Seleção Brasileira

De olho no futuro, Thiago Silva inicia curso na CBF para se tornar treinador

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Zagueiro do Chelsea e da Seleção Brasileira, Thiago Silva já planeja os passos para quando pendurar as chuteiras. Fora das quatro linhas, ele já começa a planejar o futuro. Em 2020, o jogador se matriculou na Licença B da CBF Academy, já de olho na formação como treinador.

– Eu tenho o conhecimento da prática, por estar ali dentro, e um pouco do teórico, até porque gosto de ver e analisar futebol nas horas vagas, mas eu tenho a consciência de que estou longe de saber tudo. Com as aulas, as palestras, você vai acumulando conhecimento para usar lá na frente. Minha ideia é completar todas as Licenças, até porque se for para eu continuar no futebol é ali que eu me vejo, como um auxiliar ou como técnico principal – explicou o zagueiro.

Por conta da pandemia, Thiago Silva só frequentou as salas de aula virtuais. Os cursos da CBF Academy estão sendo ministrados de forma online neste período. A etapa presencial será realizada num segundo momento. Enquanto segue em alto nível dentro dos gramados, o zagueiro sabe que precisará conciliar a agenda quando chegar a hora. Por enquanto, aproveita quando tem um tempo livre para assistir aos vídeos dos professores e adiantar os trabalhos.

– Esse formato tem funcionado perfeitamente para mim, até porque eu ainda estou na ativa, então ficaria difícil se fosse de outra maneira. Assim eu consigo aproveitar meus momentos de folga para assistir uma aula ou adiantar um trabalho. Quando chegar o momento da aula presencial, vou ter que abdicar de alguns dias das minhas férias, que é o período disponível para isso, mas será por uma boa causa – analisou Thiago Silva. 

A Licença B é o segundo estágio na formação de técnicos da CBF Academy, voltada para trabalhos com categorias de base. A instituição educacional da CBF ainda conta com as Licenças C, A e PRO, bem como diversos outros cursos voltados para as áreas de gestão esportiva no futebol, análise de desempenho, preparação física, entre outros.

Thiago Silva traz no currículo a disputa de três Copas do Mundo pela Seleção Brasileira (2010, 2014 e 2018), além da conquista de uma Copa das Confederações (2013) e uma Copa América (2019). Por clubes são diversos títulos nacionais com Fluminense, Milan (ITA) e Paris Saint-Germain (FRA). Durante todo esse tempo, ele trabalhou com técnicos que servem de inspiração para uma possível carreira como treinador.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo