Palmeiras

De Parque Antártica a Allianz Parque: confira a história da casa do Palmeiras

(FOTO:DIVULGAÇÃO/PALMEIRAS)

A localização é a mesma, mas a casa do Palmeiras já foi nomeada de três maneiras diferentes: Parque Antártica, Palestra Itália e, agora, Allianz Parque. Nesses 107 anos de clube, vale relembrar todos os mínimos detalhes sobre esse lugar tão importante para o alviverde imponente.

Tudo começou em 1902, quando a companhia Antarctica Paulista, decidiu abrir o espaço, onde funcionava a sua cervejaria, para o público. Um terreno de 300 mil metros quadrados, repleto de áreas verde e entretenimento. Ali, surgiu o Parque Antarctica Paulista, palco de grandes marcos históricos do País, como o da primeira partida oficial de futebol do Brasil.

Seu namoro com o Palmeiras, na época chamado de Palestra Itália, começou em 1917 quando o clube passou a alugar o campo da companhia, dividindo a locação com o América-FC (time, hoje, extinto). Três anos depois, em 1920, a equipe de italianos resolveu dar um grande passo e comprar o terreno do campo de futebol por 500 contos de réis, um valor considerável na época, equivalente a R$65 milhões de reais, hoje. Essa aquisição do clube ficou conhecida como “a loucura do século”.

E foi ai que nasceu a grande casa alviverde!

Parque Antártica

Publico assistindo uma partida no Parque Antártica.

Em sua primeira partida como mandante, dentro de casa, o Palestra Itália goleou o Mackenzie por 7 a 0 com três gols de Caetano, dois gols de Heitor, um de Fabbi e um de Imparato.

Porém, até então, o que tinha no terreno do Parque Antártica era apenas o campo. O grande objetivo era fazer dali um verdadeiro estádio de futebol. Então, que comecem as reformas. A mudança teve início em março de 1929 e oito meses depois, foi inaugurado o Palestra Itália.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Palestra Itália

A casa reformada alviverde, contava com arquibancadas de concreto nas laterais do estádio e arquibancadas de madeira atrás dos gols. O Palestra Itália se tornou o maior e mais moderno estádio do País, na época, com capacidade para 30 mil pessoas.

Em 1940, 11 anos depois da primeira reforma, o Pacaembu foi inaugurado e havia se tornado a principal praça esportiva da cidade de São Paulo. O próprio Palmeiras passou a mandar seus grandes jogos para lá e isso significava que era hora de uma nova reforma.

A partir dali, foram dois anos e meio de obras com direito a elevação do gramado para prevenir alagamento, criação de vestiários, departamento médico e administrativo na parte inferior e a união de todas as arquibancadas, aumentando a capacidade do estádio para 40 mil pessoas. Essa reforma seria conhecida pelos torcedores do Palmeiras como “jardim suspenso”.

E o Palestra foi palco de grandes conquistas do Verdão, sendo inclusive a sede da “era internacional” do clube, na conquista de seus dois primeiros títulos continentais: Copa Mercosul de 1998 e a Libertadores da América de 1999.

Até que, em 2010, em um amistoso contra o Boca Juniors, o Palmeiras entrou em campo pela última vez no Palestra, encerrando um ciclo de mais de 100 anos daquele gramado histórico. Depois de quatro anos, surgiria o atual Allianz Parque.

Allianz Parque

O Allianz Parque foi inaugurado em novembro de 2014 e eleito como a arena mais moderna do País e mais espetacular do mundo. O estádio tem capacidade para 42.000 pessoas, sendo todas as arquibancadas e gramado cobertas e com uma tecnologia de ponta.

A partir da nova casa, o clube alviverde iniciou sua melhor melhor fase, desde a Era Parmalat. O Estádio já foi palco de seis títulos do Verdão: Copa do Brasil de 2015 e 2020, Campeonato Brasileiro de 2016 e 2018, Campeonato Paulista 2020 e Libertadores 2020.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo