Cruzeiro

Dança das cadeiras: relembre os laterais que chegaram e saíram do Cruzeiro em 2020

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro.

Poucas posições deram tanta dor de cabeça para os técnicos do Cruzeiro quanto as laterais. Foram vários investimentos ao longo dos últimos anos, em busca de um jogador que se firmasse na posição. E a temporada de 2020 não está sendo diferente. Entre chegadas e saídas, onze laterais passaram pelo elenco da Raposa neste ano, sendo que o anúncio mais recente é o de Giovanni, jogador experiente que será da equipe até o fim de 2021.

                 

E ainda pode vir mais por aí. O Cruzeiro aguarda uma resolução do Tribunal de Justiça Desportiva sobre a redução da suspensão do lateral direito Daniel Guedes, pego no doping em setembro do ano passado. Caso a decisão do TJD seja positiva, a Raposa tentará avançar nas negociações com o Santos pelo atleta.

Confira um recap dos laterais que chegaram e saíram do Cruzeiro em 2020

Quem chegou

Giovanni

O novo reforço do Cruzeiro chegou em Belo Horizonte com a benção do comandante celeste. “Tive muito sucesso trabalhando com o Enderson em outras equipes e ele sabe utilizar meu lado ofensivo, participando das jogadas ofensivas, dando liberdade para entrar na área”, disse o jogador ao canal do Cruzeiro. Esta será a terceira vez que Enderson Moreira e Giovanni trabalham juntos. 

Raúl Cáceres

A contratação do lateral direito Raul Cáceres foi anunciada pela Raposa no final de junho, poucas semanas após rescisão de Edílson. O jogador paraguaio veio por meio de um empréstimo de dois anos, durante o qual o Cerro Porteño será responsável por pagar 60% do salário. Essa não é a primeira passagem de Cáceres no Brasil. Ele foi contratado pelo Vasco no começo do ano passado, mas acabou perdendo a posição para Yago Pikachu. 

Saiba mais: De regular no futebol paraguaio à decepção no Vasco: conheça Raúl Cáceres, novo reforço do Cruzeiro.

Jean

Mais um jogador experiente que chegou por empréstimo. Jean foi anunciado pelo Cruzeiro no começo de março, depois de passar um 2019 bem apagado no Palmeiras com apenas 11 partidas. Técnico e extremamente versátil, o lateral direito de 33 anos já demonstrou que pode atuar facilmente como primeiro volante. 

João Lucas

O lateral esquerdo de 29 anos chegou no Cruzeiro por meio de um pedido feito pelo então treinador, Adílson Batista. A dupla tinha trabalhado junta no final do ano passado, durante a curta passagem do técnico pelo Ceará. Com a camisa do Vozão, João Lucas era o dono da posição. Mas o atleta não conseguiu ter o mesmo desempenho com o uniforme azul celeste. Apesar de ser o lateral esquerdo com mais jogos pela equipe nesta temporada, João vem sendo criticado por alguns torcedores desde o começo da sua passagem, que não o perdoaram nem no dia do seu aniversário.

Quem saiu

Edílson

Apontado como um dos principais responsáveis pelo rebaixamento inédito do Cruzeiro, Edílson foi um dos poucos jogadores que continuaram no elenco para esta temporada. O lateral chegou em 2018, a pedido de Mano Menezes, mas nunca respondeu à altura do investimento. Apesar de ter aceitado reduzir o salário para continuar na equipe, Edílson teve o seu contrato rescindido no começo de junho. Ao todo, foram 75 partidas, 3 gols, dois Campeonatos Mineiros (2018 e 2018), uma Copa do Brasil e muita confusão.

Leia mais: Indisciplina, polêmicas e muita dor de cabeça: uma anatomia da passagem de Edílson pelo Cruzeiro.

Egídio

Protagonista nos bons e maus momentos do time, Egídio é mais um dos medalhões que se despediram da Toca da Raposa no começo do ano. O lateral-esquerdo foi uma das principais peças da conquista do bicampeonato brasileiro (2013 e 2014) e da Copa do Brasil (2018), mas com vários altos e baixos que renderam diversas críticas por parte da torcida. Em janeiro, a Raposa rescindiu o contrato de Egídio, que assinou logo em seguida com o Fluminense.

O melhor momento de Egídio em 2019 foi em janeiro, quando emplacou o meme “Piscininha amor”. Foto: reprodução/Redes Sociais.

Orejuela

O lateral colombiano chegou ao Cruzeiro no começo de 2019, emprestado pelo Ajax. Orejuela correspondeu bem em campo, com atuações sólidas que foram dando cada vez mais espaço e protagonismo ao atleta. Ao todo, foram 35 partidas, 2 gols e uma convocação para a seleção do seu país. Mesmo com a campanha do rebaixamento e o empréstimo ao Grêmio para essa temporada, o atleta segue nos planos da equipe. O Cruzeiro comprou 50% dos direitos de Orejuela em dezembro, quando assinou um contrato com o lateral até o fim de 2023.

Rafael Santos

Jogador da base celeste, o lateral esquerdo Rafael Santos faz parte do time profissional da Raposa desde 2018, mas sem ter muito protagonismo. Foram apenas seis partidas com a camisa celeste, sendo quatro neste ano. O jogador foi emprestado à Chapecoense no final de junho, até o final desta temporada.

Quem voltou

Marcelo Hermes

Apesar de ser jogador do Cruzeiro desde 2018, Marcelo Hermes nunca teve uma presença muito forte nos planos da Raposa. O lateral chegou à Minas Gerais após ser emprestado pelo Benfica, time no qual ele participou de apenas seis partidas. Marcelo não impressionou com a camisa azul celeste e foi emprestado ao Goiás para a temporada passada. De volta ao Cruzeiro para 2020, o atleta ainda não entrou em campo nenhuma vez neste ano. 

Patrick Brey

Após passar a temporada de 2019 com o Coritiba e o começo de 2020 com a Ferroviária, Patrick foi reintegrado ao elenco celeste durante a pausa causada pelo coronavírus. Veloz e versátil, o jogador não vê problema em ser escalado para atuar em posições mais ofensivas. “Sempre fui lateral-esquerdo, mas 99% dos treinadores com quem trabalhei me colocaram para jogar na frente. Creio que com o tempo, fui me adaptando cada vez mais a jogar como ponta e como meia”, disse Patrick em entrevista coletiva

Preso no limbo

Dodô

O jogador está com um processo na Justiça do Trabalho, pedindo a reativação do seu contrato. Já a diretoria do Cruzeiro alega que a cláusula assinada pela por Itair Machado, que obrigava o time a comprar o jogador pelo valor de 300 mil euros (aproximadamente R$ 1,8 milhões) caso ele jogasse três partidas ou o time conquistasse 15 pontos no Brasileirão, beira a má-fé. O contrato também prevê o pagamento de um salário de R$ 917 mil para o jogador entre os meses de março e dezembro de 2020. No dia 4 de agosto, Dodô e o Cruzeiro terão uma audiência na Justiça do Trabalho para definir a situação do atleta.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo