeza, o senhor trará de volta milhões de corações azuis a bater pelo Clube, sem o receio de que vitórias sejam interpretadas como incentivo a um matreiro terceiro mandato. 

Em sua última entrevista, o senhor disse que espera estar à frente do Cruzeiro PELO MENOS até 2023. Isto sugere possibilidade de tentar novo casuísmo, pra ficar até 2026. Não faça isto, por favor.  Manifeste-se de modo claro, induvidoso, de que, conforme dispõe o Estatuto, está ciente e de acordo que sua permanência à frente do Cruzeiro irá NO MÁXIMO até 2023, caso não haja elevada composição com grupo de salvadores da Pátria, antecipando a sua saída altruística. 

SEGUNDO: Afastado o temor do continuísmo, abra-se à ajuda de quem sabe e pode. Deixe as rusguinhas de lado e convoque os vários grupos que se organizam agora em torno de propostas sérias, factíveis, visando arrecadar recursos a curto prazo, para que o Cruzeiro saia da UTI. Aplaque a vaidade, coloque o ego pra escanteio e sente-se com eles em uma ampla mesa redonda. Ouça mais e fale menos. Desarme-se de seus preconceitos. 

TERCEIRO: Limpe o Clube dos bandidos. Ninguém consegue mexer com carvão sem sujar as mãos. 

QUARTO: Cumpra, finalmente, a norma impositiva de nosso Estatuto e afaste os Conselheiros remunerados, sem exceção, doa a quem doer; 

QUINTO: Promova debates amplos e esclarecedores antes desta apressada Assembleia Extraordinária convocada inicialmente para o próximo dia 26 e agora remarcada para 2 de agosto para aprovação do projeto de Clube Empresa. O tema é grave e complexo demais pra ser enfiado goela abaixo dos conselheiros. 

SEXTO: Apresente uma prestação de contas clara, objetiva, sobre a situação da sede da rua Timbiras e da nova, instalada no Boulevard Shopping. Quais os custos de uma e outra? 

SETIMO: Apresse o Jurídico para promover logo o Condomínio de Credores na Justiça do Trabalho. Não podemos aguardar mais. 

OITAVO: Para sacramentar a nova fase propositiva, admita seus erros e/ou enganos, que não foram poucos. Especialmente, faça mea-culpa quanto aos atletas de divisões de base que perdemos porque seus passes pertencem a agentes “não amigos”. Penitencie-se por Deivid. O interesse do Cruzeiro tem de prevalecer. 

Presidente faça isto depressa por favor. Com coragem pra desagradar grupos de “tapinhas nas costas” e apoiadores ficha-suja. Sem meias palavras. Surpreenda-nos, mostrando sociabilidade, e se surpreenderá com um batalhão de gente boa que quer ajudar o Cruzeiro a se levantar. Só espera um sinal animador. 

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo