Futebol Internacional

De Bruyne se manifesta sobre Copa do Mundo bienal: “Não é uma má ideia”

Foto: Alexander Hassenstein / Getty Images

Meio-campo do Manchester City e da Seleção Belga, Kevin De Bruyne disse ser favorável à ideia de realização da Copa do Mundo a cada dois anos, em entrevista à agência de notícias Belga. Para o jogador, no entanto, o esforço tem que vir de todos: atletas, federações nacionais e internacionais, e da própria FIFA para que o projeto prospere.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

De Bruyne comentou que se reuniu no início da atual temporada com o novo Chefe de Desenvolvimento Global da FIFA, Arsène Wenger, para ouvir a proposta da entidade sobre o tema. O ex-técnico do Arsenal está à frente da organização de diversas consultas sobre o novo calendário do futebol masculino, a partir de 2024.

– Para fazer algo assim, as federações de todos os países, a UEFA e a FIFA têm de se coordenar. Todos têm de trabalhar juntos. Insisti num segundo ponto: falei para eles sobre a necessidade de garantirem um verdadeiro descanso para nós, jogadores, no final da temporada. A ideia não é ruim em si mesma, desde que todos trabalhem juntos –  comentou De Bruyne.

+ Manchester City deve fazer nova proposta por Harry Kane, diz emissora

A ideia de Wenger é a realização de um torneio internacional com as seleções a cada ano, sempre em junho. Nessa proposta os períodos de “Data FIFA” seriam reduzidos ao longo da temporada e as Eliminatórias seriam disputadas em um mês ou em oito datas, divididas em outubro e fevereiro. Além disso, com a mudança da temporada para o período entre março e novembro, o descanso obrigatório dos atletas estaria garantido, segundo o dirigente. Na atual configuração, os jogadores abrem mão das férias em junho para jogarem os torneios continentais de seleções e a Copa do Mundo.

O debate sobre o novo formato do calendário do futebol mundial continua. No final do mês de outubro, as Ligas Europeias se mostraram contrárias à realização do Mundial a cada dois anos. Segundo o diretor da entidade, Jacco Swart, a proposta traz uma “mudança severa” no equilíbrio entre o futebol dos clubes e das seleções, tanto no aspecto esportivo, quanto no econômico.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo