Atlético-MG

De contestado a herói e ídolo: Everson completa 100 jogos pelo Atlético-MG

Foto: Pedro Souza / Atlético

O Atlético-MG venceu o Athletic por 1 a 0 nesta terça (15) e o jogo foi o de número 100 do goleiro Everson com a camisa do clube. O jogador, que chegou muito contestado, virou herói e já é ídolo de muitos torcedores após um ano mágico pelo Galo.

+ Confira as notas de Everson e dos demais jogadores no duelo contra o Athletic

+ Everson foi o jogador que mais atuou dentre todos no mundo todo em 2021

Everson chegou ao Atlético em setembro de 2020 a pedido do então treinador Jorge Sampaoli, que queria um goleiro que soubesse jogar com os pés. Não demorou muito para ele ganhar a titularidade do também recém-chegado Rafael, que era o preferido da torcida. Contestado diretamente, Everson fez um bom ano, mas não o suficiente para agradar o torcedor, que pegou muito no pé dele, que chegou a ser “perseguido” com críticas mesmo quando não tinha culpa em gols e derrotas.

No entanto, a chave de Everson no Atlético virou na temporada 2021, quando foi mantido como titular pelo técnico Cuca e fez um ano excepcional. Campeão Mineiro, Brasileiro e da Copa do Brasil como um dos destaques do estrelado time atleticano, Everson ganhou o carinho da torcida com grandes atuações em momentos chaves da temporada. O mais especial dos duelos foi contra o Boca Juniors, no segundo jogo das oitavas de final da Libertadores, quando defendeu dois pênaltis e converteu o último com um chutaço para classificar o alvinegro.

Na campanha dos títulos nacionais, Everson foi o goleiro (entre os titulares) menos vazado do país e fechou a temporada campeão e com uma convocação para a Seleção Brasileira, além de ter vencido o Bola de Prata de melhor goleiro do Brasileirão.

Everson já realizou 100 jogos pelo Atlético, com 65 vitórias, 20 empates e 15 derrotas. Sofreu 79 gols, mas passou quase metade dos jogos (47) sem ser vazado. O goleiro ainda soma quatro pênaltis defendidos (dois na disputa contra o Boca, um contra o Remo e outro contra o Palmeiras) e uma assistência para um dos gols na vitória sobre o Grêmio, em setembro de 2020.

SUPERANDO OUTROS ÍDOLOS

Os 79 gols sofridos nos 100 jogos, colocam Everson como um dos goleiros com menor média (0,79) da história do clube. O atual goleiro alvinegro supera outros grandes ídolos como Victor (1,06), Velloso (1,18), Taffarel (1,06) e Kafunga (1,28). Com uma média melhor que Everson está quem mais vestiu a camisa do Galo, João Leite, que sofreu 453 gols em 684 partidas e tem média de 0,66.

Everson teve seu contrato estendido com o Atlético até o fim de 2025.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo