Red Bull Bragantino

De Bragantino a Red Bull: A trajetória do Massa Bruta até a decisão da Sul-Americana

Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Na tarde deste próximo sábado (20), o Red Bull Bragantino irá enfrentar o Athletico na grande decisão da Copa Conmebol Sul-Americana 2021. A partida que decidirá o torneio continental começará a partir das 17hrs (horário de Brasília) e acontecerá no Estádio Centenário, em Montevidéu. Esta será a primeira final de uma competição internacional que o Massa Bruta vai disputar em todos os seus 93 anos de existência.

A partir de agora, veja toda a caminhada do Braga, que começou em 1928, até os dias de hoje.

OS PASSOS INICIAIS DO CLUBE ATÉ SE TORNAR RED BULL BRAGANTINO

Após muitas desavenças nos bastidores do Bragança Futebol Clube em 1927, que nada mais era do que um clube amador da cidade, foi decidido que um novo time de futebol teria que ser fundado. Foi a partir deste momento, que surgiu o Clube Atlético Bragantino, sob comando de José de Assis Gonçalves Júnior, Presidente do clube. O dia 8 de janeiro de 1928 foi registrado como a data oficial de fundação. No ano de 1931, o Braga disputou a Taça Raul Leme contra o Bragança FC, conquistou o troféu e de quebra, ganhou o seu apelido de Massa Bruta, que perdura até os dias de hoje.

A primeira partida oficial do Bragantino ocorreu no dia 23 de julho de 1933 no Campo das Pedras, contra o Palestra Itália B. A nova equipe de futebol da cidade de Bragança Paulista acabou sendo derrotada pelo placar de 3 a 1. Em 23 de abril de 1934, seu estádio foi inaugurado de maneira oficial com um triunfo por 3 a 0 em um jogo diante do Paulista de Jundiaí. O primeiro nome de sua casa foi uma homenagem à Marcelo Stéfani, que foi presidente do clube até 1943, ano no qual o Massa Bruta disputou o Campeonato Amador do Interior, que era organizado pela também recém-fundada Federação Paulista de Futebol.

No ano seguinte, o time do interior de São Paulo bateu o AA América em partida válida pelo Campeonato Municipal, que era patrocinado pela própria FPF. Cícero Marques, presidente do clube na época, homenageou a conquista do torneio mandando fazer um quadro com a figura de um Leão, que se tornaria o mascote.

Apesar da segunda divisão ter sido criada apenas em 1947, o Massa Bruta só foi participar da competição pela primeira vez em 1949. Após alguns anos de insucessos, o primeiro momento de mais alegria para a equipe de Bragança Paulista aconteceu no ano de 1965, quando o Braga conquistou o título da Série A2 do campeonato estadual e consequentemente conseguiu o acesso para a elite do futebol de São Paulo.

Porém, toda aquela empolgação não duraria muito, uma vez que no Paulistão de 1966, a equipe do interior não conseguiu competir com as equipes da elite. Com isso, o clube acabou sendo rebaixado. Em 1967 e 1968, o Bragantino chegou às fases finais da competição, mas não teve sucesso para retornar ao primeiro escalão do futebol paulista em nenhuma dessas oportunidades. Por conta do Braga não ter disputado a edição de 1969, a campanha da temporada anterior teria sido a última de mais destaque na década de 60.

No ano de 1970, a Federação Paulista de futebol acabou com a “Lei do Acesso”. Com esse ocorrido, todas as equipes do interior paulista se desestimularam, entre eles, o Braga. Mesmo com este fato, o Massa Bruta, voltou a disputar a segunda divisão e ainda conseguiu chegar às semifinais da competição. A agremiação de Bragança Paulista acabou sendo eliminada pelo Noroeste com a derrota pelo placar de 2 a 1.

Artur celebra gol pelo Red Bull Bragantino. Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Artur celebra gol pelo Red Bull Bragantino. Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Com o clube passando por diversos problemas na parte financeira, o time do interior não disputou nenhum campeonato estadual nos anos de 1971 e 1972. Em 1973, o Bragantino teve de colocar jogadores amadores para entraram em campo e terminou a competição sem vencer nenhuma partida sequer. Depois disso, o clube ficaria sem disputar o mesmo torneio em 1974 e 1977.

Por não ter jogado nenhuma edição por anos e várias equipes terem sido fundadas neste meio tempo, o Massa Bruta foi punido com rebaixamentos automáticos até chegar a terceira divisão do futebol de São Paulo. O Braga só voltou a entrar em ação em 1978, mas ainda sim, continuava com problemas de salários atrasados e financeiros que já assombravam o clube. Por isso, o time chegou até a perder por W.O., uma vez que não colocou seu time em campo.

Finalmente, em 1979, o Bragantino fez uma boa campanha na mesma 3ª divisão e conseguiu conquistar o seu segundo título da era profissional ao vencer o Jalesense na grande decisão da competição.

Entre 1980 e 1988, o Bragantino ia tentando trilhar o seu caminho de volta à elite do futebol estadual. O Braga só conseguiu fazer uma boa campanha no último turno da segunda divisão de 1981, que quase levou o time para as semifinais da competição. Em 1983 e 1984, clube de Bragança Paulista o time fez fracas campanhas e não conseguiu atingir sua meta.

Na edição de 1985, o time do interior de São Paulo acabou ficando em quinto do Grupo Verde, que só classificavam quatro para a fase seguinte. Em 1986, a equipe chegou às semifinais, mas acabou parando no São Bernardo e na temporada de 1987, o Braga não passou sequer da primeira fase da segunda divisão.

Foi então, que em 1988, o clube começava a se reencontrar e deu o pontapé inicial a melhor fase de toda a sua história. Neste ano, o Massa Bruta venceu a ‘Divisão Especial’ ao superar o Catanduvense na grande decisão ao ganhar por 2 a 0 fora de casa e 3 a 0 jogando em sua casa.

Nos anos seguintes, o Braga viveria anos mágicos. O time foi campeã da Série B do Campeonato Brasileiro ao bater a equipe do São José na decisão da competição e garantiu sua vaga para a elite do futebol brasileiro. No Campeonato Paulista desta mesma temporada, o clube de Bragança Paulista eliminou o Palmeiras, que estava invicto.

Na temporada de 1990, o Bragantino tinha jogadores como o lateral direito Gil Baiano campeão mundial pelo Brasil em 1994, e era comandando pelo então promissor Vanderlei Luxemburgo. Aquele elenco também contava com atletas que acabaram fazendo parte do elenco vice-campeão da Copa América pela Amarelinha como o volante Mauro Silva e o centroavante Sílvio. Neste mesmo ano, o Braga conquistou o Paulistão em cima do Novorizontino, na famosa e inesquecível “Final Caipira”, além de ter terminado o campeonato nacional na oitava colocação.

Apesar de ter perdido o seu principal destaque, o treinador Vanderlei Luxemburgo, o clube trouxe Carlos Alberto Parreira para substituí-lo no cargo. Ao final da temporada, o Braga chegou a final do Campeonato Brasileiro de 1991, após eliminar o Fluminense no Maracanã lotado. Porém, na grande decisão, o Massa Bruta acabou sendo derrotado pelo São Paulo e acabou ficando com o vice-campeonato nacional naquele ano após perder o jogo de ida por 1 a 0 no Morumbi e empatar sem gol no seu estádio.

Entre 1992 e 1994, o clube de Bragança consegue terminar na terceira colocação do Brasileirão e garante vaga para uma competição de nível internacional pela primeira vez em sua história. Em 92, acabou sendo eliminado da Copa CONMEBOL pelo Grêmio na disputa de pênaltis após empatar nos dois confrontos do mata-mata. O Braga mantém uma sequência de boas campanhas e em 94, novamente no mesmo torneio continental que havia disputado dois anos atrás, foi desclassificado pelo Botafogo na primeira fase.

Red Bull Bragantino Libertad
Ari Ferreira/Red Bull Braganti

Para saber tudo sobre o BRAGA, siga o perfil do ESPORTE NEWS MUNDO no TWITTERINSTAGRAM e FACEBOOK.

De 1995 até 2001, o Bragantino voltou a viver tempos difíceis. Neste primeiro anos do período conturbado, o Massa Bruta foi rebaixado para a Série A2 do Campeonato Paulista. Conseguiu tirar o Palmeiras, que tinha um belíssimo time, da Copa CONMEBOL com uma goleada por 5 a 1, mas foi eliminado pelo Independiente Santa Fé da Colômbia com um revés de 1 a 0. Em 1996, o clube do interior de São Paulo não consegue fazer uma boa campanha e termina em último. Mas por conta de um suposto esquema de favorecimento de arbitragens nesta edição da competição, o rebaixamento foi retirado e o Braga permaneceu na primeira divisão.

Na edição de 1997 o time de Bragança Paulista consegue escapar do descenso por critérios de desempate. Mas em 1998, a queda para a ‘segundona’, que já vinha sendo anunciada, acabou sendo concretizada. Em 1999, a equipe paulista termina na 12ª colocação da Série B. No ano seguinte, o clube joga o Módulo Amarelo da Copa João Havelange, mas termina na 30ª colocação. A temporada 2001 foi mais uma vez irregular na competição nacional, relembrando até a campanha de 99. De quebra, o clube perdeu Sílvio, Alberto, Gil Baiano, Mazinho, Pintado e João Santos.

De 2002 até 2004, o Bragantino chega até a cair para a Série C do Campeonato Brasileiro. Em 2003, o time bate na trave após ser desclassificado pelo Santo André no último mata-mata que levaria a equipe ao quadrangular final. Por conta disso, o Braga fica 2004, 2005 e 2006 sem disputar nenhuma competição de âmbito nacional.

A partir de 2005 até 2007, o Braga começa a ressurgir novamente e dá a volta por cima. No Campeonato Paulista, o Massa Bruta terminou a primeira fase na quarta colocação e acabou sendo eliminado pelo líder Santos, que seria o campeão da competição após superar o São Caetano na decisão. Já no Brasileirão da Série C o time do interior paulista conquista o acesso na penúltima rodada com o Barras em uma vitória por 3 a 1 em casa e conquista o título mesmo com uma derrota para o ABC de Natal por 2 a 1.

Nos anos de 2008 até 2014, o Bragantino viveu momentos de estabilidade. Conseguiu se manter ao menos na Série B do Brasileirão por bastante tempo. Chegou a passar alguns sustos na questão de rebaixamento, mas se safou de novas quedas para divisões cujo o nível de competitividade são inferiores.

Red Bull Bragantino enfrenta o Fluminense na terceira fase da Copa do Brasil
Red Bull Bragantino enfrenta o Fluminense na terceira fase da Copa do Brasil

No ano 2015 , o clube de Bragança Paulista terminou na última colocação do seu grupo e no 19º posto da tabela geral e foi rebaixado de volta para a Série A2 do Campeonato Paulista. Na Série B, o time conseguiu superar as expectativas que não eram muito boas por conta do descenso na competição estadual, já que a equipe chegou até a brigar pelo acesso para a elite do futebol nacional. Em 2016, a sua tentativa de retornar à Série A1 do futebol de São Paulo acabou sendo frustrado ao ser eliminado pela equipe do Batatais nos pênaltis na fase de quartas de final em casa.

Depois de ver o as chances de subir escaparem de maneira precoce na temporada anterior, o ano de 2017 seria o da volta à elite do futebol paulista. O clube do interior paulista terminou a primeira fase na quarta colocação e se classificou para as semifinais da competição. No mata-mata, o Massa Bruta eliminou o Água Santa nas penalidades e se classificou para a final da Série A2 diante do São Caetano. Com a vaga na final e o acesso garantido, o Azulão e o Bragantino disputaram o título. Com o revés de 2 a 1 jogando no ABC, o Braga acabou ficando com o vice. Em 2018, o time do interior paulista conseguiu classificar para à quartas de final do Paulistão, mas acabou sendo eliminado pelo Corinthians.

Finalmente, em 2019, a empresa Red Bull, que estava em busca de um clube brasileiro para fechar parceria, buscou o Bragantino para fazer negócio. O vínculo entre a marca e o Braga começou a partir da Série B daquele mesmo ano, quando o RB Brasil, cedeu os seus jogadores para o clube do interior de São Paulo. O clube de Bragança Paulista foi campeão da segunda divisão e a partir de 2020, o time passou a ser chamado Red Bull Bragantino, como conhecemos hoje.

A realidade do Braga hoje é completamente diferente. Fez a sua melhor campanha em uma competição internacional na sua história ao chegar na grande decisão da Copa Sul-Americana 2021.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo