Futebol Internacional

De olho na “Super Champions”, clubes negociam extensão provisória de contratos no fim; confira a lista

Montagem: Lucas Pessôa

A confirmação das fases finais da Liga dos Campeões para o mês de agosto, em Lisboa, trouxe um problema para os clubes que ainda estão na disputa da competição. Com contratos se encerrando em 30 de junho – quando a temporada terminaria a princípio -, vários jogadores estariam impossibilitados de jogar a reta final do torneio.

Para contornar essa situação, a FIFA admitiu a possibilidade da extensão dos contratos até o fim de agosto, de maneira provisória e excepcional. No entanto, como os vínculos atuais continuam vigentes, essa renovação não é automática, e precisa ser negociada e acordada entre clubes e atletas. Em contratos de empréstimo, por exemplo, ambos os clubes envolvidos e o jogador precisam aceitar a extensão. Em contratos definitivos é mais simples: basta o acordo entre a equipe e o atleta em questão.

Dessa forma, as diretorias começaram a se mexer para não terem desfalques e chegarem com força máxima no mini-torneio da Champions League, em Lisboa. Diversos jogadores, que voltariam para os clubes de origem ou seriam dispensados, já acertaram a renovação dos vínculos por dois meses e, assim, poderão entrar em campo pelo torneio continental. Outros ainda estão em negociação. Listamos os principais casos:

BAYERN – COUTINHO, PERISIC E ODRIOZOLA

Coutinho acumula nove gols e oito assistências na temporada (Foto: Divulgação/Bayern)

Emprestado pelo Barcelona para o Bayern de Munique por um ano, Philippe Coutinho não rendeu o que esperava e o clube alemão não exerceu a opção de compra. Dessa forma, o vínculo do meia brasileiro iria se encerrar em 30 de junho e o contrato com o Barça voltaria a valer no dia seguinte. Mas, de olho no reinício da Liga dos Campeões, o Bayern chegou a um acordo com o clube espanhol e contará com o atleta até o fim de agosto.

Além de Coutinho, o Bayern deve realizar a mesma operação com o lateral Álvaro Odriozola e o ponta Ivan Perisic, emprestados por Real Madrid e Inter de Milão, respectivamente. O clube alemão joga a partida de volta das oitavas de final contra o Chelsea, no dia 7 ou 8 de agosto. Na partida de ida, vitória por 3 a 0 fora de casa para os bávaros.

PSG – THIAGO SILVA, CAVANI, MEUNIER, KURZAWA E RICO

No Paris Saint Germain, a situação é mais complicada. O clube prepara uma grande reformulação no elenco para a próxima temporada e dispensará cinco jogadores em fim contrato. São eles: Thiago Silva, Edinson Cavani, Thomas Meunier, Layvin Kurzawa e Choupo-Moting.

De saída do PSG, Thiago Silva jogará reta final da Champions sem a companhia de Cavani (Foto: Divulgação/PSG)

Com exceção do último – que não está inscrito na Champions -, os outros quatro atletas estavam nos planos do PSG para a reta final do torneio continental e para as finais da Copa da França e da Copa da Liga – ambas previstas para ocorrer no fim de julho.

No entanto, somente o brasileiro Thiago Silva e o francês Kurzawa aceitaram assinar uma renovação temporária de 60 dias. Cavani e Meunier, por sua vez, recusaram a extensão e deixarão o clube no fim de junho, ficando livres para assinar com outra equipe.

Além deles, o goleiro reserva Sergio Rico está emprestado pelo Sevilla até 30 de junho e o PSG não ativou a opção de compra. Apesar disso, o clube já negocia com o Sevilla a liberação até o fim da atual temporada. O PSG eliminou o Borussia Dortmund antes da paralisação do torneio e espera a definição de seu adversário nas quartas de final.

CHELSEA – WILLIAN E PEDRO

Willian e Pedro têm futuro incerto no Chelsea (Foto: Divulgação/Chelsea)

Outro brasileiro com contrato expirando neste mês é o meia Willian. Desde 2013 no Chelsea, o camisa 10 ainda não chegou a um acordo com o clube londrino sobre a permanência na próxima temporada e está sendo especulado em diversos times da Premier League. No entanto, o técnico do Chelsea, Frank Lampard, confirmou nesta sexta-feira (19) que o clube tem negociações em andamento para assinar um vínculo de curta duração com o meia, que, assim, poderia disputar as rodadas finais do Campeonato Inglês e a reta final da Champions League.

Além de Willian, o atacante Pedro também se tornará agente livre a partir de 1º de julho e já fechou um acordo de duas temporadas com a Roma. E apesar da vontade do Chelsea em contar com o atleta até o fim de agosto, o espanhol não pretende mais entrar em campo pelo clube inglês, pois tem medo de se lesionar e melar a transferência para a Itália. Dessa forma, seria desfalque para Lampard no jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões, contra o Bayern.

JUVENTUS – BUFFON E CHIELLINI

Na Juve, os dois únicos jogadores com o contrato próximo do fim – Gianluigi Buffon e Giorgio Chiellini – estão próximos de acertar a renovação por mais uma temporada. É o que informa a imprensa italiana, ainda acrescentando que o anúncio oficial deve ser feito nos próximos dias. Isso mostra que os dois veteranos ainda não pensam em aposentadoria e estarão à disposição da Velha Senhora na disputa da reta final da Liga dos Campeões. O cube italiano perdeu o jogo de ida das oitavas para o Lyon por 1 a 0 e tentará reverter o placar em casa, no dia 7 ou 8 de agosto.

Buffon e Chiellini estão próximos de renovar com a Juve (Foto: Divulgação/Juventus)

OUTROS CASOS:

REAL MADRID – Alphonse Areola

ATLÉTICO DE MADRID – Yannick Carrasco e Antonio Adán

MANCHESTER CITY – David Silva e Claudio Bravo

NAPOLI – José Callejón

RB LEIPZIG – Angeliño, Patrik Schick e Ethan Ampadu

LYON – Mapou Yanga-Mbiwa

ATALANTA – José Luis Palomino e Adrien Tamèze

O Barcelona não tem jogadores em fim de contrato.

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo